Treze pessoas burlaram 150 com anúncios falsos de arrendamento de férias

O Ministério Público (MP) acusou 13 pessoas de terem enganado pelo menos 150 pessoas com anúncios falsos de venda de bens ou veículos e arrendamentos para férias, imputando-lhes vários crimes de burla, entre outros.

© D.R.

Publicado na segunda-feira na página de Internet da Procuradoria-Geral Distrital do Porto, o MP refere que, por despacho datado de 28 de maio, acusou aquele grupo pela prática de diversos crimes de burla e burla qualificada, falsidade informática, uso de documentos de identificação e branqueamento.

No total, o MP acredita que o grupo fez mais de 150 vítimas e causou prejuízos superiores a 41.247,50 euros.

Segundo o texto, o MP “considerou fortemente indiciado” que os arguidos, divididos por dois grupos, entre abril de 2021 e julho de 2024, mês em que foram detidos, “dedicaram-se à sucessiva criação e publicação de anúncios falsos em plataformas digitais, para venda de bens e veículos ou para arrendamentos para férias”.

Os arguidos, acredita o MP, criaram vários perfis falsos na rede social Facebook ou na plataforma OLX com os quais publicaram anúncios fictícios com contactos telefónicos não identificados e, “após contacto das vítimas, exigiam-lhes o pagamento do preço do bem ou a entrega de adiantamento para garantia de reserva do arrendamento”.

No texto, o MP refere que os valores pagos eram creditados em contas bancárias que os arguidos dominavam, tendo usado um total de 21 contas bancárias.

“Por vezes, para credibilizar os anúncios, exibiam documentos de identificação dos titulares das contas bancárias e/ou identificavam-se como tal”, lê-se.

Uma vez na posse daquelas quantias, os arguidos levantavam o dinheiro daquelas contas e repartiam os lucros entre si, segundo o MP.

Três dos arguidos vão responder a este processo em prisão preventiva.

Últimas do País

A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje uma operação de fiscalização com especial enfoque nas fronteiras terrestres e junto dos operadores vitivinícolas para reprimir a entrada e circulação irregular de vinho no mercado português.
A segunda época de vacinação gratuita contra a infeção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças começa hoje e deverá abranger cerca de 76 mil menores, segundo as autoridades de saúde.
Dez distritos do continente e a costa sul da ilha da Madeira estão a partir de hoje e até quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito por violação de segredo de Estado que tinha aberto após ter sido apreendida, na Operação Influencer, uma 'pen-drive' com uma lista de agentes dos serviços de informação.
A praia da Nazaré está desde domingo interditada a banhos, pela terceira vez este verão, devido a uma "escorrência" detetada nesse dia, mantendo-se a medida até serem revelados os resultados das análises efetuadas às águas balneares.
O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Sintra decidiu hoje levar José Castelo Branco a julgamento nos exatos termos da acusação do Ministério Público (MP) por violência doméstica sobre Betty Grafstein.
As intervenções emergentes e críticas decorrentes dos incêndios rurais deste verão têm o valor de 3,7 milhões de euros, revelou o Ministério do Ambiente e Energia, adiantando existir uma dotação de 15 milhões de euros para ações urgentes.
O número de atendimentos em serviço de urgência do Serviço Nacional de Saúde diminuiu cerca de 4% em duas décadas, entre 2003 e 2023, período em que o número de enfermeiros especialistas triplicou, segundo dados divulgados hoje pelo INE.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia na terça-feira uma operação de sensibilização e fiscalização rodoviária direcionada aos comportamentos associados à condução agressiva, em especial dos utilizadores de veículos de duas rodas a motor.
O Ministério da Saúde revelou hoje que há instituições que tinham assinado contratos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para cuidados continuados que pediram a rescisão, num total que abrange mais de 870 camas.