Adesão à greve dos farmacêuticos ronda os 85%

© D.R.

A adesão à greve dos farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que hoje decorre, ronda os 85% a nível global, havendo unidades com valores próximo dos 100%, segundo o sindicato que convocou a paralisação.

“Neste momento estamos com cerca de 85% de adesão global à greve, sendo que há instituições em que se aproximam muito dos 100% e, obviamente, há outras em que a adesão é menor”, disse à agência Lusa o presidente do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos, Henrique Reguengo.

O responsável considera igualmente que estes valores são “mais uma demonstração” de que os farmacêuticos do SNS “estão claramente com o sindicato nesta luta”.

Disse igualmente que o sindicato ainda não fez ainda uma análise mais detalhada dos dados, que conta ter mais para o final do dia.

“Mas, no global, efetivamente, aquilo que se verifica é que os farmacêuticos continuam a apoiar claramente esta posição do sindicato, (…) apesar desta falta de diálogo (…) da parte do Governo”, acrescentou.

Questionando sobre se teme que os profissionais desanimem, afirmou: “Aparentemente, as pessoas ainda acreditam que, mesmo com maioria absoluta, poderá ser possível trazer o Governo a um diálogo”.

Os farmacêuticos do SNS regressaram hoje à greve – depois de uma paralisação inédita em outubro e novembro do ano passado, que teve uma adesão de 90% – no primeiro de três dias intercalados e em modalidades diferentes.

Hoje, a greve abrange todo o território continental e regiões autónomas. O segundo dia será a 27, abrangendo os distritos de Beja, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Finalmente, no dia 29, a paralisação decorrerá nos distritos de Braga, Bragança, Porto Viana do Castelo e Vila Real, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

Depois de uma reunião, em janeiro, com a tutela da Saúde considerada pelo sindicato uma “absoluta desilusão”, a estrutura sindical diz que houve outras reuniões entretanto, mas sublinha que em nenhuma houve avanços efetivos nas negociações, considerando que há “falta vontade política ao ministro da Saúde” para resolver a situação.

A valorização da profissão, com a consequente revisão e atualização das grelhas salariais face às habilitações académicas e profissionais dos farmacêuticos, a contagem integral do tempo de serviço no SNS para efeitos de promoção e progressão na carreira e a vinculação efetiva dos farmacêuticos a exercer nos serviços públicos com contratos precários são algumas das reivindicações.

Além disso, exigem a adequação do número de farmacêuticos no SNS às necessidades e complexidade das atividades farmacêuticas desenvolvidas, o reconhecimento e homologação dos títulos de especialista atribuídos pela Ordem dos Farmacêuticos e a definição e regulamentação de um “processo especial e transitório para regularização do acesso à especialidade/residência farmacêutica por parte dos farmacêuticos contratados após 01 de março de 2020”.

Últimas do País

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) indicou esta segunda-feira que colaborou nas buscas feitas hoje de manhã pela Polícia Judiciária (PJ) nas instalações, mas esclareceu que não teve competências de gestão, administração ou licenciamento em relação à matéria em investigação.
As salas portuguesas de cinema receberam em outubro 560.293 espectadores, uma quebra de quase um terço face ao homólogo de 2024 e o pior outubro desde 2020, revelou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
Um professor de 65 anos vai ser julgado no Tribunal Judicial de Leiria pela alegada prática de 25 crimes de abuso sexual de crianças sobre três vítimas menores que ocorreram fora do contexto escolar.
Uma mulher de 20 anos vai começar a ser julgada no Tribunal de Coimbra. Está acusada de tentar matar seu filho de cinco meses por duas vezes no Hospital Pediátrico de Coimbra. A criança, portadora de uma doença genética, estava internada devido a problemas de saúde.
Militar de 45 anos exigia pagamentos em numerário a condutores e ficava com o dinheiro das coimas.
Duas dezenas de professores, representantes de vários movimentos, defenderam hoje que a estrutura da carreira docente seja prioritária nas negociações para a revisão do estatuto e acusaram o Governo de querer adiar “a discussão mais sensível”.
O Governo vai investir 52 milhões de euros na aquisição de equipamentos para prevenir os incêndios florestais, anunciou hoje o ministro da Agricultura e do Mar em Arcos de Valdevez.
Homem de 49 anos, sem licença profissional, estava em prisão preventiva por dois crimes de violação, coação e importunação sexual. Tribunal entende que não há indícios fortes de falta de consentimento.
A FlixBus interpôs uma ação judicial de intimação para proteção de direitos, liberdades e garantias contra a Rede Nacional de Expressos (RNE), após recusa de acesso ao Terminal de Sete Rios, em Lisboa, anunciou a transportadora rodoviária.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos amarelos para todas as ilhas dos Açores, até quarta-feira, devido a previsões de vento, chuva e agitação marítima.