OSAE prevê constrangimentos nas plataformas de agentes de execução

Os sistemas informáticos da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) estão com constrangimentos, desde a semana passada, sendo que a resolução estará em curso até quinta-feira, indicou a bastonária à Lusa.

© OSAE

A bastonária da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução, Anabela Veloso, avançou, em resposta à Lusa, que apesar de o Sistema Informático de Suporte à Atividade dos Agentes de Execução (SISAAE) já se encontrar online, “o seu funcionamento é ainda instável e intermitente, não permitindo a plena tramitação processual de forma segura e eficaz nos processos executivos”.

Foi, por isso, “emitida uma declaração conjunta da Bastonária da OSAE e da Presidente do Conselho Profissional do Colégio dos Agentes de Execução, atestando formalmente a existência de constrangimentos desde o dia 09 de julho de 2025, que dificultam ou mesmo impossibilitam a prática de atos no SISAAE”, declaração que serve “como base para efeitos de justo impedimento”.

A previsão de resolução total “dependerá da estabilização do sistema”, sendo que as próximas horas, até quinta-feira à noite, são “consideradas cruciais para aferir a sua fiabilidade”.

Já a declaração de justo impedimento “manter-se-á em vigor até que seja publicamente atestada, por nova declaração conjunta, a total operacionalidade do sistema”.

Os problemas verificam-se desde 09 de julho e foram abordados numa nota publicada na sexta-feira passada na página da OSAE, segundo a qual as equipas técnicas estavam a “realizar todos os esforços necessários para que estes constrangimentos se resolvam o mais rapidamente possível”.

Entretanto, esta segunda-feira, deram conta que apesar da reposição técnica dos sistemas informáticos da OSAE e da retoma das comunicações com entidades externas, no domingo, “o sistema está inoperacional no que respeita à atividade dos Agentes de Execução”.

Nessa nota, foi indicado que estavam em curso “todos os esforços técnicos e institucionais possíveis para restabelecer a plena operacionalidade com a máxima urgência” e que “foram comunicadas as dificuldades técnicas às Entidades necessárias, nomeadamente que o sistema informático não permite o normal desempenho da atividade dos Agentes de Execução”.

Os constrangimentos estão então a ser resolvidos, mas continuam a existir alguns problemas no acesso às plataformas, segundo relatos de solicitadores à Lusa.

Na nota, a OSAE indicava que atos como reconhecimentos, termos de autenticação, certificações, entre outros, deveria “ser realizado ato avulso/folha avulsa/documento em Word”, com menção das dificuldades técnicas.

Já para os documentos particulares autenticados, era dispensado o registo em sistema informático, bem como para os reconhecimentos de assinatura para constituição de sociedades.

O aviso da OSAE também foi endereçado à Ordem dos Advogados, segundo uma nota publicada na sexta-feira passada, onde se informava que os sistemas informáticos estavam instáveis.

Últimas do País

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) esclareceu hoje que os boletins de voto na segunda volta das eleições presidenciais terão os nomes de dois candidatos.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) aplicou 19 processos de contraordenação a oficinas de automóveis pela falta do livro de reclamações e por não terem taxas e impostos nos preços afixados.
O Infarmed recebeu mais cinco pedidos para a realização de ensaios clínicos em 2025, totalizando 209, e autorizou 190, segundo dados hoje divulgados, que revelam uma diminuição do tempo médio de decisão para 32 dias.
Carência de professores generaliza-se a todo o país e obriga escolas a recorrer a horas extraordinárias e soluções de recurso.
Portugal registou mais mortes em 2025, com mais 3.124 óbitos face a 2024, mas os óbitos de crianças com menos de um ano baixaram.
O Heliporto do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, registou mais de 200 aterragens desde que retomou a atividade há 10 meses, dando resposta a pedidos de todo o país, anunciou hoje a instituição.
Quinze distritos estão atualmente sob aviso amarelo devido à previsão de neve e agitação marítima por vezes forte, avançou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um homem de 34 anos foi detido pela PSP em plena estação do Cais do Sodré, em Lisboa, por violência doméstica. O suspeito ameaçava a ex-companheira com uma faca e apalpava-a quando foi intercetado pelos agentes, após o alerta de um menor de 15 anos.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considerou hoje que as urgências regionais podem ser "a medida certa" no curto prazo para responder a carências críticas, mas alerta que o diploma assenta numa fórmula errada, arriscando não ter adesão.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou 626 operadores económicos do setor das agências de viagens, tendo instaurado 42 processos de contraordenação, devido, sobretudo, ao “incumprimento de requisitos legais”, segundo um comunicado.