Força Aérea Portuguesa comemora 71 anos em Bragança

© CM Bragança

A população de Bragança vai poder experimentar e observar os vários aviões da Força Aérea Portuguesa que vão “aterrar” e ficar expostos nas praças da cidade durante uma semana, divulgou hoje aquela entidade.

Bragança é a cidade escolhida este ano para assinalar o aniversário da Força Aérea, entre 24 de junho e 2 de julho, com um programa de atividades que, além de demonstrações, inclui também exposições, concertos e uma cerimónia militar, em que esperada a ministra da Defesa Nacional, a 1 de julho.

O programa dos 71 anos foi apresentado hoje em Bragança pelo chefe de Estado-maior da força Aérea, João Cartaxo Alves, que salientou a preocupação de todos os anos assinalar o aniversário, deslocando as comemorações para “lugares do país onde a Força Aérea não é tão visível”.

“Descentralizar é importante porque a maioria das unidades da Força Aérea está localizada muito próximo do litoral, em agregados de grande densidade populacional, como Monte Real, em Leiria , Montijo, Sintra, Beja é a única base no interior”, afirmou.

O chefe do Estado-Maior do ramo destacou que a escolha de Bragança é também uma “homenagem” aos “muitos militares” deste ramo naturais de Bragança.

Entre 24 de junho e 02 de julho, como disse, “vários aviões irão aterrar nas praças de Bragança, vão estar expostos” e “as pessoas podem entrar, mexer, perceber o que quem voa sente”.

Na cidade transmontana, serão também instalados vários stands onde são explicadas as missões das Força Aérea de forma interativa e haverá uma tenda dedicada às evacuações aeromédicas, com exames disponíveis para a população.

Além da cerimónia militar, está programado também um desfile aéreo e todos os aviões da Força Aérea irão fazer demonstrações de capacidades no aeródromo municipal de Bragança, alguns dos quais, nomeadamente os F16, irão participar no festival aéreo de Bragança Careto Airshow, no fim de semana de 24 e 25 de junho.

Esta semana de atividades é o ponto alto das comemorações do aniversário que decorrem durante todo o ano com iniciativas por vários concelhos da região, como concertos.

Simultaneamente, estão a decorrer em todas as escolas do distrito de Bragança dois concursos, um literário e outro de artes plásticas, que permitem aos jovens fazerem as suas criações com motivos da Força Aérea e os resultados vão expostos em Bragança

Outro evento do programa das comemorações é a apresentação feita hoje, em Bragança, do livro “Voar para Salvar 2022”, o ano em que a Força Aérea Portuguesa fez o maior número de missões, apoiando 912 pessoas.

O livro relata estas missões de apoio, desde busca e salvamento a transporte de doentes, com as histórias por detrás dos números, algumas vezes em zonas onde a Força Aérea é a “única mão que ampara”, nomeadamente no transporte de doente das ilhas.

Para o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, receber estas comemorações é uma “grande satisfação”.

O autarca salientou que esta é a primeira vez que as comemorações do aniversário decorrem em Bragança e considerou que “esta também poderá ser uma oportunidade para novos talentos ingressarem na Força Aérea”.

Últimas do País

As empresas de chocolate nacionais enfrentam o otimismo do período natalício, “um dos mais relevantes” para as vendas, não evitando baixar preços porque o valor do cacau continua no dobro da média de 2023.
A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.
O aumento de doentes com alta clínica retidos nos hospitais por razões sociais é um dos maiores obstáculos à gestão de camas hospitalares, afetando a resposta nos serviços de urgência e impedindo a realização de cirurgias.
A ULS Amadora-Sintra abriu um inquérito interno ao caso divulgado pela Polícia Judiciária de um alegado abuso sexual de uma utente no Hospital Fernando Fonseca, envolvendo dois internados, anunciou hoje a instituição.
As infeções respiratórias graves continuam a aumentar em Portugal, sobretudo em idosos e crianças, com aumento de casos de gripe nos cuidados intensivos na semana passada e excesso de mortalidade por todas as causas, revelou hoje o INSA.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 19 pessoas que conduziam com excesso de álcool no sangue, durante o primeiro dia da operação Natal e Ano Novo 2025/2026, que arrancou na quinta-feira e e que já regista um morto.
O bacalhau deverá ficar mais caro já no próximo ano, face à redução de quotas no Mar de Barents e ao contexto internacional, segundo as estimativas da Associação dos Industriais do Bacalhau (AIB).
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 84 pessoas no primeiro dia da operação Polícia Sempre Presente – Festas em Segurança 2025-2026, entre elas 15 por condução em estado de embriaguez e 12 por conduzirem sem carta.
Quatro serviços de urgência hospitalares de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado, subindo para cinco no domingo, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde.
O CHEGA elegeu nas últimas eleições autárquicas 13 presidentes de junta. Se um dos temas da campanha foi a ‘imigração’, a ‘passagem de atestados de residência sem qualquer controlo’ foi o tema e uma das grandes bandeiras dos autarcas do CHEGA.