SEF detém suspeito de traficar dois menores de origem angolana

©facebook.com/servicodeestrangeirosefronteiras

O SEF deteve, ao final de tarde de quarta-feira no aeroporto de Lisboa, um cidadão estrangeiro por “fortes indícios da prática dos crimes de tráfico de menores, auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos”, indicou hoje aquela entidade.

Em comunicado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras refere que o detido aguardava a chegada de dois menores, com 14 e 15 anos, oriundos de um voo proveniente do continente africano, com o objetivo de auxiliar e facilitar a sua passagem para outro país europeu, por via terrestre.

Fonte do SEF disse à Lusa que os dois menores vinham de Angola e o homem, também de nacionalidade angolana, mas que estava em Portugal, foi detetado pelos inspetores já fora do aeroporto de Lisboa, depois de os adolescentes terem sido identificados na zona de chegadas.

Segundo o SEF, os menores eram portadores de vistos Schengen falsificados.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras refere que, “efetuadas diversas diligências posteriores, foi possível apurar, pela verificação do ‘modus operandi’ utilizado, fortes indícios da prática dos crimes de tráfico de seres humanos e de auxílio à imigração ilegal”.

Aquele serviço de segurança diz que os menores foram acompanhados por uma equipa multidisciplinar vocacionada para casos de tráfico de seres humanos e, depois, encaminhados para uma casa abrigo exclusivamente destinada ao acolhimento de crianças e jovens vítimas deste crime.

De acordo com o SEF, a intervenção policial levou à apreensão de documentos de viagem falsificados, diversa documentação relacionada com a prática do ilícito, dinheiro em espécie e um telemóvel relacionado com a prática dos crimes.

O detido é hoje presente ao juiz de instrução para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação.

Últimas do País

O rio Tejo registou uma subida considerável durante a noite, mantendo-se o alerta vermelho e a vigilância de pessoas e bens, com a chuva persistente a provocar muitos aluimentos de terras, indicou a Proteção Civil do Médio Tejo.
O Ministério Público (MP) e a Polícia Judiciária Militar estão a realizar esta quarta-feira, 11 de fevereiro, buscas em instalações da Força Aérea e da Marinha, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa.
Mais de um milhão de utentes do SNS aguardavam uma consulta de especialidade e cerca de 264 mil esperavam por uma cirurgia no final de 2025, números que representaram um aumento das listas de espera face a 2024.
Licenciado em Enfermagem e ex-assessor governamental, o novo responsável da EMER 2030 assume funções com estatuto equiparado a direção intermédia.
A taxa de abandono precoce da educação e formação na Madeira aumentou ligeiramente em 2025, fixando-se em 9%, mais 0,4 pontos percentuais do que no ano anterior, anunciou hoje a Direção Regional de Estatística (DREM).
Um total de 39 mil clientes das redes eletrónicas continuou às 08:00 de hoje, sem abastecimento de energia elétrica em Portugal continental, devido a avarias, a maioria deles em zonas afetadas pela depressão, anunciou a empresa.
A chuva persistente das últimas horas está a aumentar o caudal dos rios na região Oeste, levanto a Proteção Civil a apelar à população para se afastar de zonas ribeirinhas devido ao elevado risco de cheias.
A vice-presidente da Câmara de Pombal, Isabel Marto, admitiu hoje que quase todas as casas no município têm danos devido à depressão Kristin, que há 15 dias atingiu gravemente este concelho do distrito de Leiria.
O encargo do SNS com medicamentos para o tratamento das doenças do aparelho circulatório aumentou cerca de 41%, entre 2015 e 2024, passando de 357 milhões de euros para cerca de 505 milhões de euros, revela hoje um relatório.
A proteção civil registou entre as 00h00 de terça-feira e as 06h00 de hoje 1.576 ocorrências, entre inundações, quedas de árvores e revelações, na Área Metropolitana do Porto, Coimbra e Aveiro, sem causar vítimas.