Portugal mais perigoso: já houve mais casos de homicídios do que em todo o ano passado

Com 94 homicídios desde janeiro — mais do que os 89 de 2024 —, Portugal enfrenta uma escalada de crimes violentos. Dois estrangeiros foram mortos na Grande Lisboa na última quarta-feira, e a PJ já deteve um dos suspeitos.

© D.R.

Portugal contabiliza já pelo menos 94 homicídios desde o início de 2025, ultrapassando os 89 casos registados em todo o ano de 2024, segundo dados das autoridades. Só na passada quarta-feira ocorreram duas mortes violentas na Área Metropolitana de Lisboa, ambas envolvendo cidadãos estrangeiros. A Polícia Judiciária deteve um jovem de 23 anos, suspeito de envolvimento numa das ocorrências.

De acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), citado pelo Jornal de Notícias, os números confirmam a tendência dos últimos anos: 90 homicídios em 2023 e 89 em 2024. Com dois meses e meio por decorrer até ao final do ano, o ritmo atual poderá tornar 2025 num dos anos mais violentos da última década, com muitos crimes cometidos com recurso a armas brancas ou de fogo.

Uma das mortes ocorreu em Cascais, onde um turista norte-americano de 35 anos foi esfaqueado mortalmente ao tentar socorrer um amigo que tinha sido agredido momentos antes. A primeira vítima, também norte-americana, de 33 anos, terá sido abordada por três homens na via pública, alegadamente de forma provocatória, acabando por ser agredida com violência. Ao receber o pedido de ajuda, o amigo deslocou-se ao local, sendo atingido com golpes de faca nas costas, num braço e no rosto, que lhe provocaram a morte.

A Polícia Judiciária confirmou que o ataque teve origem numa discussão por motivos aparentemente fúteis, durante a qual o agressor recorreu a uma arma branca guardada no interior de um automóvel. Os outros dois envolvidos foram identificados e deverão ser acusados de agressões.

O segundo homicídio foi registado em Lisboa, na zona do Casal Ventoso, onde um cidadão irlandês de 26 anos foi encontrado com ferimentos graves na cabeça, caído na via pública. A PSP isolou o local para recolha de indícios que permitam esclarecer as circunstâncias do crime.

Ainda na madrugada de ontem, dois homens foram baleados em ocorrências distintas no concelho da Amadora — um na Cova da Moura e outro na Estrada Militar, tendo este último sido atingido por disparos de caçadeira. Num terceiro incidente, um jovem de 23 anos deu entrada no Hospital Amadora-Sintra com ferimentos de bala nas pernas e num braço.

As autoridades investigam se os casos poderão estar relacionados entre si, num contexto de escalada recente de violência armada na região.

Últimas do País

Um homem de 52 anos foi detido pela Polícia Judiciária da Guarda por liderar um esquema fraudulento que lesou pelo menos 20 pessoas em quase um milhão de euros em mais de uma década.
Portugal utilizou 95% da quota de pesca do tamboril, ficando esta captura proibida a partir das 00h00 da próxima terça-feira, avisou hoje a Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
Um homem de 54 anos foi hoje detido por ter agredido uma magistrada do Ministério Público (MP) antes de uma diligência no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra, confirmou à agência Lusa a PSP de Coimbra.
A delinquência juvenil aumentou 12,5% em 2024, com mais de dois mil crimes registados, segundo o RASI. Os crimes grupais também cresceram, sobretudo na Grande Lisboa, envolvendo jovens entre os 15 e os 25 anos.
Apesar do reforço orçamental de 200 milhões em julho, as dívidas voltaram a aumentar em agosto, o que expõe o subfinanciamento crónico dos hospitais, alerta o , presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.
A população portuguesa tem disponível para consumo uma média diária de 4.079 calorias (Kcal), o dobro do recomendado, revelou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE) na divulgação de dados da Balança Alimentar Portuguesa (BAP).
Mais de nove mil estrangeiros foram notificados, durante o primeiro semestre de 2025, para abandonar Portugal, segundo dados divulgados hoje pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
Um processo-crime por falsificação de géneros alimentícios e 17 processos de contraordenação foram instaurados pela ASAE numa fiscalização nacional à venda de suplementos alimentares, nas últimas semanas, no comércio físico e em 'sites' e páginas de redes sociais.
O número de cidadãos estrangeiros a residir em Portugal quadruplicou em sete anos, com cerca de 1,5 milhões registados no final de 2024, segundo dados da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
Um homem, natural de Cabo Verde, ameaçou passageiros com uma faca de 41,5 cm na estação da Trindade, no Porto, sendo desarmado por um skate lançado por um dos presentes. Foi detido pela PSP e ficou sujeito a Termo de Identidade e Residência.