Pedro Pichardo entre candidatos a atleta europeu do mês de março

O português Pedro Pablo Pichardo está entre os nomeados a atleta europeu do mês de março, hoje revelados, após ter conquistado o segundo título de campeão europeu ‘indoor’ do triplo salto da carreira, em Istambul.

Pichardo concorre com o norueguês Jakob Ingebrigtsen, que venceu dois títulos nos mesmos Europeus, na Turquia, no caso os 1.500 e os 3.000 metros, e com Sondre Guttormsen, também da Noruega, que aproveitou a ausência do sueco Armand Duplantis para se sagrar campeão europeu do salto com vara e venceu também nos Estados Unidos os NCAA ‘indoor’.

O quarteto de nomeados fica completo com o italiano Samuele Ceccarelli, vencedor dos 60 metros sob telha com 6,48 segundos, à frente do campeão olímpico e compatriota Marcel Jacobs.

Pichardo, campeão olímpico e mundial da disciplina, venceu o ouro do triplo salto com um ensaio de 17,60 metros, a melhor marca mundial do ano até aqui.

No feminino, a lista publicada pela European Athletics inclui a neerlandesa Femke Bol, campeã da Europa nos 400 metros e nos 4×400 metros, e a suíça Mujinga Kambundji, que ganhou o título de 60 metros com 7,00 segundos, igualando o recorde de Europeus ‘indoor’.

Completam a lista a belga Nafissatou Thiam, nova recordista mundial do pentatlo, com 5.055 pontos, e a britânica Jazmin Sawyers, que fez a melhor marca mundial do ano em Istambul com 7,00 metros, ganhando o ouro.

A votação decorre até quinta-feira nas publicações dedicadas a cada uma das categorias na conta oficial da European Athletics na rede social Instagram.

Últimas de Desporto

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).
O canoísta Rui Lacerda conquistou hoje a medalha de bronze na prova de C1 dos mundiais de maratonas da Croácia, o segundo pódio luso em Metkovic.
Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) lamentou hoje ter tido uma qualificação e uma corrida sprint duras no Grande Prémio de São Marino de MotoGP, 13.ª ronda do Campeonato do Mundo, que terminou na 15.ª posição.