A entidade considera a data “uma oportunidade crucial para realçar o papel fundamental do setor como motor de desenvolvimento económico, social, cultural e político a nível global, e para sublinhar o seu contributo essencial para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
Segundo o Turismo de Portugal (TdP), este foco na transformação sustentável, passa pela necessidade de promover uma formação de qualidade, investir em infraestruturas sustentáveis e incentivar a inovação, a adoção de tecnologia e o empreendedorismo.
“Pretende-se, assim, promover uma gestão cada vez mais inteligente do território e da circulação de visitantes. O nosso principal desígnio é encontrar o ponto de equilíbrio entre a dinâmica turística e a qualidade de vida dos residentes, garantindo que o setor gera um impacto líquido positivo”, salientou o TdP.
Segundo a entidade, para atingir esta meta, é importante “apostar em produtos turísticos que fomentem a dispersão dos fluxos para áreas menos exploradas”, explicando que ao serem desenvolvidos “novos focos de interesse e itinerários alternativos” é equilibrada a pressão turística no território e também impulsionada “a criação de riqueza e emprego em todas as regiões do país, promovendo um desenvolvimento mais coeso e sustentável”.
Para o TdP a “prioridade é clara” e passa por “progredir na cadeia de valor, dinamizar o setor nos períodos de menor atividade e fomentar o desenvolvimento nas regiões” com menor expressão turística.
“Ainda recentemente foram assinados contratos de financiamento para 37 projetos turísticos no interior, precisamente com o objetivo de reforçar a competitividade e a sustentabilidade do setor em todo o território nacional”, salientou.
Para o Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, “o turismo é positivo, na medida em que for bom para as pessoas. Por isso mesmo, o objetivo é fazer desta atividade um catalisador de impactes positivos nos territórios, no ambiente e nas comunidades”.
O Presidente do Turismo de Portugal lembrou que “para materializar esta visão” foram criadas diversas iniciativas, “como é o caso do Programa Empresas Turismo 360º, uma iniciativa pioneira desenhada para capacitar o tecido empresarial a integrar os princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) na sua atividade”.
“O nosso grande objetivo reside em garantir que o turismo se consolida como uma força motriz de transformação positiva da nossa sociedade, um pilar para o crescimento económico e para a coesão nacional, e um guardião que protege e valoriza os recursos únicos do nosso território”, destacou.
Carlos Abade disse ainda que o objetivo é “edificar um setor que seja motivo de orgulho partilhado por todos os portugueses e uma inspiração para quem nos visita, de modo a posicionar Portugal no top 10 do ‘ranking’ dos países mais competitivos do mundo no turismo”.