Tribunal obriga FPF a mostrar contrato de Fernando Santos

© Facebook\Seleções de Portugal

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra (TAFS) obrigou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a divulgar, entre outros documentos, os contratos com o anterior selecionador Fernando Santos, decisão da qual o organismo vai recorrer.

A decisão do TAFS surge após um pedido de jornalistas do Expresso, com fonte da FPF a referir à agência Lusa que o organismo vai recorrer para o Tribunal Central Administrativo Sul (TCAS).

De acordo com a decisão do tribunal, ao qual a agência Lusa teve acesso, o TAFS diz que foram “parcialmente procedentes os pedidos de acesso formulados” por três jornalistas do semanário, pelo que a FPF terá de disponibilizar, num espaço de 10 dias, alguma da documentação requerida.

A FPF terá de ceder “todos os contratos de trabalho e/ou contratos de prestação de serviços assinados entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e Fernando Santos, desde 2014, incluindo respetivas adendas e aditamentos”.

Os requerentes pediram ainda acesso aos “contratos de trabalho e/ou contratos de prestação de serviços assinados desde 2011 entre a FPF e todos os seus membros da sua direção”, assim como “todos os contratos de prestação de serviços assinados entre a FPF e sociedades” de que Fernando Santos e elementos da direção “fossem ou sejam sócios, acionistas e/ou beneficiários efetivos”.

Sobre este pedido, o TAFS decidiu que a FPF deve “possibilitar o acesso a quaisquer documentos existentes, desde que tenham questões financeiras inerentes ao exercício de funções dos membros da direção ou com empresas de que sejam sócios, acionistas e/ou beneficiários efetivos”.

Em causa está a alegada utilização indevida de empresas unipessoais para processamento de rendimentos de trabalho, um mecanismo utilizado com o propósito de pagar menos impostos.

Em 10 de maio, numa audição da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República, o presidente da FPF, Fernando Gomes reafirmou que o organismo “não tem nenhuma contingência fiscal”.

“O contrato de Fernando Santos é público. Em função desta situação, a nossa decisão, enquanto não houver uma decisão definitiva, o contrato com [o atual selecionador] Roberto Martínez é um contrato de trabalho puro e simples. Esta informação também já foi tornada pública”, esclareceu.

Últimas de Desporto

O Presidente da República anunciou hoje que vai condecorar com a Ordem do Mérito os jogadores da seleção nacional de futebol de sub-17 que conquistaram o campeonato mundial, numa cerimónia marcada para 02 de janeiro.
Portugal conquistou hoje o título mundial de futebol de sub-17, pela primeira vez, ao vencer a Áustria, por 1-0, em Doha, na final do Campeonato do Mundo.
A seleção portuguesa de futebol assegurou hoje a nona presença num Campeonato do Mundo, ao golear por 9-1 a Arménia, na sexta e última jornada do Grupo F da qualificação europeia, no Estádio do Dragão, no Porto.
A Assembleia Geral (AG) do Benfica para discussão e votação do Relatório e Contas da temporada 2024/25 foi suspensa devido a incidentes no interior do pavilhão quando o antigo presidente e candidato às eleições Luís Filipe Vieira ia discursar.
Dupla portuguesa ficou em segundo lugar em Milão, naquela que foi a terceira medalha para Portugal nos Mundiais de Canoagem que decorrem em Itália. João Ribeiro e Messias Baptista falharam ouro por meros 16 centésimos de segundo.
O tenista português Nuno Borges regressa a Nova Iorque para repetir a presença nos oitavos de final do Open dos Estados Unidos, um ‘major’ que considera “muito especial” e que começou a visitar como representante universitário no ‘kids day’.
O canoísta Fernando Pimenta apurou-se hoje para a final dos olímpicos K1 1.000 dos Mundiais de Milão, com o segundo melhor tempo numa meia-final que juntou as principais estrelas da modalidade.
A seleção portuguesa de canoagem tem hoje a primeira possibilidade de conquistar uma medalha nos Mundiais de Milão, destacando-se a embarcação de K4 500 metros masculino, atual campeão da Europa.
A seleção portuguesa de canoagem estreia-se hoje nos Mundiais de Milão com a responsabilidade de defender dois títulos alcançados em 2023, o de K1 1.000 metros e o de K2 500.
Os incidentes em espetáculos desportivos durante a época 2024/25 registaram uma redução global de 23% face à anterior, de acordo com os dados nacionais divulgados hoje pela Polícia de Segurança Pública (PSP).