Prisão preventiva para suspeito de abusar sexualmente de menina em Beja

©D.R.

O homem de 35 anos que foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por “fortes indícios” da prática de vários crimes de abuso sexual de crianças, no concelho de Beja, fica em prisão preventiva, disse hoje fonte policial.

A fonte da PJ indicou à agência Lusa que o homem foi presente a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal de Beja, tendo o juiz decretado a prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, com possibilidade de ser “convertida em prisão domiciliária”.

O homem foi conduzido para o Estabelecimento Prisional de Beja, adiantou a fonte da Polícia Judiciária.

Em comunicado, na quarta-feira, a PJ indicou que as agressões sexuais “sucederam em períodos distintos”, iniciando-se os abusos à criança, atualmente com 13 anos, durante 2021.

Segundo a PJ, durante a investigação foi possível recolher “vários elementos de prova, nomeadamente relatos de agressões sexuais” praticados pelo suspeito, companheiro da mãe da criança, e que duraram até maio deste ano.

As agressões sexuais verificavam-se “em contexto de visitas” da mãe e do suspeito à criança, que está institucionalizada numa fundação no concelho de Beja, indicou a PJ.

Durante as visitas autorizadas e ausência da menor da instituição acompanhada pela família, o homem “a pretextos variados, concebia situações para permanecer a sós com a criança, utilizando esses momentos para perpetrar os atos sexualmente abusivos”, lia-se no comunicado.

Últimas do País

A Cloudfare anunciou esta terça-feira estar a investigar uma falha na sua rede global que provocou a 'queda' de vários clientes, como a rede social X, o 'chatbot' ChatGPT e o videojogo 'League of Legends'.
A Polícia Judiciária deteve no aeroporto de Lisboa, em três ações distintas, três mulheres estrangeiras, entre os 20 e os 39 anos, suspeitas do crime de tráfico de droga, indicou esta terça-feira a PJ.
Nos primeiros 10 meses de 2025, foram detidas pela Polícia Judiciária (PJ) 269 suspeitos de crimes sexuais, mais do que em todo o ano de 2024, quando foram detidos 251, revelou hoje o diretor da instituição.
O antigo governante e ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos Armando Vara foi detido na segunda-feira pela PSP, em Lisboa, para cumprir os dois anos e meio da prisão que restam devido aos processos Face Oculta e Operação Marquês.
O consumo global de antibióticos em Portugal aumentou 8% entre 2019 e 2024, quatro vezes mais do que a média de 2% registada nos países da União Europeia, revelou hoje o Infarmed no Dia Europeu do Antibiótico.
Mais de 35 mil pessoas morrem anualmente devido a infeções resistentes aos antibióticos, estimou hoje o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), alertando que a resistência antimicrobiana continua a aumentar na Europa.
Quase 11.900 mil médicos aderiram ao regime de dedicação plena no SNS, num investimento superior a 300 milhões de euros, segundo dados oficiais avançados à Lusa, que indicam haver maior concentração nas grandes unidades hospitalares e universitárias.
As urgências do SNS registaram quase 16 milhões de atendimentos entre 2022 e junho de 2024, uma procura elevada que é mais do dobro da média verificada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Mais de 43.000 idosos que vivem sozinhos ou em situação de vulnerabilidade foram sinalizados este ano pela GNR e os distritos de Guarda e Vila Real são aqueles onde mais foram detetados, informou a corporação.
O Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC) instaurou desde setembro 11 processos contraordenacionais por incumprimento Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC) em empresas e já tem inteligência artificial a ajudar no trabalho de fiscalização.