Rússia ataca regiões ucranianas com drones após EUA duvidarem do fim da guerra

A Rússia lançou hoje um ataque de drones em várias regiões da Ucrânia, disseram as autoridades ucranianas, depois de o presidente dos EUA ter admitido duvidar que o líder russo quisesse terminar a guerra.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

Uma pessoa foi morta e uma menina de 14 anos ficou ferida na cidade de Pavlohrad, na região de Dnipropetrovsk, que foi atingida pela terceira noite consecutiva, disse o governador regional Serhii Lysak.

Os ataques ocorreram horas depois de a Rússia ter afirmado ter recuperado o controlo sobre as restantes partes da região de Kursk, que as forças ucranianas tomaram numa incursão surpresa em agosto passado. As autoridades ucranianas disseram que os combates em Kursk ainda estavam em curso.

Trump disse no sábado que duvida que Putin tenha intenção de acabar com a guerra de mais de três anos na Ucrânia, expressando novo ceticismo de que um acordo de paz possa ser alcançado em breve. Apenas um dia antes, Trump tinha dito que a Ucrânia e a Rússia estavam “muito perto de um acordo”.

“Não havia razão para Putin estar a disparar mísseis contra áreas civis, cidades e vilas, nos últimos dias”, escreveu Trump numa publicação nas redes sociais enquanto voava de volta para os Estados Unidos depois de assistir ao funeral do Papa Francisco no Vaticano, onde se encontrou brevemente com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Trump também insinuou sobre a possibilidade de novas sanções contra a Rússia.

A conversa Trump-Zelensky à margem do funeral do Papa foi o primeiro encontro cara a cara entre os dois líderes desde que discutiram durante uma reunião acalorada na Sala Oval da Casa Branca, no final de fevereiro.

A Rússia disparou 149 drones explosivos na última vaga de ataques, informou a força aérea ucraniana, acrescentando que 57 foram intercetados e outros 67 bloqueados.

Uma pessoa ficou ferida em ataques com drones na região de Odesa e outra na cidade de Zhytomyr. Quatro pessoas também ficaram feridas num ataque aéreo russo à cidade de Kherson na manhã de domingo, de acordo com as autoridades locais.

O Ministério da Defesa da Rússia disse hoje que as defesas aéreas abateram cinco drones ucranianos na região fronteiriça de Bryansk, bem como três drones sobre a península da Crimeia, que foi ilegalmente anexada pela Rússia em 2014.

Cinco pessoas ficaram feridas quando as forças ucranianas bombardearam a cidade de Horlivka, na região parcialmente ocupada de Donetsk, disse o presidente da câmara da cidade, Ivan Prikhodko, instalado na Rússia.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia foi alvo de buscas policiais em Bruxelas devido a suspeitas na venda de 23 imóveis ao Estado belga em 2024. A investigação está a cargo do Ministério Público Europeu, que confirmou diligências de recolha de provas.
Dados recentes da agência europeia FRONTEX indicam que, entre 2024 e 2025, mais de 100 mil pessoas entraram ilegalmente em Espanha pelas rotas do Mediterrâneo Ocidental e das Canárias. Cerca de 73% provêm de países sem conflitos armados generalizados.
As perdas seguradas por catástrofes naturais atingiram em 2025 os 127.000 milhões de dólares (cerca de 106.681 milhões de euros), ultrapassando os 100.000 milhões de dólares pagos pelo setor segurador pelo sexto ano consecutivo.
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.