Precipitação na Madeira será mais intensa a partir das 18h00

© D.R.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que a precipitação no arquipélago da Madeira, que está sob aviso vermelho, será mais intensa a partir das 18h00, informou hoje o Serviço Regional de Proteção Civil.

Na informação divulgada após uma reunião entre o dispositivo operacional, a Proteção Civil adiantou que foram “reforçadas as equipas dos diversos agentes com capacidade para fazer face às ocorrências que possam surgir no período mais crítico, com elevado grau de prontidão”.

O IPMA colocou a costa sul e as zonas montanhosas da Madeira sob aviso vermelho (o mais grave), desde as 15h00 de hoje e durante 24 horas, devido às previsões de “chuva forte e persistente”, numa depressão batizada de Óscar.

No mesmo documento, o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPCM) apelou à população que evite deslocações desnecessárias durante o período em que vigorar o alerta vermelho.

O SRPCM renovou ainda as recomendações à população, nomeadamente a necessidade de atenção aos avisos e recomendações das autoridades.

Também indicou que, em caso de inundação no interior de habitações por excesso de chuva, devem contactar o 112.

Para quem andar na estrada, aquele serviço pediu redobrada atenção na condução, reduzindo a velocidade, e atenção aos lençóis de água, acrescentando que deve ser evitada a condução ou o estacionamento em zonas propícias a inundações.

Aquela entidade alertou ainda para a necessidade de desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e limpeza de inertes que possam ser arrastados e pede à população para estar atenta a estradas possa estar cortadas ou condicionadas ao trânsito.

O município de Câmara de Lobos, na Madeira, também disse ter todo o dispositivo operacional preparado para responder a eventuais ocorrências.

Numa nota, a câmara municipal deste concelho contíguo a oeste do Funchal disse ter realizado uma reunião de coordenação com a Polícia de Segurança Pública (PSP), bombeiros voluntários e serviços operacionais, “estando já preparado todo o dispositivo para atender às eventuais ocorrências que possam surgir”.

Citado no documento, o vice-presidente daquele município, Leonel Silva, que tem o pelouro da Proteção Civil, indicou que “estão a ser implementadas todas as medidas para mitigar os eventuais efeitos adversos que possam decorrer da pluviosidade intensa que se prevê”.

Devido a esta situação meteorológica, a autarquia de Câmara de Lobos cancelou todas as atividades programadas para hoje, como as previstas no âmbito das comemorações do Dia Do Ambiente para “evitar a circulação desnecessária de pessoas”.

No mesmo documento, adiantou que foi reforçada a limpeza de sarjetas e linhas de água e criadas zonas de contenção, na baixa de Câmara de Lobos, para canalizar as águas para os pontos de escoamento.

A autarquia acrescentou que “estão em prontidão duas bombas de alto débito na baixa da cidade para fazer frente a eventuais inundações na zona da Capela de Nossa. Sra. Da Conceição, devido à agitação marítima”.

Os responsáveis decidiram também encerrar vários pontos considerados críticos, como os acessos às zonas altas, Boca da Corrida e Boca dos Namorados, além da ‘promenade’ e do cais de Câmara de Lobos.

Últimas do País

As provas-ensaio de Monitorização de Aprendizagens (ModA), que deveriam realizar-se este mês, foram adiadas para abril devido às tempestades que atingiram várias zonas do país, destruindo escolas e afetando a vida dos alunos, famílias e profissionais.
Cerca de 2.600 militares estão no terreno para apoio direto às populações afetadas pelas tempestades que têm assolado Portugal continental, em 40 municípios, anunciou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
O hospital de Leiria recebeu quase um milhar de feridos com traumas desde 28 de janeiro, quando a depressão Kristin atingiu a região, de acordo com informação dada hoje na reunião diária da Comissão Municipal de Proteção Civil.
Quase 900 pessoas tiveram de ser realojadas desde domingo devido ao mau tempo em Portugal continental, anunciou hoje o comandante nacional da Proteção Civil.
Os alegados traficantes de droga detidos pela Polícia Judiciária (PJ) em Portimão no âmbito da operação 'Valhalla' recorriam a um carro funerário para transportar a cocaína na região sem levantar suspeitas, revelou hoje a força policial.
Empresários das frutas e legumes portugueses, que marcam presença na feira Fruit Logistica, em Berlim, consideram as medidas anunciadas pelo Governo “paliativos” que podem pôr em risco a atividade de muitos produtores.
Um total de 93 mil clientes da E-Redes continuava sem abastecimento elétrico pelas 12:00 de hoje, na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo pelo continente português, divulgou a empresa.
Moradores de aldeias que estão sem eletricidade há 10 dias, na sequência da depressão Kristin, estão a mobilizar-se para uma manifestação esta noite, em Pombal, para reclamar soluções urgentes para a população que “está desesperada”.
A administração do Hospital de Santa Maria solicitou aos profissionais que participaram na atividade adicional de dermatologia para devolverem os valores recebidos indevidamente, noticia o jornal Expresso.
As pessoas que vivam num dos concelhos afetados pela tempestade Kristin e tenham perdido ou extraviado o cartão de cidadão, vão poder renová-lo sem pagar taxas, determinou hoje o Governo, em portaria publicada em Diário da República.