Número de peregrinos no Santuário de Fátima mais do que duplicou em 2022

O Santuário de Fátima recebeu quase cinco milhões de peregrinos em 2022, mais do dobro do que no ano anterior, disse hoje a porta-voz do templo mariano, Carmo Rodeia.

“Sem qualquer constrangimento sanitário, mas com a incerteza de uma guerra, Fátima registou um número crescente de peregrinos que nos atreveríamos a apelidar de regresso a números de antes da pandemia, isto é, a 2019. Mais peregrinos, quase cinco milhões [4.937.294], contra os 2,4 milhões de 2021”, afirmou Carmo Rodeia.

A porta-voz do santuário falava no 44.º encontro de hoteleiros e responsáveis de casas religiosas que acolhem peregrinos, que decorreu hoje em Fátima.

“Mais celebrações, 8.271 em vez das 5.077 de 2021. Mais peregrinações organizadas – 3.028 – em vez 1.036 do ano de 2021”, destacou ainda.

Das peregrinações 3.028 organizadas, 1.992 foram estrangeiras e 1.036 portuguesas, com um total de 421.252 peregrinos.

“Acolhemos mais 192,3% de peregrinações organizadas que em 2021, mais 481,9% de peregrinos”, assinalou, reconhecendo, contudo, “muito aquém dos números de 2019 (-32,3% de peregrinações organizadas portuguesas e –30,2% de peregrinações estrangeiras)”.

A porta-voz salientou, de entre os peregrinos estrangeiros, a presença de fiéis de “Espanha, Polónia e Itália, três países maioritariamente católicos”, mas realçou a Ucrânia.

“No meio da guerra, os ucranianos não ficaram satisfeitos apenas com a deslocação de uma Imagem da Virgem Peregrina que chegou ao seu país, um mês e três dias depois de ter começado uma guerra. Quiseram vir rezar”, declarou.

Referindo que “são, naturalmente, os europeus que continuam a vir em massa, mas os brasileiros também começaram a regressar – 182 grupos – e dos Estados Unidos ainda vieram 174”, Carmo Rodeia adiantou que “os portugueses participam todo o ano, mas gostam especialmente de maio e de outubro”, sendo que “estes dois meses vieram 399 grupos portugueses organizados”.

“Já os estrangeiros preferem outubro e setembro, 730 grupos no total”, adiantou.

“É bom sublinhar que os portugueses são os que mais participam nas celebrações em Fátima e poderemos dizer que apreciam especialmente o terço ao fim de semana e a missa dominical, seja na Basílica da Santíssima Trindade, seja no recinto de oração”, assinalou a porta-voz do santuário.

Já a “procissão das Velas e as vias-sacras são mais participadas por estrangeiros, embora, ao fim de semana e durante as peregrinações internacionais aniversárias, haja uma influência muito grande de peregrinos nacionais e estrangeiros a noite, no Santuário de Fátima”, referiu Carmo Rodeia.

Entre outros dados disponibilizados pelo templo, é “na Capelinha das Aparições que se concentram mais peregrinos, 1.858.530 numa só celebração e são as missas oficiais – 2.545- nas Basílicas da Santíssima Trindade e Nossa Senhora do Rosário de Fátima e, ainda, na Capela da Morte de Jesus que registam o maior número de participantes, 2.288.924”.

Últimas do País

Cerca de 20% das 2.331 vagas abertas para os novos médicos escolherem a especialidade ficaram por preencher, anunciou hoje a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), alertando para a incapacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em fixar esses profissionais.
O Banco Alimentar Contra a Fome (BA) começa hoje uma nova campanha de recolha de alimentos, em 2 mil lojas e com a ajuda de mais de 41 mil voluntários, apelando “à partilha de alimentos com quem mais precisa”.
A TAP está a atualizar o ‘software’ de controle de voo dos seus aviões A320, após problemas detetados pela Airbus, mas com “impacto reduzido” na operação e sem necessidade de cancelamentos, avançou hoje à Lusa fonte oficial da companhia.
O médico Miguel Alpalhão, que recebeu mais de 700 mil euros em três anos de cirurgias adicionais no Hospital de Santa Maria (Lisboa), foi suspenso de funções com perda total de vencimento.
Os maiores aumentos registaram-se entre mulheres asiáticas, sobretudo oriundas do Bangladesh, que ocupou o segundo lugar no número de episódios nos dois anos analisados.
Um bebé de apenas um ano deixou de respirar nos braços do pai, em Loures, mas a tragédia foi evitada por um agente da PSP que, em poucos segundos, conseguiu reanimá-lo.
O Governo decidiu que a solução para os problemas da saúde não passa por mais médicos, mais recursos ou menos burocracia, passa por criar um novo cargo. As Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) vão ganhar vice-presidentes especializados em Saúde, num movimento que promete revolucionar tudo… exceto o que realmente precisa de ser revolucionado.
O mês passado foi o segundo outubro mais quente em Portugal continental desde 1931, tendo sido muito quente e seco, segundo o mais recente boletim climatológico mensal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) hoje divulgado.
A GNR registou até 31 de outubro 2.856 casos de burla informática através de utilização de aplicações para transferência imediata de dinheiro, informou hoje a Guarda numa nota para assinalar a operação “Comércio Seguro 2025”.
Uma das mais urgentes prioridades para o CHEGA na Câmara Municipal do Porto é pressionar o Executivo de Pedro Duarte a tomar decisões sobre o MetroBus na Avenida da Boavista.