Estradas cortadas, perturbações em comboios e escolas fechadas em Espanha

O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.

© D.R.

A Agência Nacional de Meteorologia (Aemet) espanhola colocou sob aviso todas as regiões autónomas do país menos as ilhas Canárias (no Atlântico) e Navarra (nordeste), devido ao vento forte, neve, chuva e ondulação marítima, com risco de inundações em zonas da Andaluzia, no sul do país.

A queda de neve está a provocar vários problemas, sobretudo nas regiões de Castela La Mancha, Castela e Leão, e Madrid, enquanto o vento forte e a chuva estão a ter maior impacto na Andaluzia e na Extremadura.

A Direção Geral de Trânsito (DGT) espanhola indicou que até ao início da tarde (14 horas locais, 13 em Portugal continental) a circulação em 170 estradas foi afetada pelo mau tempo, incluindo em autoestradas, como a A-6, na região de Madrid, onde o trânsito chegou a estar cortado durante várias horas por causa da neve.

As autoridades impuseram o uso obrigatório de correntes para circular nas vias com neve e proibiram os camiões em troços de autoestrada na zona de Segóvia e Cáceres.

O mau tempo está a provocar também atrasos e suspensões em comboios em todo o país e em ligações aéreas, sobretudo devido ao encerramento durante algumas horas de uma das pistas do aeroporto de Madrid.

Na Andaluzia, foram canceladas as aulas em 77 municípios e também foram fechadas escolas em Castela e Leão, afetando, neste caso, 13 mil alunos.

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, pediu prudência e para se evitarem deslocações desnecessárias.

“Hoje, muitos pontos da nossa geografia estão com avisos ativos por neve, chuva e rajadas de vento. Sejamos muito prudentes e evitemos deslocações desnecessárias”, escreveu Sánchez na rede social X.

A Aemet salientou que a depressão Kristin será “efémera, mas profunda” e, depois de uma jornada “muito adversa”, com “ventos de furacão, temporal marítimo, chuvas intensas e nevões”, na quinta-feira “já se terá afastado” de Espanha.

Últimas do Mundo

O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.