Nunca se reformaram tantos professores como na última década

2024 foi o ano com mais aposentações, desde 2013, a registar cerca de 3.981 professores a deixarem de dar aulas e, segundo o Diário de Notícias, só este mês foram apresentados 506 pedidos.

©D.R.

O primeiro período do ano letivo 2024/2025 está a terminar e, como já tem acontecido nos anos anteriores, com professores em falta. Avança a SIC Notícias que, desde 2013, não se reformavam tantos professores e só este mês foram entregues 506 pedidos de aposentação.

De acordo com a SIC Notícias, 2024 foi o ano com mais aposentações, desde 2013, a registar 3.981 de professores a deixarem de dar aulas e, segundo o Diário de Notícias, só este mês foram apresentados 506 pedidos.

A verdade é que as colocações e substituições são cada vez mais difíceis e muitos professores do quadro asseguram, através de horas extraordinárias, horários que não estão preenchidos. Esta é uma das medidas do Governo para colmatar a escassez de docentes, que se faz sentir sobretudo em Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, a par do subsídio de deslocação, pago a quem for colocado em escolas carenciadas e que deixa de fora 574 das 808 escolas e agrupamentos existentes.

Saliente-se que o concurso extraordinário permitiu regularizar a situação de professores que já lecionavam, mas inclui 174 vinculados sem profissionalização.

Últimas do País

Portugal pediu assistência de satélite à União Europeia (UE), através do sistema Copernicus, mas ainda não ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, indicou esta quarta-feira à Lusa a Comissão Europeia.
Com o aumento dos incêndios e temperaturas elevadas, a falta de meios aéreos está a preocupar as autoridades.
Um estrangeiro de 20 anos foi detido, na segunda-feira, pelo Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, após ter desrespeitado uma ordem judicial de abandono voluntário do território nacional.
A GNR anunciou hoje ter identificado um homem de 22 anos suspeito de provocar um incêndio no concelho de Tondela, de forma acidental, quando se encontrava a limpar mato.
O presidente da Câmara de Ponte da Barca pediu hoje ajuda com reforço de meios aéreos para “salvar” a aldeia de Germil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), em risco de “ficar cercada” pelo fogo.
Os exames de radiologia representaram a quarta maior despesa convencionada do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2024, totalizando cerca de 131 milhões de euros, anunciou hoje a Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
Três estradas nacionais dos distritos de Aveiro, Portalegre e Castelo Branco estão hoje de manhã condicionadas devido a incêndios rurais, anunciou a GNR.
O Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol) alertou para um agravamento da crise de recrutamento de agentes da PSP, após um curso de formação ter terminado hoje com 28% das vagas disponíveis por preencher.
Um incêndio que deflagrou hoje na freguesia de Alcanede, no concelho de Santarém, mobilizava pelas 17h40 quase 230 operacionais e já levou ao corte da Estrada Nacional (EN) 362, segundo o Comando Sub-Regional da Lezíria do Tejo.
O Tribunal de Santarém decretou a prisão preventiva de 13 dos 33 detidos no âmbito de uma operação conjunta entre as autoridades portuguesas e espanholas contra uma rede internacional de tráfico de droga.