Aeroporto de Berlim cancela voos devido a greve dos funcionários de terra

© BER

O aeroporto de Berlim-Brandenburgo cancelou todas as partidas para hoje devido à greve da equipa de segurança e controlo de passageiros convocada pelo sindicato do setor público Ver.di, noticiou a imprensa internacional.

De acordo com a agência de notícias EFE, as paragens intermitentes dos trabalhadores começaram às 03:00, horário local (02:00 em Lisboa), e prolongam-se até à próxima madrugada.

A greve está a ser realizada por funcionários das áreas de controlo de passageiros e segurança aérea e faz parte da campanha do sindicato Ver.di para exigir melhores salários e complementos salariais para os períodos noturnos e feriados, além de horas extras.

Juntamente com o dia de greve em Berlim, também foi convocada para hoje um greve parcial no aeroporto de Hamburgo, que está a afetar um terço dos voos programados.

A campanha de greves no pessoal de terra dos aeroportos alemães continua, apesar do acordo alcançado no último sábado entre o Ver.di e os empregadores para o grupo de 2,5 milhões de funcionários do setor público alemão.

Este acordo consistiu numa série de pagamentos especiais e isentos de impostos até fevereiro de 2024 para compensar a inflação e a partir de março um aumento salarial de 5,5 % que, em alguns casos, poderá ser inferior a 200 euros por mês.

Últimas do Mundo

As autoridades estabelecidas no Afeganistão pelos talibãs após o regresso ao poder, em agosto de 2021 chicotearam publicamente seis pessoas na cidade de Baljab, na província de Sar-e-Pul (norte), após terem sido condenadas por "adultério" e "relacionamentos ilícitos".
O suspeito, detido no domingo, de uma presumível tentativa de assassínio do candidato presidencial republicano, Donald Trump, foi hoje indiciado por posse ilegal de arma e posse de arma com número de série apagado.
A francesa Gisèle Pelicot, drogada pelo marido durante dez anos para a sujeitar a dezenas de homens que a violaram enquanto estava inconsciente, dirigiu uma mensagem às vítimas de violência sexual afirmando que "não estão sozinhas".
Pelo menos 35 pessoas ficaram hoje feridas após um prédio habitacional, na cidade ucraniana de Kharkiv, ter sido atingido por uma bomba aérea russa, enquanto um casal morreu em Odessa, na sequência de um ataque de Moscovo com mísseis.
O Papa Francisco recordou hoje as mães que perderam os filhos nas guerras, apresentou publicamente as condolências à família do jovem refém israelita morto em Gaza, e apelou ao fim da guerra no Médio Oriente.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros do G7 condenaram, numa declaração conjunta, a exportação de mísseis balísticos iranianos para a Rússia.
A Rússia anunciou uma troca de 103 prisioneiros, para cada lado, com a Ucrânia, envolvendo soldados russos capturados durante a ofensiva ucraniana na região fronteiriça de Kursk, noticiou a AFP, citando fontes militares de Moscovo.
O papa pediu hoje a jovens em Singapura que deixem a zona de conforto, sejam corajosos e não tenham medo de cometer erros, no último ato da viagem de Francisco na região Ásia-Pacífico.
O julgamento por múltiplas violações a uma mulher em Avignon, sul de França, foi suspenso até segunda-feira devido à ausência do principal arguido, Dominique Pelicot, dispensado das audiências por doença, anunciou hoje o tribunal francês.
A Organização Europeia de Consumidores (BEUC, na sigla inglesa) e 22 membros, entre os quais a portuguesa Deco, entregaram hoje uma queixa de manipulação de pagamentos contra empresas de videojogos, que visam, em particular, as crianças.