Ativado Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil em Arouca

A Câmara de Arouca ativou hoje de madrugada o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil na sequência do incêndio que lavra naquele concelho do distrito de Aveiro desde segunda-feira.

© ahbvcoimbra

“Atendendo à acelerada progressão dos incêndios atualmente ativos nas freguesias de Alvarenga e de Canelas/Espiunca deste concelho, bem como à persistência das temperaturas extremas até 30 de julho previsivelmente, a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém, decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil às 04h40 de hoje, 29 de julho”, refere uma nota publicada na página do município na rede social Facebook.

A decisão foi tomada após uma auscultação por parte da autarca ao coordenador municipal de proteção civil de Arouca e aos responsáveis locais dos bombeiros e da GNR.

Na sequência desta decisão, foi decidido acionar o Centro de Coordenação Operacional Municipal que funcionará em permanência na Junta de Freguesia de Canelas e Espiunca, permitindo centralizar e tratar a informação operacional relevante para a gestão do plano.

Os serviços municipais e todos os trabalhadores municipais passam também a estar mobilizados, sem qualquer reserva, para todas as ações inerentes à Proteção Civil, sob a coordenação deste Centro.

Pelas 10h00, a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil na Internet indicava que se mantinha apenas ativo o incêndio que afeta a freguesia de Canelas/Espiunca.

Este fogo, que lavra numa zona de mato, mobilizava 590 operacionais, 186 viaturas e três meios aéreos.

Últimas do País

Portugal pediu assistência de satélite à União Europeia (UE), através do sistema Copernicus, mas ainda não ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, indicou esta quarta-feira à Lusa a Comissão Europeia.
Com o aumento dos incêndios e temperaturas elevadas, a falta de meios aéreos está a preocupar as autoridades.
Um estrangeiro de 20 anos foi detido, na segunda-feira, pelo Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, após ter desrespeitado uma ordem judicial de abandono voluntário do território nacional.
A GNR anunciou hoje ter identificado um homem de 22 anos suspeito de provocar um incêndio no concelho de Tondela, de forma acidental, quando se encontrava a limpar mato.
O presidente da Câmara de Ponte da Barca pediu hoje ajuda com reforço de meios aéreos para “salvar” a aldeia de Germil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), em risco de “ficar cercada” pelo fogo.
Os exames de radiologia representaram a quarta maior despesa convencionada do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2024, totalizando cerca de 131 milhões de euros, anunciou hoje a Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
Três estradas nacionais dos distritos de Aveiro, Portalegre e Castelo Branco estão hoje de manhã condicionadas devido a incêndios rurais, anunciou a GNR.
O Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol) alertou para um agravamento da crise de recrutamento de agentes da PSP, após um curso de formação ter terminado hoje com 28% das vagas disponíveis por preencher.
Um incêndio que deflagrou hoje na freguesia de Alcanede, no concelho de Santarém, mobilizava pelas 17h40 quase 230 operacionais e já levou ao corte da Estrada Nacional (EN) 362, segundo o Comando Sub-Regional da Lezíria do Tejo.
O Tribunal de Santarém decretou a prisão preventiva de 13 dos 33 detidos no âmbito de uma operação conjunta entre as autoridades portuguesas e espanholas contra uma rede internacional de tráfico de droga.