CP prevê “fortes perturbações” na circulação de comboios de 30 de maio a 01 de junho

“Informamos que, por motivo de greve convocada pelos sindicatos SFRCI, SINFA e SNTSF, para o período compreendido entre as 00:00 e as 23:59 do dia 31 de maio de 2023, preveem-se fortes perturbações na circulação ferroviária, em todos os serviços, com possível impacto nos dias anterior e seguinte ao período da greve, a 30 de maio e 01 de junho“, refere a CP numa informação enviada aos clientes.

“Caso venham a ser definidos serviços mínimos pelo tribunal arbitral, esta informação será atualizada”, acrescenta a operadora.

A CP informa que os clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional poderão solicitar o reembolso do valor total do bilhete ou a sua troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe.

O reembolso ou troca podem ser efetuados nas bilheteiras ou em myCP, na área “Os seus bilhetes” (para bilhetes adquiridos na bilheteira ‘online’ ou na aplicação da CP), até aos 15 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente.

Passado esse prazo, e até 10 dias após terminada a greve, pode ser pedido o reembolso através do preenchimento do formulário de contacto ‘online’ “Reembolso por Atraso ou Supressão”, com o envio da digitalização do original do bilhete.

Na semana passada, o Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) e a SNTSF/FECTRANS convocaram uma greve de 24 horas para o dia 31 de maio na CP.

Num comunicado divulgado a 15 de maio, o SFRCI avançou que, “em representação dos trabalhadores ferroviários da CP”, entregou um pré-aviso de greve de 24 horas para o dia 31 de maio de 2023.

“A direção deste sindicato, no seguimento de reunião com a administração da CP realizada no dia 10 de maio 2023, ao ter conhecimento dos termos do acordo realizado entre esta e o sindicato dos maquinistas, verificou que esse acordo coloca em causa o acordo realizado entre Ministério das Infraestruturas, IMT, CP com o SFRCI em conjunto com outras ORT [organizações representativas dos trabalhadores] em 2018, no que respeita as regras de segurança da circulação de comboios”, lê-se na mesma nota.

No dia seguinte, a 16 de maio, também o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) e a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans) convocaram uma greve de 24 horas para o último dia de maio, pedindo a reabertura do processo de negociação para aumentar os salários dos trabalhadores.

“A SNTSF/FECTRANS entregou, ontem [dia 15 de maio], um pré-aviso de greve para a CP, com a duração de 24 horas para o próximo dia 31 de maio”, referiram as estruturas sindicais num comunicado então divulgado.

As razões apontadas para greve são a reabertura do processo negociação, o aumento dos salários que reponha o poder de compra perdido, a valorização das carreiras profissionais, a contratação de trabalhadores e contra a destruição de postos de trabalho e o cumprimento do acordo de 22 de julho de 2018, referente às funções em Agente Único.

Últimas do País

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram hoje para o "agravamento considerável" das condições meteorológicas e da agitação marítima no arquipélago dos Açores, entre as madrugadas de terça-feira e de quinta-feira.
O supercomputador MareNostrum 5, instalado em Espanha e um dos mais potentes da Europa, terá maior capacidade de armazenamento e aplicações de inteligência artificial, num investimento de 129 milhões de euros com participação portuguesa, foi hoje divulgado.
Em Santarém, Rio Maior e Entroncamento, os estrangeiros já representam cerca de 20% da população e são hoje o principal motor do crescimento demográfico.
Cerca de 370 ocorrências relacionadas com o mau tempo foram registadas hoje em Portugal continental, até às 15:00, devido à passagem da depressão Joseph, afetando sobretudo Lisboa e Vale do Tejo e a região Centro, revelou a Proteção Civil.
A PSP está a investigar um episódio ocorrido na Alta de Lisboa, onde indivíduos efetuaram disparos para o ar durante uma festa com música e churrasco, na presença de crianças. O vídeo já está nas mãos das autoridades.
O mau tempo e os caudais elevados do Tejo mantêm hoje 26 vias de comunicação afetadas em vários concelhos do distrito de Santarém, num cenário que deverá prolongar‑se nos próximos dias, segundo a Proteção Civil.
O homem, de 28 anos, acusado de esfaquear mortalmente um jovem junto ao Bar Académico da Universidade do Minho em abril de 2025, em Braga, não vai prestar declarações durante o julgamento, indicou hoje o seu advogado.
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) recebeu no ano passado 3.480 queixas de assédio moral e sexual, mas aplicou apenas 20 contraordenações, segundo dados da Autoridade, citados hoje pelo jornal Público.
O Hospital Santa Maria reforçou a resposta neonatal com a nova Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, aumentando para 28 o número de vagas, das quais 10 de cuidados intensivos, melhorando a resposta aos recém-nascidos mais críticos, foi hoje anunciada.
A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) alertou hoje para os danos económicos graves causados ​​pelo vírus da língua azul que afetam as explorações pecuárias da região e que colocam a sua sustentabilidade em risco.