GNR detém 11 pessoas em flagrante delito por violência doméstica durante a semana passada

©GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou hoje que deteve 544 pessoas em flagrante delito na semana passada, em todo o país, 11 das quais por violência doméstica.

Em comunicado, a GNR salientou que estas detenções ocorreram no âmbito de operações realizadas entre os dias 14 e 20 de abril, visando a prevenção e combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária e a fiscalização de matérias de âmbito contraordenacional.

Entre as detenções, e além das 11 já referidas por violência doméstica, destacam-se ainda nove por posse ilegal de arma e arma proibida, 36 por tráfico de droga, 18 por furto e roubo e uma por incêndio florestal.

Na vertente rodoviária, a GNR indica ter ainda detido 243 pessoas por conduzir sob o efeito de álcool e 137 por não terem habilitação legal para conduzir.

Do balanço deste conjunto de ações realizadas pela GNR em todo o território nacional constam ainda diversas apreensões, designadamente 18 veículos, 23 armas de fogo, 18 armas brancas ou proibidas e 410 munições de diversos calibres.

Foram também apreendidas 7.774 doses de cocaína, 6.339 doses de MDMA, 2.719 doses de haxixe, 2.141 doses de heroína, 1.016 doses de liamba, 25 comprimidos de anfetaminas, três comprimidos de MDMA, nove selos de LSD e 133 pés de canábis.

No âmbito da fiscalização de trânsito, a GNR detetou 9.612 infrações entre as quais 3.191 por excesso de velocidade, 768 por falta de inspeção periódica obrigatória, 376 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças ou ainda 343 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização.

Além disto, a GNR detetou 316 situações de uso indevido do telemóvel durante a condução, bem como 303 infrações relacionadas com tacógrafos, 266 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei e 249 por falta de seguro de responsabilidade civil.

Últimas do País

O antigo primeiro-ministro José Sócrates considerou hoje que um “lapso de escrita” que em 2024 reavivou o processo Operação Marquês, que “estava morto”, foi a “gota de água” que levou à apresentação de uma queixa contra o Estado português.
A Unicef Portugal e outras quatro instituições, unidas numa "Aliança pela Prevenção", apelam hoje ao Governo para que crie um "novo paradigma de tolerância zero para com a violência na infância" e tome medidas para combater o problema.
Quase 80% dos utentes inquiridos num estudo da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) revelaram um conhecimento inadequado ou problemático dos seus direitos no acesso aos cuidados de saúde.
Cerca de um terço das estações meteorológicas de Portugal continental ultrapassaram ou igualaram, no fim de semana, os seus anteriores máximos históricos de temperatura máxima para o mês de junho, segundo o IPMA.
O IRN e o Ministério da Justiça acrescentam que para "tornar mais eficiente a tramitação dos processos, o balcão do Arquivo Central do Porto encerrará, temporariamente, o atendimento presencial, para poder dedicar os seus recursos aos pedidos recebidos por correio e canal 'online'".
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade começam hoje e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
O envolvimento da Força Aérea no transporte de emergência médica mantém-se a partir de terça-feira, apesar de já ter sido concedido o visto ao contrato entre o INEM e a empresa Gulf Med, a quem foi adjudicado o serviço.
O fenómeno é particularmente visível no Algarve e na Grande Lisboa, onde há concelhos em que os partos de mães estrangeiras já ultrapassam, e de forma clara, os de mães portuguesas.
Cento e dois operacionais combatem hoje um incêndio em Alvarenga, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto.
O Tribunal de Évora marcou hoje para 14 de julho a leitura da sentença do ex-motorista do antigo ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita, no caso do atropelamento mortal de um trabalhador na Autoestrada 6 (A6).