Nova organização da RTP reduz diretores para 23 e 97 trabalhadores aderem às saídas

A nova organização da RTP vai passar a ter 23 diretores, contra os atuais 30 diretores e diretores-adjuntos, anunciou hoje o Conselho de Administração, adiantando que saíram 97 trabalhadores no âmbito do plano de saídas voluntárias.

© RTP

Num comunicado a que Lusa teve acesso, o órgão liderado por Nicolau Santos refere que “face aos objetivos inscritos no novo Projeto Estratégico para o triénio 2024-2026 e aos enormes desafios que os media enfrentam entende o Conselho de Administração (CA), depois de cuidada ponderação, ter chegado o momento para a reorganização interna da RTP”.

Esta “urgente transição digital e a cada vez mais necessária otimização de processos exige um aumento da capacidade de resposta aos novos desafios na gestão do Serviço Público de Media”, refere o comunicado, no mesmo dia em que a direção de informação da RTP liderada por António José Teixeira foi demitida.

Desta forma, “com a concretização do Plano de Saídas Voluntárias e a saída de cerca de 97 trabalhadores, onde se incluem quatro diretores, o CA decidiu avançar com uma alteração do organograma da RTP, com o objetivo de tornar a empresa mais eficiente, rejuvenescida e mais preparada para as transformações no setor dos media” e “acelerando a mudança com vista à implementação das medidas inscritas no projeto estratégico”.

Em particular “no que se refere à transição digital e tendo igualmente em consideração o recente Plano dos Media criado pelo Governo”, refere o CA.

O organograma da RTP passa a estar organizado em quatro grandes áreas de atividade e será subdividido em 28 direções, em vez das 39 atuais: corporativa (10), operações (4), conteúdos temáticos (7) e conteúdos programáticos (7).

“Serão ainda criados três comités de apoio ao CA, formados por pessoas com visões e funções diferentes dentro da RTP, que permitam uma resposta estratégica a temas transversais”, refere a administração.

Nesta nova organização, “a RTP passa a ter 23 diretores (com cinco direções em acumulação) que comparam com os atuais 30 diretores e diretores-adjuntos a reportar ao CA”.

Segundo a administração, os novos responsáveis das diferentes direções “irão propor a melhor abordagem e organograma das respetivas áreas, tendo em vista os objetivos definidos no Projeto Estratégico, e as necessidades de recursos humanos a contratar ou a formar”.

A administração refere ainda que para implementação do novo organograma “foram cumpridos os procedimentos legais aplicáveis, designadamente no que respeita ao CGI [Conselho Geral Independente] e à ERC [Entidade Reguladora para a Comunicação Social]”.

A reorganização é implementada a partir de 01 de julho, ou seja, na próxima semana.

Últimas do País

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) defendeu hoje que o Ministério da Saúde deve divulgar rapidamente as vagas disponíveis para a colocação de novos especialistas, alertando que devem abranger todas as necessidades das unidades locais de saúde.
A Unidade de Saúde da Ilha do Corvo, nos Açores, está a ser alvo de buscas, após as autoridades terem solicitado acesso às prescrições médicas emitidas nos últimos cinco anos naquela unidade, foi hoje revelado.
As autoridades de saúde estão a acompanhar um caso de tuberculose pulmonar detetado num hotel na região de Lisboa, estando a identificar contactos de risco e o seu encaminhamento para rastreio, disse hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
As escolas vão precisar de recrutar mais 39 mil professores até 2034/2035 para substituir os docentes aposentados, mas a oferta atual só consegue garantir 20 mil novos diplomados, segundo um estudo hoje apresentado em Lisboa.
A GNR apreendeu hoje 786 quilos de haxixe e deteve dois homens, de 42 e 55 anos, no rio Guadiana, junto à localidade do Pomarão, concelho de Mértola, distrito de Beja, informou a força de segurança.
O líder do CHEGA denunciou a absolvição de Clóvis Abreu no caso da morte de um agente da PSP. Ventura afirma defender a verdade e a autoridade, mas é agora alvo de uma queixa por difamação.
A nova funcionalidade do Instagram que permite descobrir conteúdos a partir da localização mais recente de amigos já está disponível em Portugal, embora represente um risco para a privacidade e segurança, alertam os responsáveis do projeto "Agarrados à Net".
Um em cada três professores em Portugal queixa-se do ruído e desordem nas aulas, segundo um inquérito internacional que mostra que os docentes mais jovens e menos experientes ficam habitualmente com as turmas mais complicadas.
A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP) teve hoje "uma reunião um pouco tensa" com a ministra da Administração Interna, que não garantiu "efeitos práticos" das negociações nos salários e carreiras já a 1 de janeiro de 2026.
O Tribunal Judicial de Leiria condenou hoje um arguido na pena única de sete anos de prisão por ter tentado matar três homens há precisamente um ano junto a um bar na cidade de Leiria.