‘Clássico’ pode deixar ‘encarnados’ ainda mais perto do título

©Folha Nacional

O Benfica pode sexta-feira ficar ainda mais perto do título nacional de futebol, que foge há três temporadas, na receção ao FC Porto, que vai tentar atrasar os ‘encarnados’ e também reforçar o acesso à Liga dos Campeões.

No Estádio da Luz, as duas equipas chegam ao clássico da 27.ª jornada separadas por 10 pontos, com o líder Benfica, que venceu os últimos 10 jogos na prova, como claro favorito a conquistar a atual edição da I Liga e a ocupar uma posição bem mais confortável do que o ainda campeão nacional, segundo.

Mesmo que sofra o segundo desaire em todo o campeonato, depois do 0-3 em Braga, à 14.ª ronda, a formação de Roger Schmidt continua com todas as condições para chegar ao título, que será o 38.º da história do clube lisboeta, enquanto o FC Porto tem Sporting de Braga e Sporting na perseguição, na luta pelo acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada.
Por outro lado, um triunfo do Benfica abre a ‘passadeira vermelha’ e acaba com qualquer dúvida que ainda possa existir quanto o futuro campeão nacional.

No FC Porto, uma derrota na Luz, tal como aconteceu na primeira volta no Dragão (1-0, com um golo de Rafa), pode abrir ainda mais o ‘combate’ pelos milhões da ‘Champions’, deixando a equipa de Sérgio Conceição sem margem de erro até à última jornada.

O FC Porto chega a esta ronda com dois pontos de vantagem sobre o Sporting de Braga, terceiro classificado, e com mais oito do que o Sporting, embora os ‘leões’ possam encurtar essa diferença para cinco, caso vençam hoje o Gil Vicente, em Barcelos, em jogo em atraso.

Do lado do Benfica, que procura a 11.ª vitória seguida na I Liga, Gonçalo Guedes deverá ser a única baixa, devido a lesão, com Roger Schmidt a ter praticamente todo o plantel à sua disposição (o alemão Draxler também está lesionado, mas raramente fez parte das opções principais do técnico ‘encarnado’).

Cenário bem diferente tem o FC Porto, com o guarda-redes Diogo, os defesas Pepe e João Mário e o avançado Evanilson todos em dúvida, devido a problemas físicos.

Na temporada 2021/22, os ‘dragões’ foram vencer à Luz por 1-0, com um golo do nigeriano Zaidu nos descontos, reforçando o bom registo na casa do rival nos últimos anos.

Desde 2010, o FC Porto só por duas vezes caiu no terreno do Benfica para a I Liga, em 2014 e 2018, tendo alcançado seis vitórias e quatro empates.

O clássico Benfica-FC Porto está agendado para as 18:00.

Últimas de Desporto

O envolvimento de Portugal na organização do Mundial2030 de futebol, juntamente com Espanha e Marrocos, vai gerar uma receita fiscal próxima de 400 milhões de euros (ME), segundo um estudo da consultora PwC.
Pedro Proença vai concorrer à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nas eleições de fevereiro de 2025, anunciou hoje o líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias.
A portuguesa Patrícia Sampaio, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou hoje a competição de -78 kg na terceira posição, ao vencer no combate pela medalha a japonesa Shori Hamada, por ippon.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).