Montemor-o-Velho queixa-se ao Governo de falta de rede móvel nas escolas

© D.R

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, vai reportar ao Governo o problema na rede móvel do Ministério da Educação, nas escolas do concelho, que se viu agravado em período de provas de aferição.

Há cerca de 15 dias, no âmbito das provas de aferição, o diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho reportou à vereadora com o pelouro da Educação, Diana Andrade, as dificuldades sentidas pelos alunos na realização das provas de aferição, devido à falta de rede na Escola de Arazede.

Esta situação “acontece nas outras escolas também, mas o pior é efetivamente em Arazede, na Escola das Faíscas”, com uma “velocidade por cabo de 60 MB por segundo e por ‘wifi’ de 20 MB por segundo”, disse hoje, na reunião de Câmara Municipal, a vereadora Diana Andrade.

Esta situação acontece também nas escolas da Carapinheira e Pereira.

Trata-se de um problema que “não é só das provas de aferição, mas que é sistemático”, e os professores têm “inclusivamente dificuldade em escrever o sumário sem que a rede vá abaixo”.

A rede minedu é uma infraestrutura nacional que o Ministério da Educação criou para todas as escolas do país.

No entanto, esta falha “põe em causa, naturalmente, o trabalho pedagógico e administrativo nas escolas”.

De acordo com a autarca, é “impossível” trabalhar nestas condições e os alunos “não podem dar as mesmas respostas a fazer uma prova de aferição, do que qualquer outra criança, no centro de Lisboa, onde tenha uma rede que funcione na plenitude”.

“Está aqui verdadeiramente em causa o princípio da igualdade, quando nós temos mais de 200 crianças numa escola onde não há rede móvel”, sustentou.

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, pediu à vereadora para que elaborasse um ofício para ser enviado ao ministro da Educação, João Costa, e à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), com conhecimento à Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, de que é também presidente.

“Serão feitas as diligências necessárias na CIM, no sentido de se fazer a pressão que se impõe”, afirmou na reunião de Câmara.

O autarca lembrou que este problema não é competência da Câmara Municipal, mas que o Município é competente na “defesa de igualdade de oportunidades” dos alunos.

Após este procedimento, Emílio Torrão deu ainda nota de que estaria disponível para “fazer ato público de protesto”.

Últimas do País

A vacina da gripe destinada a idosos a partir dos 85 anos está em falta em várias Unidades Locais de Saúde (ULS) do país, tendo sido dadas indicações para que estas cedam doses entre si, confirmou hoje a DE-SNS.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, afirmou hoje que o Congresso, que decorre em Alcobaça, deve ser um ponto de viragem para o setor, que exige a valorização das carreiras e a dignificação das associações.
A Associação de Proteção Civil APROSOC responsabilizou hoje a Câmara do Seixal e a freguesia de Fernão Ferro pela morte de dois idosos, na quinta-feira, nas cheias no concelho, defendendo que devem ser julgadas "por omissões grosseiras".
Um homem e uma mulher com mandados de detenção internacional, emitidos pelo Brasil, por crimes de associação criminosa, corrupção e branqueamento de capitais, foram detidos em Lisboa, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Portugal continental registou 198 ocorrências entre as 00:00 e as 08:00 de hoje, devido ao mau tempo, sobretudo na área metropolitana do Porto, com o número de incidentes a diminuir devido à gradual melhoria do tempo.
O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira voltou hoje a recomendar a adoção de medidas preventivas devido à passagem da depressão Cláudia no arquipélago, prevendo-se um agravamento das condições meteorológicas até domingo.
A Polícia Judiciária (PJ) apresentou esta sexta-feira, em Coimbra, uma nova campanha de sensibilização para os riscos no ambiente digital, revelando que 11,5% dos jovens que participaram em sessões de prevenção afirmam ter sido vítimas de cibercrime.
As exportações de vinho português atingiram 696,1 milhões de euros no terceiro trimestre, mantendo-se estáveis face ao mesmo período do ano passado, segundo dados da ViniPortugal hoje divulgados.
O antigo Hotel Nave, no Porto, permanece abandonado e tem vindo a ser ocupado de forma irregular por imigrantes que procuram um local para passar a noite. O edifício, que funcionou durante cerca de 60 anos como unidade hoteleira, encontra-se entaipado, degradado e sem condições de segurança.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 29 anos por, alegadamente, ter tentado matar outro com uma arma em julho, em Matosinhos, no distrito do Porto, anunciou hoje esta força policial.