Joias de “valor inestimável” roubadas hoje do Louvre – ministro

Joias de “valor inestimável” foram roubadas hoje de manhã do Museu do Louvre, Paris, por assaltantes que fugiram do local, enquanto o museu mais visitado do mundo anunciou ter fechado, por “motivos excecionais”.

D.R.

O montante do assalto é de um “valor inestimável”, declarou o ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, acrescentando à imprensa que “três ou quatro assaltantes” agiram em “sete minutos”.

Entraram no museu pelo exterior, usando um ‘cesto’ montado num camião para entrarem na sala “Apolo”, onde se concentraram em “duas vitrinas”, acrescentou.

O assalto ocorreu entre 09:30 e 09:40 locais, quando criminosos entraram no museu localizado no coração da capital francesa e roubaram vários objetos de arte antes de fugir, disse à Agência France Presse fonte próxima do ocorrido.

Entretanto, já foi aberta uma investigação por roubo organizado e conspiração criminosa pela Brigada de Repressão ao Banditismo (BRB) do Departamento de Investigação Criminal, com o apoio do Escritório Central de Combate ao Tráfico de Bens Culturais (OCBC)”, disse o ministro do Interior à AFP, acrescentando que “o valor dos prejuízos causados pelo roubo estão ainda a ser calculados”.

Os assaltantes iam munidos com pequenas motosserras, tendo sido encontrada uma ‘scooter’ após a fuga”, acrescentou fonte policial.

A ministra da Cultura francesa, Rachida Dati, foi a primeira governante a anunciar o assalto, tendo comentado na sua página da rede social X que o Museu do Louvre fora assaltado hoje durante a abertura.

“Um assalto ocorreu esta manhã na abertura do Museu do Louvre. Não houve feridos. Estou no local com a equipa do museu e a polícia. As investigações estão em curso”, escreveu a ministra na sua rede social X.

A ministra da Cultura e o ministro do Interior deslocaram-se ambos ao Museu do Louvre.

Contactado pela AFP, o museu não teceu qualquer comentário sobre o ocorrido.

O Louvre, que recebeu quase nove milhões de visitantes em 2024, 80% dos quais estrangeiros, anunciou na rede X que permaneceria “fechado hoje por motivos excecionais”, numa mensagem também transmitida em inglês.

Vários museus franceses foram recentemente alvos de roubos e furtos, o que expôs possíveis falhas nos sistemas de segurança e vigilância.

Em meados de setembro, objetos de ouro nativo foram roubados durante um arrombamento no Museu Nacional de História Natural de Paris, causando uma “perda inestimável” para a pesquisa e o património.

O roubo envolveu vários objetos de ouro nativo, na sua forma natural, explicou o museu, avaliando os prejuízos em perto de 600.000 euros.

Também em setembro passado, um importante museu de porcelana em Limoges, no centro da França, foi assaltado, tendo os danos sido estimados em 6,5 milhões de euros.

Últimas do Mundo

Joias de “valor inestimável” foram roubadas hoje de manhã do Museu do Louvre, Paris, por assaltantes que fugiram do local, enquanto o museu mais visitado do mundo anunciou ter fechado, por “motivos excecionais”.
O FBI está a investigar o movimento de extrema-esquerda Antifa como grupo terrorista, de forma igual à Al-Qaeda ou Estado Islâmico (EI), disse o diretor da agência norte-americana de investigação criminal, Kash Patel.
O mundo está a caminho de acrescentar dois meses com temperaturas perigosamente elevadas até final do século, com os Estados mais pobres a serem mais afetados do que os maiores emissores de gases com efeito de estufa (GEE).
A Meta anunciou esta sexta-feira que está a adicionar controlos parentais para as interações entre crianças e os chatbots de inteligência artificial (IA), incluindo a capacidade de desativar parcialmente os modelos de IA a partir do início do próximo ano.
A República Checa vive uma mudança política de grande amplitude. O movimento liderado por Andrej Babiš, integrante dos Patriots for Europe, venceu as eleições parlamentares de 4 de outubro com 34,5 % dos votos e 80 deputados, tornando-se a principal força política do país.
Corrida solidária muçulmana realizada em Londres apenas para homens levanta acusações de discriminação e está sob investigação pela Comissão de Igualdade e Direitos Humanos.
A Comissão Europeia multou hoje as marcas de moda de luxo Gucci, Chloé e Loewe em 157 milhões de euros por terem limitado os preços de revenda de produtos de roupa, calçado e acessórios durante oito anos.
A desflorestação atingiu 8,1 milhões de hectares em todo o mundo em 2024, de acordo com um relatório divulgado hoje, a menos de um mês da Conferência do Clima em Belém, no Brasil.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) Europa e a Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro (IARC) defenderam hoje políticas rigorosas sobre o álcool, como impostos elevados e restrições de venda, para reduzir o consumo e prevenir o cancro.
Pelo menos 14 pessoas morreram no desabamento de uma mina em El Callao, na Venezuela, após chuvas torrenciais terem atingido a região a sudeste de Caracas, informaram hoje as autoridades.