Centro Hospitalar Barreiro Montijo encerra urgência pediátrica de quinta a segunda-feira

A urgência pediátrica do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) vai estar encerrada entre as 9:00 de quinta-feira e as 9:00 de segunda-feira, segundo a unidade hospitalar.

© D. R.

 

O aviso aos utentes foi publicado pelo CHBM na sua página no Facebook.

No mesmo aviso a unidade hospitalar esclarece os utentes que, antes de se dirigirem ao hospital, devem contactar o SNS 24 (808242424) ou em situações de emergência o 112.

Por outro lado, adianta que, se necessário, podem recorrer à urgência do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, e do Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Contudo, o Hospital de Almada anunciou, na segunda-feira, que a sua urgência pediátrica vai estar encerrada, a partir de hoje, no período noturno, entre as 20:00 e as 8:00.

Em comunicado, o Hospital Garcia de Orta explicou que o encerramento noturno da urgência pediátrica resulta da incapacidade de assegurar as correspondentes escalas médicas, após entrega de declarações de indisponibilidade para realização de trabalho extraordinário para além do limite legalmente previsto.

O atendimento diurno, adianta a unidade hospitalar, mantém-se todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, e a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos continuará a funcionar ininterruptamente.

Além da urgência, o serviço de pediatria do HGO assegura a resposta nas áreas ambulatórias como a consulta externa de pediatria, o Hospital de Dia de Pediatria, o Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva, bem como o acompanhamento permanente de todas as crianças internadas, incluindo na enfermaria de pediatria médica, na unidade de cuidados intensivos neonatais e pediátricos e no puerpério.

Últimas do País

O Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) enfrenta uma grave falta de recursos humanos, denunciada pelos sindicatos ao Correio da Manhã.
O líder de uma rede internacional de tráfico de droga recebia uma pensão da Segurança Social, apesar de viver com um património avaliado em cerca de 250 mil euros. A revelação foi feita pelo Executive Digest.
Pelo menos 16 pessoas ficaram esta quarta-feira desalojadas devido à queda da fachada lateral de um prédio antigo vizinho, na freguesia de São Vicente, em Lisboa, segundo os Sapadores Bombeiros.
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) vai dispor de 20,53 milhões de euros até 2028 para contratar serviços de mediação sociocultural, segundo resolução do Conselho de Ministros publicada hoje em Diário da República.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) alertou hoje para a falta de reconhecimento das equipas de cuidados paliativos ao domicílio, alegando que enfrentam condições de trabalho indignas e desigualdade perante outros profissionais de saúde.
O procurador-geral da República não se comprometeu hoje com uma data de conclusão da averiguação preventiva à empresa familiar do primeiro-ministro, a Spinumviva, e disse estar a avaliar “os meios necessários” para a terminar.
O ministro da Educação admitiu hoje que o ano letivo poderá arrancar com falta de professores nas escolas, mas disse acreditar num regresso às aulas com a "máxima normalidade" e que as escolas consigam suprimir falhas.
O Ministério Público (MP) confrontou hoje José Sócrates, em tribunal, com escutas em que este combinou um jantar, em 2014, em casa do ex-banqueiro Ricardo Salgado, tendo o antigo primeiro-ministro insistido que essa refeição nunca aconteceu.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses defendeu hoje a realização de um debate nacional, a partir de outubro, envolvendo o Estado central, municípios e entidades competentes, para se tomarem medidas que evitem a repetição de incêndios no próximo verão.
O Governo vai descongelar, a partir do ano letivo 2026/2027, o valor das propinas das licenciaturas, que não sofre alterações desde 2020 e passará de 697 para 710 euros, anunciou hoje o ministro da Educação.