Nova organização da RTP reduz diretores para 23 e 97 trabalhadores aderem às saídas

A nova organização da RTP vai passar a ter 23 diretores, contra os atuais 30 diretores e diretores-adjuntos, anunciou hoje o Conselho de Administração, adiantando que saíram 97 trabalhadores no âmbito do plano de saídas voluntárias.

© RTP

Num comunicado a que Lusa teve acesso, o órgão liderado por Nicolau Santos refere que “face aos objetivos inscritos no novo Projeto Estratégico para o triénio 2024-2026 e aos enormes desafios que os media enfrentam entende o Conselho de Administração (CA), depois de cuidada ponderação, ter chegado o momento para a reorganização interna da RTP”.

Esta “urgente transição digital e a cada vez mais necessária otimização de processos exige um aumento da capacidade de resposta aos novos desafios na gestão do Serviço Público de Media”, refere o comunicado, no mesmo dia em que a direção de informação da RTP liderada por António José Teixeira foi demitida.

Desta forma, “com a concretização do Plano de Saídas Voluntárias e a saída de cerca de 97 trabalhadores, onde se incluem quatro diretores, o CA decidiu avançar com uma alteração do organograma da RTP, com o objetivo de tornar a empresa mais eficiente, rejuvenescida e mais preparada para as transformações no setor dos media” e “acelerando a mudança com vista à implementação das medidas inscritas no projeto estratégico”.

Em particular “no que se refere à transição digital e tendo igualmente em consideração o recente Plano dos Media criado pelo Governo”, refere o CA.

O organograma da RTP passa a estar organizado em quatro grandes áreas de atividade e será subdividido em 28 direções, em vez das 39 atuais: corporativa (10), operações (4), conteúdos temáticos (7) e conteúdos programáticos (7).

“Serão ainda criados três comités de apoio ao CA, formados por pessoas com visões e funções diferentes dentro da RTP, que permitam uma resposta estratégica a temas transversais”, refere a administração.

Nesta nova organização, “a RTP passa a ter 23 diretores (com cinco direções em acumulação) que comparam com os atuais 30 diretores e diretores-adjuntos a reportar ao CA”.

Segundo a administração, os novos responsáveis das diferentes direções “irão propor a melhor abordagem e organograma das respetivas áreas, tendo em vista os objetivos definidos no Projeto Estratégico, e as necessidades de recursos humanos a contratar ou a formar”.

A administração refere ainda que para implementação do novo organograma “foram cumpridos os procedimentos legais aplicáveis, designadamente no que respeita ao CGI [Conselho Geral Independente] e à ERC [Entidade Reguladora para a Comunicação Social]”.

A reorganização é implementada a partir de 01 de julho, ou seja, na próxima semana.

Últimas do País

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) afirmou hoje que as seis ambulâncias de emergência médica do Algarve estão todas paradas por falta de meios, pelo menos até às 16h00.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 3.500 artigos e instaurou seis processos-crime numa fiscalização ao cumprimento das normas de comercialização de produtos alimentares com ‘cannabis sativa’.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) criou uma ‘task-force’ de quatro ambulâncias dos bombeiros da Ajuda, Cabo Ruivo, Camarate e Cascais para socorro pré-hospitalar este fim de semana, foi anunciado.
As urgências dos hospitais do país tinham, cerca das 09h30 de hoje, 443 doentes à espera de primeira observação, com tempos médios de quatro horas e 54 minutos para os urgentes e de 49 minutos para os muito urgentes.
Um bombeiro da corporação de Mira de Aire foi hoje agredido por um popular quando prestou socorro num acidente rodoviário no concelho de Porto de Mós (Leiria), afirmou o comandante.
Os internamentos em cuidados intensivos por gripe aumentaram na última semana, revela hoje o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), que registou neste período 1.340 casos da doença e um excesso de mortalidade por todas as causas.
Duas urgências de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerradas no sábado, número que sobe para três no domingo, maioritariamente na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo as escalas de urgências publicadas no Portal do SNS.
A enfermeira diretora demissionária da ULS Amadora-Sintra disse esta sexta-feira que devido à falta de apoio da tutela ao Conselho de Administração do hospital Amadora-Sintra “é impossível” este “gerir o que quer que seja”.
A Polícia Judiciária (PJ) realizou hoje buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.
Portugal registou a segunda maior subida homóloga dos preços das casas, 17,7%, no terceiro trimestre de 2025, com a média da zona euro nos 5,1% e a da União Europeia (UE) nos 5,5%, divulga hoje o Eurostat.