Hospital de Barcelos quer urgência pediátrica a funcionar 24 horas por dia

A Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE) está a trabalhar para garantir o funcionamento do serviço de urgência pediátrica 24 horas por dia, assegurando uma resposta permanente e próxima aos doentes, foi hoje anunciado.

© D.R.

Em resposta escrita enviada à Lusa, a ULSBE refere que, já a partir de 01 de dezembro, aquele serviço passará a funcionar entre as 08:00 e as 24:00, quando atualmente funciona apenas até às 22:00.

Paralelamente, a ULSBE está a estudar a adoção de um regime de funcionamento entre as 00:00 e as 08:00 mediante referenciação via CODU, à semelhança do que ocorre com o Hospital Amadora-Sintra.

“Estas medidas têm como objetivo permitir o funcionamento do serviço 24 horas por dia, garantindo uma resposta permanente e próxima aos doentes pediátricos dos concelhos de Barcelos e Esposende”, no distrito de Braga, sublinha a ULSBE.

Atualmente, durante o período noturno, permanece escalado um médico especialista em pediatria, em presença física, para apoio ao internamento e a eventuais situações urgentes que possam ocorrer.

Em relação à proposta de Rede de Referenciação Hospitalar de Pediatria, que está atualmente em consulta pública, a ULSBE refere que está a preparar uma contraproposta que mantenha o Hospital de Barcelos com consulta de pediatria geral e de neurodesenvolvimento básico, atividade programada em ambulatório, serviço de urgência pediátrica, internamento de curta duração e internamento de pediatria geral.

A proposta em consulta pública prevê que o Hospital de Barcelos assegure apenas cuidados pediátricos básicos, designadamente consulta de pediatria geral e atividade programada em ambulatório.

A ULSBE sublinha que o Serviço de Pediatria tem merecido “uma atenção e investimento contínuos”.

“Encontra-se em curso um processo de requalificação do Serviço de Urgência e do internamento pediátrico, com conclusão prevista até agosto de 2026, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência. Este investimento visa reforçar a capacidade de resposta e assegurar uma prestação de cuidados mais integrada e eficaz, preparando igualmente a transição para o futuro novo Hospital de Barcelos”, refere.

O quadro de pediatras também já foi reforçado com mais um profissional.

Em 2024, o Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Barcelos registou um total de 13.141 atendimentos.

Últimas do País

Um homem é suspeito de ter matado hoje uma criança de 13 anos, morrendo de seguida numa explosão alegadamente provocada por si numa habitação em Casais, Tomar, num caso de suposta violência doméstica, informou a GNR.
O tribunal arbitral decretou hoje serviços mínimos a assegurar durante a greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, marcada para 31 de dezembro e 1 de janeiro, nos aeroportos nacionais.
O Ministério da Administração Interna (MAI) disse hoje que foi registada uma diminuição das filas e do tempo de espera no aeroporto de Lisboa e que todos os postos têm agentes da PSP em permanência.
Quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia estarão fechadas na quarta-feira, número que sobe para cinco no Dia de Natal e seis na sexta-feira, dia de tolerância de ponto na administração pública, segundo o Portal do SNS.
Em 2026, será possível observar em Portugal em agosto um eclipse solar total, um fenómeno raro, que embora parcial em grande parte do país “terá bastante importância”, disse hoje o astrónomo Rui Jorge Agostinho.
Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar um alegado abuso de posição dominante no mercado nacional dos portais de anúncios imobiliários online, “envolvendo o principal grupo empresarial a operar neste segmento em Portugal”, indicou esta terça-feira em comunicado.
Portugal soma, desde o início do ano, 52 focos de gripe das aves, após ter sido registado um novo caso em Aveiro, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Ministério Público vedou o acesso da Comunicação Social à averiguação preventiva que visou a empresa Spinumviva e o primeiro-ministro, alegando que o sigilo absoluto a que está sujeita só cessaria se tivesse sido aberto um inquérito.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para os cuidados a ter por causa do frio, lembrando que a descida das temperaturas aumenta o risco de agravamento de doenças crónicas e pedindo à população que se proteja.
Um total de 332 pessoas com excesso de álcool e 120 sem habilitação para conduzir foram detidas em cinco dias pela PSP e GNR, no quadro das operações de vigilância rodoviária para o Natal e Ano Novo.