Joias de “valor inestimável” roubadas hoje do Louvre

Joias de “valor inestimável” foram roubadas hoje de manhã do Museu do Louvre, Paris, por assaltantes que fugiram do local, enquanto o museu mais visitado do mundo anunciou ter fechado, por “motivos excecionais”.

D.R.

O montante do assalto é de um “valor inestimável”, declarou o ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, acrescentando à imprensa que “três ou quatro assaltantes” agiram em “sete minutos”.

Entraram no museu pelo exterior, usando um ‘cesto’ montado num camião para entrarem na sala “Apolo”, onde se concentraram em “duas vitrinas”, acrescentou.

O assalto ocorreu entre 09:30 e 09:40 locais, quando criminosos entraram no museu localizado no coração da capital francesa e roubaram vários objetos de arte antes de fugir, disse à Agência France Presse fonte próxima do ocorrido.

Entretanto, já foi aberta uma investigação por roubo organizado e conspiração criminosa pela Brigada de Repressão ao Banditismo (BRB) do Departamento de Investigação Criminal, com o apoio do Escritório Central de Combate ao Tráfico de Bens Culturais (OCBC)”, disse o ministro do Interior à AFP, acrescentando que “o valor dos prejuízos causados pelo roubo estão ainda a ser calculados”.

Os assaltantes iam munidos com pequenas motosserras, tendo sido encontrada uma ‘scooter’ após a fuga”, acrescentou fonte policial.

A ministra da Cultura francesa, Rachida Dati, foi a primeira governante a anunciar o assalto, tendo comentado na sua página da rede social X que o Museu do Louvre fora assaltado hoje durante a abertura.

“Um assalto ocorreu esta manhã na abertura do Museu do Louvre. Não houve feridos. Estou no local com a equipa do museu e a polícia. As investigações estão em curso”, escreveu a ministra na sua rede social X.

A ministra da Cultura e o ministro do Interior deslocaram-se ambos ao Museu do Louvre.

Contactado pela AFP, o museu não teceu qualquer comentário sobre o ocorrido.

O Louvre, que recebeu quase nove milhões de visitantes em 2024, 80% dos quais estrangeiros, anunciou na rede X que permaneceria “fechado hoje por motivos excecionais”, numa mensagem também transmitida em inglês.

Vários museus franceses foram recentemente alvos de roubos e furtos, o que expôs possíveis falhas nos sistemas de segurança e vigilância.

Em meados de setembro, objetos de ouro nativo foram roubados durante um arrombamento no Museu Nacional de História Natural de Paris, causando uma “perda inestimável” para a pesquisa e o património.

O roubo envolveu vários objetos de ouro nativo, na sua forma natural, explicou o museu, avaliando os prejuízos em perto de 600.000 euros.

Também em setembro passado, um importante museu de porcelana em Limoges, no centro da França, foi assaltado, tendo os danos sido estimados em 6,5 milhões de euros.

Últimas do Mundo

Cada vez mais portugueses procuram a Arábia Saudita, onde a comunidade ainda é pequena, mas que está a crescer cerca de 25% todos os anos, disse à Lusa o embaixador português em Riade.
O Papa rezou hoje no local onde ocorreu a explosão no porto de Beirute em 2020, que se tornou um símbolo da disfunção e da impunidade no Líbano, no último dia da sua primeira viagem ao estrangeiro.
Pelo menos 30 pessoas foram sequestradas em três ataques por homens armados durante o fim de semana no norte da Nigéria, aumentando para mais de 400 os nigerianos sequestrados em quinze dias, foi hoje anunciado.
Pelo menos quatro pessoas morreram baleadas em Stockton, no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia, que deu conta ainda de dez feridos.
O estudante que lançou uma petição a exigir responsabilização política, após o incêndio que matou 128 pessoas em Hong Kong, foi detido por suspeita de "incitação à sedição", noticiou hoje a imprensa local.
O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.