Proteção civil registou 81 ocorrências entre as 00:00 e as 08:00

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 81 ocorrências entre as 00:00 e as 08:00 relacionadas com o mau tempo, por causa dos efeitos da depressão Ingrid, a maioria quedas de árvores.

© D.R.

“Entre as 00:00 e as 08:00 de hoje foram registadas 81 ocorrências, das quais 39 foram quedas de árvores, 23 limpezas de via, nove quedas de estrutura e 10 movimentos de massa”, adiantou à Lusa José Costa, da ANEPC, realçando não haver registo de vítimas ou danos de maior.

As regiões norte e centro foram as mais afetadas, cada uma com 50 ocorrências, seguida de Lisboa e Vale do Tejo com 11, Alentejo quatro e Algarve uma.

De acordo com José Costa, nas operações foram empenhados 259 operacionais, com o apoio de 113 veículos.

A Linha do Minho mantinha-se, segundo José Costa, às 08:15 suspensa entre Caminha e Valença, no distrito de Viana do Castelo, devido à queda de uma árvore.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva, neve, vento e agitação marítima como efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal continental, tendo emitido vários avisos.

Já entre as 00:00 e 23:00 de quinta-feira, sucederam 349 ocorrências relacionadas com o mau tempo, que afetaram sobretudo a região Norte e Centro.

Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real e Braga estão até às 09:00 de sábado sob aviso vermelho (o mais grave) devido à queda de neve acima de 600/800 metros.

Bragança, Guarda e Castelo Branco estão sob aviso laranja até às 00:00 de sábado por causa da queda de neve acima de 600/800 metros e Portalegre a amarelo até às 06:00 de sábado.

O IPMA emitiu também aviso vermelho para os distritos de Faro, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Braga devido à agitação marítima entre as 00:00 de sábado e as 00:00 de domingo, passando depois a laranja.

Estão previstas ondas de noroeste com 07 a 09 metros de altura significativa, podendo atingir 15 metros de altura máxima.

O IPMA colocou também os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja sob aviso laranja devido ao vento do quadrante oeste com rajadas até 110 quilómetros por hora, sendo de 120 nas serras entre as 06:00 e as 15:00 de sábado.

Também os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje devido ao vento do quadrante oeste com rajadas até 90 quilómetros por hora.

As costas norte e sul da ilha da Madeira e o Porto Santo vão estar sob aviso laranja entre as 21:00 de hoje e as 03:00 de domingo, passando depois a amarelo por causa da agitação marítima.

Estão previstas ondas de noroeste com 05 a 6,5 metros de altura significativa, podendo atingir altura máxima de 12 metros.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para as costas norte e regiões montanhosas da ilha da Madeira e Porto Santo entre as 12:00 e as 21:00 de hoje por causa do vento forte com rajadas até 75 quilómetros por hora, sendo de 100 quilómetros por hora.

O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A ANECP colocou quase todo o território nacional continental em estado de prontidão especial de nível 3 até sábado, devido ao impacto previsível da neve e da agitação marítima com a passagem da depressão Ingrid.

Últimas do País

Tentou travar uma rixa na rua e acabou esfaqueado com uma navalha escondida na manga. A vítima ficou em risco de vida. O agressor fugiu para o norte do País, mas foi capturado pela Polícia Judiciária.
Um homem de 38 anos foi detido hoje em flagrante delito por suspeita da prática do crime de pornografia de menores, no concelho de Sintra, no distrito de Lisboa, informou a Polícia Judiciária (PJ).
A previsão de queda levou hoje a que no distrito de Vila Real, as escolas estejam hoje fechadas em seis dos seus 14 municípios, como Boticas, Montalegre, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 81 ocorrências entre as 00:00 e as 08:00 relacionadas com o mau tempo, por causa dos efeitos da depressão Ingrid, a maioria quedas de árvores.
A capitania do porto do Funchal alertou hoje para a agitação marítima forte prevista para o arquipélago da Madeira, emitindo um conjunto de recomendações.
Crime ocorreu em fevereiro de 2025, mas só foi denunciado meses depois, quando a vítima foi identificada como grávida. Exames de ADN confirmaram a autoria dos factos.
Mais de 60% das vagas para Medicina Geral e Familiar (MGF) ficaram por preencher no concurso de segunda época, que terminou com a ocupação de 50 das 142 abertas, segundo dados a que a Lusa teve acesso.
Mais de mil pedidos por dia, utilização recorde e quase 120 mil utentes no limite anual. O sistema de autodeclarações atinge máximos históricos e levanta alertas sobre o seu uso intensivo.
Os efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal Continental vão começar a fazer-se sentir a partir da tarde de hoje, tendo sido emitidos vários avisos de chuva, vento, neve e agitação marítima, segundo o IPMA.
Suspeito de 43 anos era alvo de mandado internacional por crimes de violência sexual e agressões à companheira. Enfrenta pena até 15 anos de prisão.