Prisão preventiva para suspeito de abusar sexualmente de menina em Beja

©D.R.

O homem de 35 anos que foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por “fortes indícios” da prática de vários crimes de abuso sexual de crianças, no concelho de Beja, fica em prisão preventiva, disse hoje fonte policial.

A fonte da PJ indicou à agência Lusa que o homem foi presente a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal de Beja, tendo o juiz decretado a prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, com possibilidade de ser “convertida em prisão domiciliária”.

O homem foi conduzido para o Estabelecimento Prisional de Beja, adiantou a fonte da Polícia Judiciária.

Em comunicado, na quarta-feira, a PJ indicou que as agressões sexuais “sucederam em períodos distintos”, iniciando-se os abusos à criança, atualmente com 13 anos, durante 2021.

Segundo a PJ, durante a investigação foi possível recolher “vários elementos de prova, nomeadamente relatos de agressões sexuais” praticados pelo suspeito, companheiro da mãe da criança, e que duraram até maio deste ano.

As agressões sexuais verificavam-se “em contexto de visitas” da mãe e do suspeito à criança, que está institucionalizada numa fundação no concelho de Beja, indicou a PJ.

Durante as visitas autorizadas e ausência da menor da instituição acompanhada pela família, o homem “a pretextos variados, concebia situações para permanecer a sós com a criança, utilizando esses momentos para perpetrar os atos sexualmente abusivos”, lia-se no comunicado.

Últimas do País

A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome recolheu este fim de semana 2.150 toneladas de alimentos, avançou hoje a instituição de solidariedade social, menos 2,8% do que na campanha homóloga de 2024.
Um vigilante ao serviço da Urgência do Hospital de Santo Tirso foi agredido, na noite de domingo, por um grupo de cerca de vinte homens que entrou no serviço a exigir que um indivíduo alcoolizado fosse atendido de imediato.
O período para pagamento da última prestação do IMI superior a 100 euros decorre até terça-feira, por ser o primeiro dia útil após o final do prazo oficial de 30 de novembro, informou hoje o Ministério das Finanças.
Assim, Porto, Braga e Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo, entre as 18h00 e as 21h00 de hoje devido à previsão de precipitação, por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis pessoas morreram no despiste de um veículo ligeiro, na madrugada deste domingo, na Avenida das Forças Armadas, em Lisboa, que se incendiou após o embate. As vítimas serão jovens com idades entre os 18 e os 20 anos, avança a RTP.
Um pequeno incêndio deflagrou, na manhã de sábado, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, obrigando à transferência de dois doentes para outras unidades de saúde.
Os proprietários de imóveis com um IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) superior a 100 euros têm até hoje para pagar a última prestação deste imposto.
O preço da farinha e do açúcar tem vindo a baixar desde o início do ano, mas o valor dos ovos deverá encarecer os doces de Natal, ao registar, desde o início do ano, um aumento de quase 32%.
Cerca de 20% das 2.331 vagas abertas para os novos médicos escolherem a especialidade ficaram por preencher, anunciou hoje a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), alertando para a incapacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em fixar esses profissionais.
O Banco Alimentar Contra a Fome (BA) começa hoje uma nova campanha de recolha de alimentos, em 2 mil lojas e com a ajuda de mais de 41 mil voluntários, apelando “à partilha de alimentos com quem mais precisa”.