Precipitação na Madeira será mais intensa a partir das 18h00

© D.R.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que a precipitação no arquipélago da Madeira, que está sob aviso vermelho, será mais intensa a partir das 18h00, informou hoje o Serviço Regional de Proteção Civil.

Na informação divulgada após uma reunião entre o dispositivo operacional, a Proteção Civil adiantou que foram “reforçadas as equipas dos diversos agentes com capacidade para fazer face às ocorrências que possam surgir no período mais crítico, com elevado grau de prontidão”.

O IPMA colocou a costa sul e as zonas montanhosas da Madeira sob aviso vermelho (o mais grave), desde as 15h00 de hoje e durante 24 horas, devido às previsões de “chuva forte e persistente”, numa depressão batizada de Óscar.

No mesmo documento, o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPCM) apelou à população que evite deslocações desnecessárias durante o período em que vigorar o alerta vermelho.

O SRPCM renovou ainda as recomendações à população, nomeadamente a necessidade de atenção aos avisos e recomendações das autoridades.

Também indicou que, em caso de inundação no interior de habitações por excesso de chuva, devem contactar o 112.

Para quem andar na estrada, aquele serviço pediu redobrada atenção na condução, reduzindo a velocidade, e atenção aos lençóis de água, acrescentando que deve ser evitada a condução ou o estacionamento em zonas propícias a inundações.

Aquela entidade alertou ainda para a necessidade de desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e limpeza de inertes que possam ser arrastados e pede à população para estar atenta a estradas possa estar cortadas ou condicionadas ao trânsito.

O município de Câmara de Lobos, na Madeira, também disse ter todo o dispositivo operacional preparado para responder a eventuais ocorrências.

Numa nota, a câmara municipal deste concelho contíguo a oeste do Funchal disse ter realizado uma reunião de coordenação com a Polícia de Segurança Pública (PSP), bombeiros voluntários e serviços operacionais, “estando já preparado todo o dispositivo para atender às eventuais ocorrências que possam surgir”.

Citado no documento, o vice-presidente daquele município, Leonel Silva, que tem o pelouro da Proteção Civil, indicou que “estão a ser implementadas todas as medidas para mitigar os eventuais efeitos adversos que possam decorrer da pluviosidade intensa que se prevê”.

Devido a esta situação meteorológica, a autarquia de Câmara de Lobos cancelou todas as atividades programadas para hoje, como as previstas no âmbito das comemorações do Dia Do Ambiente para “evitar a circulação desnecessária de pessoas”.

No mesmo documento, adiantou que foi reforçada a limpeza de sarjetas e linhas de água e criadas zonas de contenção, na baixa de Câmara de Lobos, para canalizar as águas para os pontos de escoamento.

A autarquia acrescentou que “estão em prontidão duas bombas de alto débito na baixa da cidade para fazer frente a eventuais inundações na zona da Capela de Nossa. Sra. Da Conceição, devido à agitação marítima”.

Os responsáveis decidiram também encerrar vários pontos considerados críticos, como os acessos às zonas altas, Boca da Corrida e Boca dos Namorados, além da ‘promenade’ e do cais de Câmara de Lobos.

Últimas do País

A consultora do antigo ministro do PS vai receber mais de 46 mil euros do Instituto Camões para um estudo de dois meses sobre educação em Timor-Leste. O negócio, feito por consulta direta, está a gerar polémica pela proximidade política e pelo valor atribuído.
Fogo deflagrou de madrugada na rua Dr. Miguel Bombarda e mobilizou mais de 30 operacionais. Três edifícios ficaram gravemente danificados, mas não há feridos.
Uma mulher de 49 anos morreu hoje após ter sido “atropelada pelo próprio carro” numa rua de São Domingos de Benfica, na cidade de Lisboa, informou à Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Proprietário foi raptado por três assaltantes quando fechava o estabelecimento. Vítima foi agredida e obrigada a entregar cartões bancários. Suspeitos estão em fuga.
O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira fez, em 15 anos de atividade, que se assinalam domingo, tratamentos que levaram ao nascimento de mais de 220 bebés.
O tempo médio de espera para doentes urgentes no serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra ultrapassou esta manhã as 10 horas, de acordo com o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Web Summit arranca em Lisboa na segunda-feira, com mais de 900 oradores e mais de 70.000 participantes, de acordo com dados da organização, num evento onde a inteligência artificial (IA) continua em destaque.
Um sismo de magnitude 3,8 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha açoriana do Faial, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Um homem, de 72 anos, morreu hoje durante um assalto à ourivesaria de que era proprietário, em Arraiolos, no distrito de Évora, estando os dois suspeitos do crime em fuga, revelou uma fonte da GNR.
A PSP apreendeu hoje várias armas na Figueira da Foz, que se suspeita que eram usadas por um homem para causar medo à sua companheira, afirmou o Comando Distrital.