Detido no Algarve suspeito de grupo que branqueava dinheiro em Portugal

Um homem ficou em prisão preventiva depois de ser detido na quarta-feira em Vilamoura, no Algarve, por suspeitas de pertencer a um grupo internacional que branqueava dinheiro no sistema financeiro português, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

©facebook.com/pjudiciaria

“A PJ deteve esta quarta-feira, em Vilamoura, um homem de 35 anos, na sequência de mandado emitido pelo Ministério Público de Faro, no âmbito de uma investigação em curso a um grupo, que se dedica à prática do branqueamento de proventos ilícitos, utilizando para o efeito o sistema financeiro português”, afirma esta polícia em comunicado.

Segundo a autoridade responsável pela investigação criminal, trata-se de um homem que utilizando várias identidades falsas, procedeu à constituição de inúmeras sociedades de direito português, através das quais realizou a abertura de múltiplas contas bancárias, em diversas instituições de crédito nacionais.

O suspeito “colocou, circulou e veio a integrar na sua esfera patrimonial, um volume significativo de fundos, em montante superior a 500 mil euros”, de acordo com a nota.

Ainda segundo a PJ, a investigação, que é liderada pela Diretoria do Sul da PJ, apurou que o grupo tem ligação a diversos países europeus, nomeadamente, Bélgica, Espanha, Itália e França.

Este grupo, com recurso à criação e utilização de documentos de identificação e passaportes falsos, constituía sociedades de “fachada” e abria centenas de contas bancárias “world wide”, através das quais eram efetuadas as ações de branqueamento dos montantes ilícitos provenientes de crimes de burlas informáticas, segundo o comunicado.

O detido foi presente às autoridades judiciárias para um primeiro interrogatório judicial, tendo ficado sujeito a prisão preventiva, tendo a direção do inquérito ficado a cargo do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) em Faro, informa a Judiciária.

Últimas do País

O filho do primeiro-ministro, Hugo Montenegro, foi vítima de um furto no passado dia 29 de setembro, na área da Foz, no Porto.
A Comissão Técnica Independente (CTI) para a refundação do INEM propõe a criação de uma central única de atendimento juntando CODU e SNS24, e a abertura do transporte não emergente de doentes ao setor privado, revela hoje o jornal Público.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve dois homens no concelho da Guarda, por suspeitas do crime de passagem de moeda falsa. Com eles tinham 505 mil euros em notas falsas.
A União Europeia (UE) registou, em 2024, 8.343 incêndios florestais, um valor quatro vezes superior à média de 17 anos e Portugal foi um dos países mais afetados, segundo dados hoje divulgados pela Comissão Europeia.
Quatro serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vão estar fechados no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).