Hospital de Barcelos quer urgência pediátrica a funcionar 24 horas por dia

A Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE) está a trabalhar para garantir o funcionamento do serviço de urgência pediátrica 24 horas por dia, assegurando uma resposta permanente e próxima aos doentes, foi hoje anunciado.

© D.R.

Em resposta escrita enviada à Lusa, a ULSBE refere que, já a partir de 01 de dezembro, aquele serviço passará a funcionar entre as 08:00 e as 24:00, quando atualmente funciona apenas até às 22:00.

Paralelamente, a ULSBE está a estudar a adoção de um regime de funcionamento entre as 00:00 e as 08:00 mediante referenciação via CODU, à semelhança do que ocorre com o Hospital Amadora-Sintra.

“Estas medidas têm como objetivo permitir o funcionamento do serviço 24 horas por dia, garantindo uma resposta permanente e próxima aos doentes pediátricos dos concelhos de Barcelos e Esposende”, no distrito de Braga, sublinha a ULSBE.

Atualmente, durante o período noturno, permanece escalado um médico especialista em pediatria, em presença física, para apoio ao internamento e a eventuais situações urgentes que possam ocorrer.

Em relação à proposta de Rede de Referenciação Hospitalar de Pediatria, que está atualmente em consulta pública, a ULSBE refere que está a preparar uma contraproposta que mantenha o Hospital de Barcelos com consulta de pediatria geral e de neurodesenvolvimento básico, atividade programada em ambulatório, serviço de urgência pediátrica, internamento de curta duração e internamento de pediatria geral.

A proposta em consulta pública prevê que o Hospital de Barcelos assegure apenas cuidados pediátricos básicos, designadamente consulta de pediatria geral e atividade programada em ambulatório.

A ULSBE sublinha que o Serviço de Pediatria tem merecido “uma atenção e investimento contínuos”.

“Encontra-se em curso um processo de requalificação do Serviço de Urgência e do internamento pediátrico, com conclusão prevista até agosto de 2026, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência. Este investimento visa reforçar a capacidade de resposta e assegurar uma prestação de cuidados mais integrada e eficaz, preparando igualmente a transição para o futuro novo Hospital de Barcelos”, refere.

O quadro de pediatras também já foi reforçado com mais um profissional.

Em 2024, o Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Barcelos registou um total de 13.141 atendimentos.

Últimas do País

Dois serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia e um de urgência pediátrica vão estar encerrados no sábado, enquanto no domingo estarão fechadas quatro urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O presidente do Supremo Tribunal de Justiça elogiou hoje a iniciativa de juntar no parlamento os principais agentes da justiça, para fazer "a ação acontecer", e considerou que os sistemas digitais nesta área estão obsoletos.
Portugal está preparado para responder a eventuais emergências causadas por doenças transmitidas por mosquitos e carraças, afirmou hoje o presidente do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, instituição que passou a coordenar oficialmente a Rede de Vigilância de Vetores.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez revelou hoje que a Polícia Judiciária (PJ) realizou na terça-feira buscas no quartel, em particular nos equipamentos informáticos da corporação, e que não há arguidos constituídos.
A Polícia Judiciária pediu hoje ajuda à população da Grande Lisboa com informações que permitam encontrar os pais de um bebé encontrado morto em agosto de 2024 numa empresa de tratamento de resíduos sólidos em Cascais.
Um homem de 39 anos e uma mulher de 31 foram detidos no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, por suspeita de tráfico de droga, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Um rastreio nacional à diabetes tipo 1 na população pediátrica revelou que uma em cada 300 crianças já estava a desenvolver a doença silenciosamente e que três em cada quatro menores com sinais precoces da doença não têm histórico familiar.
Um grupo de 49 países, entre eles Portugal, comprometeu-se a combater os incêndios florestais através da prevenção e de uma maior cooperação internacional.
Os distritos de Viseu, Leiria, Coimbra, Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O combate à abstenção, que é particularmente elevada nas comunidades portuguesas, é um dos objetivos da campanha de esclarecimento sobre as próximas presidenciais que a Comissão Nacional de Eleições vai promover e pela qual pagará até 450 mil euros.