SEF detém suspeito de traficar dois menores de origem angolana

©facebook.com/servicodeestrangeirosefronteiras

O SEF deteve, ao final de tarde de quarta-feira no aeroporto de Lisboa, um cidadão estrangeiro por “fortes indícios da prática dos crimes de tráfico de menores, auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos”, indicou hoje aquela entidade.

Em comunicado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras refere que o detido aguardava a chegada de dois menores, com 14 e 15 anos, oriundos de um voo proveniente do continente africano, com o objetivo de auxiliar e facilitar a sua passagem para outro país europeu, por via terrestre.

Fonte do SEF disse à Lusa que os dois menores vinham de Angola e o homem, também de nacionalidade angolana, mas que estava em Portugal, foi detetado pelos inspetores já fora do aeroporto de Lisboa, depois de os adolescentes terem sido identificados na zona de chegadas.

Segundo o SEF, os menores eram portadores de vistos Schengen falsificados.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras refere que, “efetuadas diversas diligências posteriores, foi possível apurar, pela verificação do ‘modus operandi’ utilizado, fortes indícios da prática dos crimes de tráfico de seres humanos e de auxílio à imigração ilegal”.

Aquele serviço de segurança diz que os menores foram acompanhados por uma equipa multidisciplinar vocacionada para casos de tráfico de seres humanos e, depois, encaminhados para uma casa abrigo exclusivamente destinada ao acolhimento de crianças e jovens vítimas deste crime.

De acordo com o SEF, a intervenção policial levou à apreensão de documentos de viagem falsificados, diversa documentação relacionada com a prática do ilícito, dinheiro em espécie e um telemóvel relacionado com a prática dos crimes.

O detido é hoje presente ao juiz de instrução para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação.

Últimas do País

A operação 'Portugal Sempre Seguro', que juntou várias polícias e entidades do Estado, registou 60 detenções nos últimos seis dias, 32 das quais relacionadas com crimes rodoviários, segundo resultados provisórios divulgados esta segunda-feira.
Quase 50 elementos da Frontex vão reforçar os aeroportos portugueses em 2026 para trabalharem em conjunto com os polícias da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras da PSP no controlo das fronteiras aéreas, revelou à Lusa aquela polícia.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou um processo-crime por abate clandestino e 38 processos de contraordenação a talhos, por infrações como o desrespeito das normas de higiene, foi hoje anunciado.
Um homem de mais de 50 anos foi descoberto sem vida num canavial em Queijas, com marcas claras de "morte violenta".
Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi sentido hoje na Terceira, nos Açores, no âmbito da crise sismovulcânica em curso na ilha, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã e CMTV revela um país farto do estado da Saúde: 58,4% exigem a demissão imediata da ministra e apontam-lhe responsabilidades diretas no caos do SNS.
Um novo foco de gripe das aves foi detetado no Ramalhal, em Torres Vedras, numa capoeira doméstica com gansos, patos, galinhas pintadas e codornizes, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Ministério Público (MP) pediu hoje penas efetivas de prisão para o ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, e mais quatro arguidos do processo Ajuste Secreto.
O Ministério Público (MP) acusou o dono de um stand automóvel de Vila do Conde num processo de fraude fiscal que terá lesado o Estado em mais de 1,6 milhões de euros.
Pelo menos 24 mulheres foram assassinadas em Portugal este ano até 15 de novembro, das quais 21 como resultado de violência de género (femicídio), segundo o Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA) da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR).