16 Junho, 2024

JMJ: Bispos reúnem-se em Fátima para debater desafios pós-Jornada

©Facebook\JMJ

Os bispos católicos portugueses reúnem-se, em 19 e 20 de junho, em Fátima, para refletirem sobre os desafios pastorais pós-Jornada Mundial da Juventude que se colocam às dioceses e à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), foi hoje anunciado.

Estas jornadas Pastorais do Episcopado Português realizam-se a pouco mais de um mês para o início da JMJ Lisboa 2023, a realizar entre 01 e 06 de agosto, com a presença do Papa Francisco, contando com a participação da direção de Pastoral da Jornada Mundial da Juventude e da direção do Comité Organizador Local.

Também os Comités Organizadores Diocesanos (COD) serão chamados a abordar os desafios locais que se perspetivam para o pós-JMJ.

A CEP informou, também, que na próxima quarta-feira, 21 de junho, se realiza a sua 207.ª Assembleia Plenária, de caráter extraordinário, que homologará a constituição das Comissões Episcopais, após a eleição dos seus presidentes na Assembleia Plenária de abril, iniciando-se assim, formalmente, as suas funções.

Naquela reunião magna do episcopado português, o bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, foi reeleito para um segundo mandato à frente da Conferência Episcopal.

Na ordem de trabalhos de quarta-feira, segundo a CEP, vai estar também o processo sinodal em curso, nomeadamente, a primeira sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodos dos Bispos “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, que se realiza de que 04 a 29 de outubro, no Vaticano.

Um encontro dos bispos com alguns membros do Dicastério da Doutrina da Fé, no âmbito “do caminho que a Igreja em Portugal tem vindo a percorrer, no sentido de prevenir e implementar uma cultura de cuidado e proteção dos menores e adultos vulneráveis nos seus ambientes”, vai ser abordado também nesta Assembleia Plenária, cujas conclusões serão objeto de comunicado, não estando prevista qualquer conferência de imprensa.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados