Pedro Pichardo entre candidatos a atleta europeu do mês de março

O português Pedro Pablo Pichardo está entre os nomeados a atleta europeu do mês de março, hoje revelados, após ter conquistado o segundo título de campeão europeu ‘indoor’ do triplo salto da carreira, em Istambul.

Pichardo concorre com o norueguês Jakob Ingebrigtsen, que venceu dois títulos nos mesmos Europeus, na Turquia, no caso os 1.500 e os 3.000 metros, e com Sondre Guttormsen, também da Noruega, que aproveitou a ausência do sueco Armand Duplantis para se sagrar campeão europeu do salto com vara e venceu também nos Estados Unidos os NCAA ‘indoor’.

O quarteto de nomeados fica completo com o italiano Samuele Ceccarelli, vencedor dos 60 metros sob telha com 6,48 segundos, à frente do campeão olímpico e compatriota Marcel Jacobs.

Pichardo, campeão olímpico e mundial da disciplina, venceu o ouro do triplo salto com um ensaio de 17,60 metros, a melhor marca mundial do ano até aqui.

No feminino, a lista publicada pela European Athletics inclui a neerlandesa Femke Bol, campeã da Europa nos 400 metros e nos 4×400 metros, e a suíça Mujinga Kambundji, que ganhou o título de 60 metros com 7,00 segundos, igualando o recorde de Europeus ‘indoor’.

Completam a lista a belga Nafissatou Thiam, nova recordista mundial do pentatlo, com 5.055 pontos, e a britânica Jazmin Sawyers, que fez a melhor marca mundial do ano em Istambul com 7,00 metros, ganhando o ouro.

A votação decorre até quinta-feira nas publicações dedicadas a cada uma das categorias na conta oficial da European Athletics na rede social Instagram.

Últimas de Desporto

A judoca Patrícia Sampaio sagrou-se hoje campeã europeia em -78 kg, ao vencer na final da competição que decorre em Podgorica, no Montenegro, a alemã Anna Monta Olek.
João Almeida (UAE Emirates) conquistou hoje a 64.ª Volta ao País Basco em bicicleta, tornando-se, com o maior triunfo da carreira, no primeiro português a vencer a prova, vencendo também a sexta e última etapa.
O piloto britânico Lando Norris (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1, prova de abertura do Campeonato do Mundo, e é o primeiro líder do Mundial de Pilotos.
O jornalista Francisco Alves Rito, líder da lista A, foi eleito na sexta-feira presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2025-2028, com um total de 755 votos.
Nuno Borges e Francisco Cabral colocaram hoje Portugal em vantagem sobre o Mónaco (2-1), ao vencerem o encontro de pares frente a Hugo Nys e Romain Arneodo na eliminatória de manutenção do Grupo Mundial 1 da Taça Davis.
Portugal terminou hoje em quarto lugar o Campeonato do Mundo de andebol, depois ser derrotado pela França, por 35-34, no jogo de atribuição da medalha de bronze, que decorreu em Oslo.
O envolvimento de Portugal na organização do Mundial2030 de futebol, juntamente com Espanha e Marrocos, vai gerar uma receita fiscal próxima de 400 milhões de euros (ME), segundo um estudo da consultora PwC.
Pedro Proença vai concorrer à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nas eleições de fevereiro de 2025, anunciou hoje o líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias.
A portuguesa Patrícia Sampaio, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou hoje a competição de -78 kg na terceira posição, ao vencer no combate pela medalha a japonesa Shori Hamada, por ippon.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.