Número de peregrinos no Santuário de Fátima mais do que duplicou em 2022

O Santuário de Fátima recebeu quase cinco milhões de peregrinos em 2022, mais do dobro do que no ano anterior, disse hoje a porta-voz do templo mariano, Carmo Rodeia.

“Sem qualquer constrangimento sanitário, mas com a incerteza de uma guerra, Fátima registou um número crescente de peregrinos que nos atreveríamos a apelidar de regresso a números de antes da pandemia, isto é, a 2019. Mais peregrinos, quase cinco milhões [4.937.294], contra os 2,4 milhões de 2021”, afirmou Carmo Rodeia.

A porta-voz do santuário falava no 44.º encontro de hoteleiros e responsáveis de casas religiosas que acolhem peregrinos, que decorreu hoje em Fátima.

“Mais celebrações, 8.271 em vez das 5.077 de 2021. Mais peregrinações organizadas – 3.028 – em vez 1.036 do ano de 2021”, destacou ainda.

Das peregrinações 3.028 organizadas, 1.992 foram estrangeiras e 1.036 portuguesas, com um total de 421.252 peregrinos.

“Acolhemos mais 192,3% de peregrinações organizadas que em 2021, mais 481,9% de peregrinos”, assinalou, reconhecendo, contudo, “muito aquém dos números de 2019 (-32,3% de peregrinações organizadas portuguesas e –30,2% de peregrinações estrangeiras)”.

A porta-voz salientou, de entre os peregrinos estrangeiros, a presença de fiéis de “Espanha, Polónia e Itália, três países maioritariamente católicos”, mas realçou a Ucrânia.

“No meio da guerra, os ucranianos não ficaram satisfeitos apenas com a deslocação de uma Imagem da Virgem Peregrina que chegou ao seu país, um mês e três dias depois de ter começado uma guerra. Quiseram vir rezar”, declarou.

Referindo que “são, naturalmente, os europeus que continuam a vir em massa, mas os brasileiros também começaram a regressar – 182 grupos – e dos Estados Unidos ainda vieram 174”, Carmo Rodeia adiantou que “os portugueses participam todo o ano, mas gostam especialmente de maio e de outubro”, sendo que “estes dois meses vieram 399 grupos portugueses organizados”.

“Já os estrangeiros preferem outubro e setembro, 730 grupos no total”, adiantou.

“É bom sublinhar que os portugueses são os que mais participam nas celebrações em Fátima e poderemos dizer que apreciam especialmente o terço ao fim de semana e a missa dominical, seja na Basílica da Santíssima Trindade, seja no recinto de oração”, assinalou a porta-voz do santuário.

Já a “procissão das Velas e as vias-sacras são mais participadas por estrangeiros, embora, ao fim de semana e durante as peregrinações internacionais aniversárias, haja uma influência muito grande de peregrinos nacionais e estrangeiros a noite, no Santuário de Fátima”, referiu Carmo Rodeia.

Entre outros dados disponibilizados pelo templo, é “na Capelinha das Aparições que se concentram mais peregrinos, 1.858.530 numa só celebração e são as missas oficiais – 2.545- nas Basílicas da Santíssima Trindade e Nossa Senhora do Rosário de Fátima e, ainda, na Capela da Morte de Jesus que registam o maior número de participantes, 2.288.924”.

Últimas do País

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) denuncia a "grande revolta" dos polícias no aeroporto de Lisboa, que refutam as críticas de serem responsáveis pelos tempos de espera e acusam "a intromissão e pressão inexplicável" do poder político.
A neve que cai com intensidade no maciço central da Serra da Estrela levou ao encerramento da Estrada Nacional (EN) 339, que atravessa o ponto mais alto da montanha.
Portugal registou 20 casos de sarampo desde o início do ano, nove dos quais em pessoas não vacinadas, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
As companhias aéreas TAP e Sata e a SPdH, de assistência em terra em aeroportos, acordaram com vários sindicatos a realização de serviços mínimos na greve geral de 11 de dezembro, segundo documentos publicados pela DGERT.
Cerca de 600 alunos das escolas de Montalegre regressaram hoje a casa mais cedo por precaução devido à queda de neve, informou a Proteção Civil Municipal.
Apesar do salário mínimo nacional subir para 920 euros, os números revelam um fosso significativo entre Portugal e os restantes países da União Europeia. O salário médio anual na UE situa-se nos 39.808 euros, enquanto Portugal permanece quase 15 mil euros abaixo deste valor.
Um homem, de 42 anos, foi detido no sábado, por suspeita de exercer violência física e verbal sobre a mulher, na presença dos filhos menores do casal, anunciou hoje a PSP.
Os dados revelados pelo regulador mostram que a Notícias Ilimitadas, criada para garantir a sobrevivência do JN e da TSF após a cisão da Global Notícias, fechou o ano de 2024 com mais de 1,2 milhões de euros de prejuízo e um passivo que já ultrapassa 12 milhões.
Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja e 10 sob aviso amarelo devido à agitação marítima, segundo o IPMA, que prevê também queda de neve em dois distritos do interior norte.
A TAP disse hoje à Lusa que a companhia vai atuar no dia da greve geral, 11 de dezembro, com base nos serviços mínimos acordados com os sindicatos.