Número de peregrinos no Santuário de Fátima mais do que duplicou em 2022

O Santuário de Fátima recebeu quase cinco milhões de peregrinos em 2022, mais do dobro do que no ano anterior, disse hoje a porta-voz do templo mariano, Carmo Rodeia.

“Sem qualquer constrangimento sanitário, mas com a incerteza de uma guerra, Fátima registou um número crescente de peregrinos que nos atreveríamos a apelidar de regresso a números de antes da pandemia, isto é, a 2019. Mais peregrinos, quase cinco milhões [4.937.294], contra os 2,4 milhões de 2021”, afirmou Carmo Rodeia.

A porta-voz do santuário falava no 44.º encontro de hoteleiros e responsáveis de casas religiosas que acolhem peregrinos, que decorreu hoje em Fátima.

“Mais celebrações, 8.271 em vez das 5.077 de 2021. Mais peregrinações organizadas – 3.028 – em vez 1.036 do ano de 2021”, destacou ainda.

Das peregrinações 3.028 organizadas, 1.992 foram estrangeiras e 1.036 portuguesas, com um total de 421.252 peregrinos.

“Acolhemos mais 192,3% de peregrinações organizadas que em 2021, mais 481,9% de peregrinos”, assinalou, reconhecendo, contudo, “muito aquém dos números de 2019 (-32,3% de peregrinações organizadas portuguesas e –30,2% de peregrinações estrangeiras)”.

A porta-voz salientou, de entre os peregrinos estrangeiros, a presença de fiéis de “Espanha, Polónia e Itália, três países maioritariamente católicos”, mas realçou a Ucrânia.

“No meio da guerra, os ucranianos não ficaram satisfeitos apenas com a deslocação de uma Imagem da Virgem Peregrina que chegou ao seu país, um mês e três dias depois de ter começado uma guerra. Quiseram vir rezar”, declarou.

Referindo que “são, naturalmente, os europeus que continuam a vir em massa, mas os brasileiros também começaram a regressar – 182 grupos – e dos Estados Unidos ainda vieram 174”, Carmo Rodeia adiantou que “os portugueses participam todo o ano, mas gostam especialmente de maio e de outubro”, sendo que “estes dois meses vieram 399 grupos portugueses organizados”.

“Já os estrangeiros preferem outubro e setembro, 730 grupos no total”, adiantou.

“É bom sublinhar que os portugueses são os que mais participam nas celebrações em Fátima e poderemos dizer que apreciam especialmente o terço ao fim de semana e a missa dominical, seja na Basílica da Santíssima Trindade, seja no recinto de oração”, assinalou a porta-voz do santuário.

Já a “procissão das Velas e as vias-sacras são mais participadas por estrangeiros, embora, ao fim de semana e durante as peregrinações internacionais aniversárias, haja uma influência muito grande de peregrinos nacionais e estrangeiros a noite, no Santuário de Fátima”, referiu Carmo Rodeia.

Entre outros dados disponibilizados pelo templo, é “na Capelinha das Aparições que se concentram mais peregrinos, 1.858.530 numa só celebração e são as missas oficiais – 2.545- nas Basílicas da Santíssima Trindade e Nossa Senhora do Rosário de Fátima e, ainda, na Capela da Morte de Jesus que registam o maior número de participantes, 2.288.924”.

Últimas do País

Cerca de 170 estradas continuam hoje cortadas ao trânsito devido ao mau tempo, incluindo seis troços de autoestradas, e Coimbra é o distrito com mais vias interditas à circulação, segundo a GNR.
As autoridades detiveram cinco pessoas e apreenderam armas e 1,5 toneladas de cocaína numa operação policial em Faro, Setúbal, Aveiro e Guarda, desmantelando uma organização criminosa transnacional, foi hoje divulgada.
O Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil, ativado a 01 de fevereiro, foi hoje desativado tendo em conta o desagravamento dos cenários de risco meteorológico e hidrológico, anunciou a Proteção Civil.
A situação das cheias no rio Tejo evolui de forma lenta mas gradual no Médio Tejo e na zona da Lezíria, mantendo-se o alerta amarelo ativo e várias estradas submersas.
O sul do país tem água armazenada que dá para “dois a três anos”, com todas as barragens “literalmente cheias”, afirmou o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), admitindo que se podem bater recordes nacionais nas albufeiras.
Cerca de 4.500 clientes da E-Redes nas localidades afetadas pela depressão Kristin, que passou pelo continente em 28 de janeiro, continuavam às 07:00 de hoje sem energia elétrica, segundo a empresa.
A ASAE instaurou dois processos-crime por venda de telhas acima do valor afixado nos concelhos da Batalha (Leiria) e Coimbra, indicou ontem a autoridade, que tem realizado várias ações de fiscalização nas zonas afetadas pelas tempestadas.
Seis distritos do litoral norte e centro estão atualmente sob aviso amarelo, devido à previsão de agitação marítima, disse esta sexta-feira, 20 de fevereiro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Pelo menos 157 escolas estiveram encerradas na sequência das tempestades que atingiram Portugal nas últimas semanas, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Missão Escola Pública em que 81 agrupamentos relatam ter sido afetos pelo mau tempo.
O rebentamento do dique dos Casais, em Coimbra, provocou prejuízos de mais de dois milhões de euros nas instalações de uma empresa centenária de produção de plantas ornamentais, cuja reabertura será difícil este ano.