Quantidade de água subiu em fevereiro em seis bacias hidrográficas

A quantidade de água armazenada subiu em seis bacias hidrográficas em fevereiro comparativamente a janeiro, com a do Barlavento Algarvio a deixar de estar a vermelho, segundo o Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (SNIRH).

© D.R.

Na bacia hidrográfica do Barlavento algarvio, a quantidade de água subiu de 15,4% em janeiro para 20,7% em fevereiro, mas mesmo assim continua a ser a que menor quantidade de água reserva.

De acordo com o relatório, a quantidade de água armazenada subiu em seis bacias hidrográficas e desceu em seis.

Os armazenamentos por bacia hidrográfica apresentaram-se superiores às médias de fevereiro (1990/91 a 2023/24), exceto nas bacias do Mira, Ave, Ribeiras do Algarve e Arade.

Das 60 albufeiras monitorizadas, 26 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e cinco inferiores a 40%.

Segundo os dados do SNIRH disponíveis hoje, com menos água estavam no final de fevereiro as bacias do Barlavento (20,7%), Mira (40,4%), Arade (41,8%) e Sado (61,9%).

As bacias do Tejo e Guadiana eram as que as que apresentavam maior volume de água, com 86,7%% e 84,5%, respetivamente, seguidas do Douro (82,8%), Cávado (77,6%), Lima (75,9%), Mondego (74,8%), Oeste (74,7%) e Ave (67,4%).

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Últimas do País

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e o município da Batalha assinaram hoje um protocolo para a instalação de 23 câmaras de videovigilância naquele concelho do distrito de Leiria, sendo o próximo passo a autorização da tutela.
O Sindicato Independente dos Médicos alertou hoje para as falhas no acesso às urgências obstétricas na região de Lisboa e pediu medidas que evitem percursos prolongados ou tempos de espera "incompatíveis com a segurança clínica das utentes.
O procurador-geral do estado do Rio de Janeiro afirmou hoje à Lusa que a organização criminosa Comando Vermelho (CV) já se estabeleceu em Portugal, ainda que num estado embrionário.
Pelo menos 12 voos foram cancelados hoje no Aeroporto Internacional da Madeira, entre chegadas e partidas, e um divergiu devido ao vento forte na zona leste da ilha, situação que está condicionar a operação já desde segunda-feira.
A proposta do Governo que reduz as taxas do IRS este ano em 500 milhões de euros foi hoje aprovada no parlamento com os votos a favor do PSD, CDS-PP, CHEGA, IL, PAN e JPP, e a abstenção do PS.
O bastonário da Ordem dos Médicos classificou hoje a morte do bebé de uma grávida que teve dificuldades em obter assistência hospitalar como “mais um caso trágico” que reflete “uma grande desorganização” no SNS.
O Procurador-Geral da República disse hoje que as suas declarações foram mal interpretadas, que nunca disse que José Sócrates tinha de provar a sua inocência, mas sim que o julgamento é o local próprio para a prova de inocência.
Sete urgências vão estar encerradas no sábado e oito no domingo, sendo uma de Pediatria e as restantes de Ginecologia e Obstetrícia, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 12:00 de hoje.
A Federação Nacional dos Médicos considerou hoje inaceitável o novo caso da grávida que perdeu o bebé depois de encaminhada para um hospital a mais de uma hora de distância e disse que marca "um ponto de rutura".
A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no Funchal, vai implementar o curso profissional de técnico de bombeiro no ano letivo 2025/2026, no âmbito de uma parceria com o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC), foi hoje anunciado.