Onze distritos sob aviso amarelo na terça-feira devido à chuva

Onze distritos de Portugal continental vão estar na terça-feira sob aviso amarelo à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© D.R.

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estarão já a partir das 21h00 de hoje e até às 09h00 de terça-feira com aviso amarelo por causa da chuva por vezes forte.

O IPMA emitiu também um aviso amarelo para estes dois distritos entre as 21h00 de hoje e as 06h00 de terça-feira por causa do vento, prevendo-se rajadas até 75 quilómetros por hora (km/h) na faixa costeira e até 90 km/h nas serras.

Na terça-feira, entre as 00h00 e as 09h00, também devido à chuva, estarão sob aviso amarelo os distritos de Faro, Porto, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra.

O Instituto também colocou sob aviso amarelo por causa da chuva por vezes forte entre as 18h00 de hoje e as 00h00 de terça-feira na costa sul e nas regiões montanhosas da ilha da Madeira.

As costas norte e sul da ilha da Madeira e o Porto Santo também estarão sob aviso amarelo entre as 09h00 e as 21h00 de terça-feira por causa da interferência marítima, prevenindo-se ondas de noroeste com 04 a 05 metros.

O IPMA emitiu avisos laranja para o grupo Ocidental dos Açores (Flores e Corvo) devido a interferência marítima forte até às 12h00 de hoje, passando depois a amarelo até às 15h00 de hoje.

O grupo ocidental também está sob aviso amarelo até às 12h de hoje devido à previsão de vento forte.

Os grupos Oriental (Santa Maria e São Miguel) e Central (Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge) também estão sob aviso amarelo por causa da interferência marítima (até às 18h00 de hoje) e do vento forte (até às 21h00 de hoje).

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que exista “situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Últimas do País

O Sistema de Entradas e de Saídas (EES) sofreu alterações técnicas e 24 militares da GNR reforçaram o controlo de passageiros. Teste servirá para fazer avaliação, voltando depois o EES a ser suspenso.
Dois idosos foram hoje transportados ao hospital depois de, juntamente com mais quatro pessoas, terem sido retiradas de um prédio, na rua da Picaria, no Porto, onde deflagrou um incêndio disse à Lusa fonte municipal.
Dois médicos foram condenados a pagar uma multa de seis mil euros, cada um, pela morte de um recém-nascido cerca de cinco horas após o parto no Centro Materno Infantil do Norte, segundo uma sentença consultada hoje pela Lusa.
Os cinemas portugueses registaram no ano passado 10,9 milhões de espectadores, uma quebra de 8,2% face a 2024, revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual, que é o pior número desde 1996, sem contar com a pandemia.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu nos últimos seis anos 19.005 armas, destacando-se as pistolas (8.086), em operações especiais de prevenção criminal, informou hoje aquela força de segurança.
O Estado português pagou nos últimos nove anos cerca de 1,5 milhões de euros em indemnizações a reclusos detidos em celas consideradas desumanas e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) ainda tem mais de 850 queixas pendentes.
Enquanto o socorro médico não chegava, dois militares da GNR assumiram o controlo da situação e impediram uma tragédia. A rápida intervenção foi decisiva para salvar a vida de um homem em paragem cardiorrespiratória.
Onze distritos de Portugal continental vão estar na terça-feira sob aviso amarelo à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um incêndio que terá tido origem numa lareira consumiu hoje, totalmente, uma habitação em Vilarinho de Arcos, concelho de Montalegre, deixando desalojado um homem de 98 anos, revelou à Lusa fonte da GNR local.
As urnas na Cidade Universitária de Lisboa registaram uma participação de 17% até às 12h00, segundo o vice-presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Reis.