23 Julho, 2024

Problema no sistema impede farmácias de aceder às receitas eletrónicas

© D.R.

Um problema no sistema de acesso à prescrição eletrónica de medicamentos está a impossibilitar as farmácias de aviar receitas dos utentes no país, confirmou à Lusa a presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF).

“Estamos com problemas em todo o país no acesso à prescrição eletrónica. Sabemos que os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) estão a tentar encontrar a origem do problema para o resolver”, adiantou Ema Paulino.

Segundo disse a presidente da ANF, as dificuldades de acesso ao sistema surgiram hoje de manhã, sendo parcialmente resolvidas, mas os “problemas voltaram a ocorrer da parte da tarde e ainda não foi encontrada a sua origem”.

“Da nossa parte estamos a aguardar, porque se trata precisamente de um erro no acesso ao sistema de prescrição por parte das farmácias, que é transversal a todos os sistemas informáticos das farmácias”, explicou a presidente da ANF.

“Neste momento [cerca das 17:00], não é possível aceder às prescrições eletrónicas”, adiantou Ema Paulino, que tem a expectativa que a situação esteja resolvida em breve, apesar de ainda não ter uma previsão para isso.

A responsável da ANF referiu ainda que existe um sistema que pode ser consultado através de um código que se encontra nos guias de tratamento impressos, mas trata-se de uma solução `offline´ que não está atualizada permanentemente.

“Não é uma solução que possa ser utilizada com segurança por todas as farmácias”, reconheceu.

“Quando temos este tipo de problemas de acesso à prescrição eletrónica, são transitórios e acabam por se resolvidos às vezes em minutos ou em pouco mais de hora, mas este está a prolongar-se um pouco mais”, referiu ainda Ema Paulina.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Receba o Folha Nacional no seu e-mail

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados