Incêndio em fábrica de Coimbra está ativo e a ser combatido por 75 bombeiros

© ahbvcoimbra

O incêndio que começou na quinta-feira à noite numa unidade da Lugrade, em Coimbra, estava novamente ativo às 09:45 de hoje e a ser combatido por 75 bombeiros, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

“Está ativo e no local estão 75 bombeiros e 23 veículos”, disse fonte do comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil da região de Coimbra

O incêndio deflagrou às 21:00 de quinta-feira e foi considerado em resolução cerca de uma hora depois.

Numa nota divulgada já de madrugada, a Lugrade–Bacalhau de Coimbra revelou que o incêndio provocou “avultados danos materiais” na unidade norte da empresa e garantiu que o incidente não comprometerá qualquer posto de trabalho.

Em comunicado, a Lugrade–Bacalhau de Coimbra assegurou que “não ficará comprometido qualquer posto de trabalho resultante desta ocorrência” e que, pese embora os avultados danos materiais que apenas nos próximos dias serão apurados detalhadamente, “o mais importante é que não houve qualquer vítima a registar”.

Através do comunicado assinado pelos administradores Joselito Lucas e Vítor Lucas, a empresa recordou que o alerta para o incêndio foi dado às 21:00 e que o fogo foi controlado pelas 22:00.

“A Lugrade agradece a rápida e eficaz intervenção de todos os bombeiros no combate às chamas – Bombeiros Sapadores e Bombeiros Voluntários de Coimbra, Bombeiros Voluntários de Brasfemes, Bombeiros Voluntários da Mealhada, Bombeiros Voluntários da Pampilhosa e Bombeiros Voluntários de Penacova. Queremos também agradecer a todas as entidades e pessoas que de uma ou de outra forma ajudaram a enfrentar esta dramática situação”, lê-se na mesma nota.

Em dezembro de 2022, à agência Lusa, a Lugrade-Bacalhau de Coimbra estimou fechar 2022 com uma faturação na ordem dos 40 milhões de euros, o que representa um aumento de quase seis milhões relativamente a 2021, apesar das quebras registadas no consumo.

Com mais de 150 trabalhadores, a Lugrade apresenta 768 referências de produtos à base de bacalhau, proveniente de todas as origens do Atlântico (Islândia, Noruega, Gronelândia e Ilhas Faroé).

A empresa de Coimbra exporta para 22 países do mundo, desde a Alemanha ao Canadá, passando pelo Brasil, embora Portugal seja o principal mercado.

Últimas do País

O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito por violação de segredo de Estado que tinha aberto após ter sido apreendida, na Operação Influencer, uma 'pen-drive' com uma lista de agentes dos serviços de informação.
A praia da Nazaré está desde domingo interditada a banhos, pela terceira vez este verão, devido a uma "escorrência" detetada nesse dia, mantendo-se a medida até serem revelados os resultados das análises efetuadas às águas balneares.
O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Sintra decidiu hoje levar José Castelo Branco a julgamento nos exatos termos da acusação do Ministério Público (MP) por violência doméstica sobre Betty Grafstein.
As intervenções emergentes e críticas decorrentes dos incêndios rurais deste verão têm o valor de 3,7 milhões de euros, revelou o Ministério do Ambiente e Energia, adiantando existir uma dotação de 15 milhões de euros para ações urgentes.
O número de atendimentos em serviço de urgência do Serviço Nacional de Saúde diminuiu cerca de 4% em duas décadas, entre 2003 e 2023, período em que o número de enfermeiros especialistas triplicou, segundo dados divulgados hoje pelo INE.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia na terça-feira uma operação de sensibilização e fiscalização rodoviária direcionada aos comportamentos associados à condução agressiva, em especial dos utilizadores de veículos de duas rodas a motor.
O Ministério da Saúde revelou hoje que há instituições que tinham assinado contratos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para cuidados continuados que pediram a rescisão, num total que abrange mais de 870 camas.
Um sismo de magnitude 2.8 na escala de Richter, com epicentro cerca de 10 quilómetros a norte de Santa Luzia, na ilha do Pico, foi hoje sentido pelas 13:09, nos Açores, segundo o IPMA.
Um incêndio que deflagrou hoje numa zona de mato em Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, já se encontra dominado, segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa.
O SNS tem mais de 150 mil trabalhadores, mas os bastonários dos médicos e enfermeiros elencam a falta de profissionais como um constrangimento do serviço público que já gasta cerca de 15 mil milhões de euros anualmente.