Governo nomeia enfermeiro para coordenar Energias Renováveis sem experiência no setor

Licenciado em Enfermagem e ex-assessor governamental, o novo responsável da EMER 2030 assume funções com estatuto equiparado a direção intermédia.

© D.R.

Fábio Alves Teixeira, 29 anos, licenciado em Enfermagem, foi nomeado coordenador da Estrutura de Missão para o Licenciamento de Projetos de Energias Renováveis 2030 (EMER 2030), entidade sob tutela do Ministério do Ambiente e da Energia, apurou o Página UM. Até novembro de 2025, desempenhava funções no gabinete da ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes.

O despacho, assinado a 2 de fevereiro pelo presidente da estrutura, Manuel Nina, sustenta que o nomeado possui “perfil adequado” às funções. No entanto, o currículo divulgado não apresenta experiência direta na área das energias renováveis. O percurso inclui uma pós-graduação em Gestão de Projetos pela Porto Business School e atividade como assessor governamental e gestor de projetos em áreas como software, inovação social e recrutamento na saúde.

Segundo a mesma fonte, o cargo confere uma remuneração bruta mensal de cerca de 3.700 euros, equiparada a direção intermédia de 1.º grau na Administração Pública.

Questionado, o Ministério do Ambiente remeteu a gestão interna da equipa para o presidente da EMER 2030, sublinhando que compete exclusivamente a este organizar a estrutura. A entidade, criada em março de 2024 para acelerar o licenciamento de projetos e cumprir metas do Plano Nacional de Energia e Clima 2030, deverá ser extinta no final do ano, conforme já anunciado pela ministra Maria da Graça Carvalho — contexto que intensifica o escrutínio político sobre a nomeação.

Últimas do País

O Ministério Público (MP) e a Polícia Judiciária Militar estão a realizar esta quarta-feira, 11 de fevereiro, buscas em instalações da Força Aérea e da Marinha, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa.
Mais de um milhão de utentes do SNS aguardavam uma consulta de especialidade e cerca de 264 mil esperavam por uma cirurgia no final de 2025, números que representaram um aumento das listas de espera face a 2024.
Licenciado em Enfermagem e ex-assessor governamental, o novo responsável da EMER 2030 assume funções com estatuto equiparado a direção intermédia.
A taxa de abandono precoce da educação e formação na Madeira aumentou ligeiramente em 2025, fixando-se em 9%, mais 0,4 pontos percentuais do que no ano anterior, anunciou hoje a Direção Regional de Estatística (DREM).
Um total de 39 mil clientes das redes eletrónicas continuou às 08:00 de hoje, sem abastecimento de energia elétrica em Portugal continental, devido a avarias, a maioria deles em zonas afetadas pela depressão, anunciou a empresa.
A chuva persistente das últimas horas está a aumentar o caudal dos rios na região Oeste, levanto a Proteção Civil a apelar à população para se afastar de zonas ribeirinhas devido ao elevado risco de cheias.
A vice-presidente da Câmara de Pombal, Isabel Marto, admitiu hoje que quase todas as casas no município têm danos devido à depressão Kristin, que há 15 dias atingiu gravemente este concelho do distrito de Leiria.
O encargo do SNS com medicamentos para o tratamento das doenças do aparelho circulatório aumentou cerca de 41%, entre 2015 e 2024, passando de 357 milhões de euros para cerca de 505 milhões de euros, revela hoje um relatório.
A proteção civil registou entre as 00h00 de terça-feira e as 06h00 de hoje 1.576 ocorrências, entre inundações, quedas de árvores e revelações, na Área Metropolitana do Porto, Coimbra e Aveiro, sem causar vítimas.
Quinze pessoas foram detidas numa operação de combate ao tráfico de droga que decorreu em Paredes, Maia e Vila Nova de Gaia, na qual também foram apreendidas 10 mil doses de produto estupefaciente, informou hoje a GNR do Porto.