O ex-Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, regressou, esta quinta-feira, ao Brasil, tendo sido recebido com aplausos e ao som do hino nacional pelos seus apoiantes.
Jair Bolsonaro aterrou esta manhã em Brasília, oriundo dos Estados Unidos. Na zona das chegadas do aeroporto local era aguardado pelos seus apoiantes a quem agradeceu o apoio.
Também na rede social Twitter, Jair Bolsonaro agradeceu pelo “carinho” demonstrado e pela “consideração de sempre”.
“É bom estar de volta ao Brasil”, escreveu.
O governo de Lula da Silva recusou comentar o regresso do ex-presidente ao Brasil, com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a garantir que nem o Governo nem Lula da Silva “têm uma opinião” ou qualquer “preocupação” sobre o regresso de “um cidadão que afirma estar na oposição”.
Bolsonaro está a ser processado nos tribunais numa dúzia de casos, a maioria em primeira instância, uma vez que perdeu os privilégios que lhe foram garantidos pelo seu ex-cargo.
Está a ser investigado por encorajar atos de golpe de Estado, por campanhas para desacreditar o sistema de justiça eleitoral, por divulgar informações falsas, e por alegados abusos económicos e de poder.
Cinco casos permanecem perante o Supremo Tribunal, um dos quais procura determinar a “autoria intelectual” da tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro.
Nas últimas semanas, foi acrescentada uma investigação, que ainda não chegou ao tribunal, sobre presentes valiosos que terá, alegadamente, recebido da Arábia Saudita enquanto Presidente e que manteve depois de deixar o cargo.
*com agência lusa