PSP deteta droga em situações de suspeita de violência doméstica

© Facebook/PSP

A PSP de Coimbra deteve um homem suspeito de violência doméstica, a quem apreendeu várias doses de haxixe, e também, numa outra situação, prendeu uma mulher, que tentava sair de casa com droga, após discussão com o namorado.

Um homem de 32 anos foi detido na zona do Loreto, em Coimbra, em cumprimento de mandado de detenção fora do flagrante delito, emitido por autoridade judiciária, por suspeita de violência doméstica, no dia 11 de maio, informou hoje o Comando da PSP de Coimbra.

Na nota de imprensa divulgada, a PSP referiu que a detenção surgiu na sequência de um processo de investigação a decorrer na Esquadra de Investigação Criminal (EIC) daquele comando.

“No decorrer dos procedimentos policiais, foram efetuadas buscas na residência e à viatura do suspeito, tendo sido encontradas e apreendidas 2.206 doses individuais de haxixe, uma balança de precisão, dois telemóveis, 240 euros, cinco botijas de gás CO2, uma arma de alarme, uma reprodução de arma de fogo”, 43 munições, “um bastão metálico extensível e um crachá de modelo policial”, lê-se no comunicado.

Após ter sido sujeito a primeiro interrogatório judicial, o homem ficou sujeito às medidas de coação de apresentações na esquadra da área da residência, quatro vezes por semana, proibição de aproximação da vítima, verificada através de meios técnicos de controlo à distância, e impedimento de frequentar locais conotados com o consumo e tráfico de estupefacientes.

No mesmo dia, a PSP de Coimbra foi chamada a uma ocorrência relacionada com uma desavença entre um casal, na sua residência, na zona da Solum.

Quando chegaram ao local, os agentes verificaram que uma jovem de 19 anos tinha intenção de abandonar a residência onde coabitava com o seu namorado, um homem de 25 anos.

Ao deparar-se com um “comportamento suspeito da mulher enquanto retirava os seus pertences”, a PSP realizou uma busca domiciliária, “encontrando diversos produtos que, após teste de despistagem, se confirmou tratar-se de 80 pastilhas de ecstasy, haxixe correspondente a 22 doses individuais e cocaína equivalente a duas doses”.

Perante os factos, a jovem foi detida, referiu a PSP.

Foi ainda apreendida ao homem a quantia de 1.120 euros, uma vez que não fez prova da sua proveniência.

A jovem foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido decretadas as medidas de coação de apresentações trissemanais na esquadra da área da residência, submissão a tratamento e proibição de contacto com o suspeito com quem estava a residir.

Últimas do País

O envolvimento da Força Aérea no transporte de emergência médica mantém-se a partir de terça-feira, apesar de já ter sido concedido o visto ao contrato entre o INEM e a empresa Gulf Med, a quem foi adjudicado o serviço.
O fenómeno é particularmente visível no Algarve e na Grande Lisboa, onde há concelhos em que os partos de mães estrangeiras já ultrapassam, e de forma clara, os de mães portuguesas.
Cento e dois operacionais combatem hoje um incêndio em Alvarenga, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto.
O Tribunal de Évora marcou hoje para 14 de julho a leitura da sentença do ex-motorista do antigo ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita, no caso do atropelamento mortal de um trabalhador na Autoestrada 6 (A6).
Cerca de 17% dos jovens dos 15 aos 34 anos (16,8%) abandonaram pelo menos um nível de escolaridade não concluído e metade destes abandonou um curso de ensino superior, segundo dados, esta segunda-feira, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado alertou hoje para a possibilidade de encerramento de conservatórias por falta de trabalhadores e para o aumento de pedidos de nacionalidade provocados por eventuais alterações à lei.
O Ministro da Educação, Fernando Alexandre, esclareceu hoje que a proibição do uso do telemóvel vai aplicar-se a alunos do primeiro e segundo ciclo, que frequentem estabelecimentos de ensino públicos e privados.
O transporte aéreo de emergência vai ser garantido a partir de terça-feira com quatro helicópteros da Força Aérea 24 horas/dia e dois da empresa que ganhou o concurso (Gulf Med), que apenas voarão 12 horas/dia, esclareceu esta segunda-feira o INEM.
Os motoristas de transportes em veículos descaracterizados (TVDE) de norte a sul do país, estão a ser mobilizados para uma paralisação nacional contra a tarifa imposta pela Uber.
Mais de 90 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).