Cirurgia robótica vantajosa para tratar cancros como o do útero e rim

Os cancros do útero, da próstata e do rim são alguns cujo tratamento beneficia da utilização da cirurgia robótica, indicaram hoje alguns médicos, quando se assinala o Dia Mundial da Luta contra a doença.

© Facebook ULS Santa Maria

O diretor da Unidade Multidisciplinar de Ginecologia Oncológica do Centro Clínico Champalimaud disse serem “muitas as vantagens da cirurgia robótica nas doentes com cancro ginecológico”, adiantando que o maior impacto da inovação é no do endométrio, que representa 90% dos cancros do útero.

Henrique Nabais apontou como vantagens “a segurança oncológica e cirúrgica” do tratamento e o facto de se tratar de uma “abordagem minimamente invasiva”, o que se traduz “num menor risco de complicações cirúrgicas”.

“O tempo cirúrgico nos casos de maior complexidade é menor em comparação com as outras abordagens. Outra vantagem a referir é a melhor ergonomia, que reduz de forma significativa o cansaço do cirurgião, o que, sem dúvida, aumenta a segurança cirúrgica e reduz o tempo cirúrgico”, nota ainda o médico, citado num comunicado da empresa Excelência Robótica, responsável pelo sistema robótico da Vinci.

Além deste, também é utilizado no tratamento do cancro em Portugal o robô cirúrgico Versius, do fabricante CMR, segundo informação divulgada ‘online’ pelo Hospital Lusíadas, que adianta que a tecnologia será utilizada “sobretudo nas especialidades de Urologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Cirurgia Torácica”.

Segundo David Subirá, coordenador de Urologia do Hospital CUF Tejo, “a cirurgia robótica tem dois benefícios claros no tratamento do cancro urológico (…) é uma abordagem minimamente invasiva que permite reduzir possíveis complicações cirúrgicas e melhorar a recuperação no pós-operatório, diminuindo o tempo de internamento hospitalar”.

“A precisão e a visão extraordinária proporcionadas pela cirurgia robótica permitem uma remoção mais precisa do tumor, ao mesmo tempo que se preservam estruturas saudáveis essenciais para manter funções que poderiam ser afetadas pela cirurgia. Por exemplo, na cirurgia para tratamento do cancro do rim, reduz o risco de perda da função renal, e na cirurgia do cancro da próstata melhora os resultados em termos de continência e função sexual”, o que “permite preservar a qualidade de vida das pessoas”, indica no mesmo comunicado.

Segundo o último relatório do Registo Oncológico Nacional (RON), foram diagnosticados 60.717 novos casos de cancro em 2021, a segunda causa de morte em Portugal, com registo de 27.577 óbitos.

Segundo o RON, os cancros da mama, colorretal, próstata e pulmão foram os mais frequentes em 2021, ano em que se observou um aumento de 5% no número de novos casos face a 2019.

Dados do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas (PNDO), da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelados hoje mostram que a taxa de mortalidade por cancro de cólon e reto, estômago, próstata e pulmão baixou entre 2018 e 2022, enquanto a relativa ao da mama estabilizou.

Últimas do País

Guardas prisionais detetaram na madrugada desta segunda-feira, numa camarata da cadeia de Alcoentre, um saco com 30 telemóveis, drogas, bebidas alcoólicas e uma corda, alegadamente deixado por intruso que penetrou no perímetro prisional, segundo fonte sindical.
O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) confirmou hoje que no segundo dia da greve parcial na CP serão novamente suprimidos dois comboios e denunciou que a empresa reduziu o número de carruagens para minimizar o impacto da paralisação.
A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar a divulgação de IPTV 'pirata' em páginas do Governo português, na sequência de uma queixa apresentada pela GEDIPE, disse hoje à Lusa o seu diretor.
Um professor condenado por abusar sexualmente de uma aluna de 12 anos numa escola de Matosinhos, distrito do Porto, vai poder voltar a dar aulas, segundo um acórdão do Tribunal da Relação do Porto (TRP) consultado pela Lusa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para o risco de inundações, cheias e acidentes rodoviários devido às previsões de chuva e vento fortes, trovoada e agitação marítima a partir da tarde de hoje.
Três crianças foram encontradas pela PSP num edifício devoluto numa zona conotada com o consumo de droga, no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, tendo sinalizado o caso à Comissão de Menores
O Tribunal de Coimbra condenou hoje a uma pena de prisão efetiva de dois anos e três meses o recluso que atacou um guarda do Estabelecimento Prisional de Coimbra, em março do ano passado.
A PJ indicou hoje que ficaram em prisão preventiva os quatro detidos na operação que realizou juntamente com a Marinha e Força Aérea e resultou na apreensão de 1,7 toneladas de cocaína no Oceano Atlântico.
Os trabalhadores em arquitetura denunciaram hoje “práticas reiteradas e instituídas” de assédio laboral no setor, apontando a precariedade como principal instrumento de intimidação, e anunciaram que vão lutar contra o pacote laboral do Governo, que agrava as condições.
O caso ocorreu na Maternidade Daniel de Matos, integrada na Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, para onde a grávida, de 43 anos, foi encaminhada por se ter sentido mal. Um bebé morreu na barriga da mãe, que estava em final de gravidez.