Colisão entre dois aviões causa encerramento de pista no aeroporto de Tóquio

© D.R

Dois aviões de passageiros colidiram hoje no aeroporto de Tóquio Haneda, num acidente que não causou feridos, mas que provocou o encerramento temporário de uma das pistas, avançaram as autoridades japonesas.

O incidente ocorreu por volta das 11:00 (02:00 em Lisboa) na pista A do aeroporto de Haneda, e envolveu um avião da companhia aérea tailandesa Thai Airways e outro da taiwanesa EVA Air, segundo informações das autoridades nipónicas.

A imprensa japonesa avançou que terá sido o avião da Thai Airways, que tinha como destino a capital tailandesa, Banguecoque, a atingir acidentalmente o avião da Eva Airways, que iria partir para Taipei.

De acordo com as imagens captadas pela televisão pública japonesa NHK, os dois aviões envolvidos na colisão permaneciam na pista, onde se podiam ver fragmentos da asa da aeronave da Thai Airways.

A direção do aeroporto encerrou a pista A para realizar uma investigação sobre o ocorrido.

O Ministério do Território, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão garantiu não haver até ao momento qualquer registo de feridos entre os passageiros das duas aeronaves.

O incidente obrigou as companhias aéreas locais Japan Airlines e All Nippon Airways a adiar alguns dos seus voos domésticos e internacionais.

Últimas do Mundo

O antigo primeiro-ministro malaio Najib Razak foi hoje condenado a 15 anos de prisão por corrupção no fundo de investimento estatal 1Malaysia Development Berhad (1MDB).
A Comissão Europeia aprovou o pedido do Governo português para reprogramar os fundos europeus do PT2030, bem como dos programas operacionais regionais do atual quadro comunitário de apoio.
A autoridade da concorrência italiana aplicou esta terça-feira uma multa de 255,8 milhões de euros à companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair por abuso de posição dominante, considerando que impediu a compra de voos pelas agências de viagens.
A Amazon anunciou ter bloqueado mais de 1.800 candidaturas suspeitas de estarem ligadas à Coreia do Norte, quando crescem acusações de que Pyongyang utiliza profissionais de informática para contornar sanções e financiar o programa de armamento.
Os presumíveis autores do ataque terrorista de 14 de dezembro em Sydney lançaram explosivos que não chegaram a detonar durante o ataque na praia de Bondi, onde morreram 16 pessoas, incluindo um dos agressores, segundo documentos revelados hoje.
Milhares de pessoas traficadas para centros de burlas no Sudeste Asiático sofrem tortura e são forçados a enganar outras em todo o mundo, numa indústria multimilionária de escravidão moderna. À Lusa, sobreviventes e associações testemunharam a violência.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.