Problema no sistema impede farmácias de aceder às receitas eletrónicas

© D.R.

Um problema no sistema de acesso à prescrição eletrónica de medicamentos está a impossibilitar as farmácias de aviar receitas dos utentes no país, confirmou à Lusa a presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF).

“Estamos com problemas em todo o país no acesso à prescrição eletrónica. Sabemos que os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) estão a tentar encontrar a origem do problema para o resolver”, adiantou Ema Paulino.

Segundo disse a presidente da ANF, as dificuldades de acesso ao sistema surgiram hoje de manhã, sendo parcialmente resolvidas, mas os “problemas voltaram a ocorrer da parte da tarde e ainda não foi encontrada a sua origem”.

“Da nossa parte estamos a aguardar, porque se trata precisamente de um erro no acesso ao sistema de prescrição por parte das farmácias, que é transversal a todos os sistemas informáticos das farmácias”, explicou a presidente da ANF.

“Neste momento [cerca das 17:00], não é possível aceder às prescrições eletrónicas”, adiantou Ema Paulino, que tem a expectativa que a situação esteja resolvida em breve, apesar de ainda não ter uma previsão para isso.

A responsável da ANF referiu ainda que existe um sistema que pode ser consultado através de um código que se encontra nos guias de tratamento impressos, mas trata-se de uma solução `offline´ que não está atualizada permanentemente.

“Não é uma solução que possa ser utilizada com segurança por todas as farmácias”, reconheceu.

“Quando temos este tipo de problemas de acesso à prescrição eletrónica, são transitórios e acabam por se resolvidos às vezes em minutos ou em pouco mais de hora, mas este está a prolongar-se um pouco mais”, referiu ainda Ema Paulina.

Últimas do País

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) anunciou esta quarta-feira a abertura de uma averiguação interna para apurar as causas do atraso na divulgação dos resultados dos exames nacionais do 9.º ano, que este ano decorreram, pela primeira vez, em formato digital.
Presidente da Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional explicou que esta paralisação visa protestar contra a falta de chefes da guarda prisional e falta de segurança nas prisões.
Os sistemas informáticos da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) estão com constrangimentos, desde a semana passada, sendo que a resolução estará em curso até quinta-feira, indicou a bastonária à Lusa.
Dezenas de médicos que aderiram ao regime de dedicação plena não estão a receber os incentivos financeiros previstos, alguns há mais de um ano, casos que a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) admite levar a tribunal.
O Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos para garantir a operação aérea entre as nove ilhas dos Açores, assegurada pela SATA Air Açores, na sequência da convocação da greve dos tripulantes de cabine, a partir de sexta-feira.
As alterações à lei de estrangeiros foram hoje aprovadas no parlamento, com os votos do PSD, CHEGA e CDS, e com muitas críticas à falta de pareceres obrigatórios e à pressa do Governo.
O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) fez hoje um balanço das greves nacionais e regionais, considerando que as paralisações que terminaram esta terça-feira tiveram uma adesão expressiva em todo o país.
As Forças Armadas portuguesas participaram com 1.335 militares em missões internacionais no segundo semestre de 2024, mais de metade no âmbito da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e com forte presença no leste da Europa.
O suspeito coagiu a criança a entrar no estabelecimento comercial onde trabalha e, aí, consumou a violação, recorrendo à força física e munido de uma arma branca, segundo a Polícia Judiciária. O Folha Nacional sabe que a nacionalidade do suspeito é indiana.
As férias judiciais de verão começam hoje e prolongam-se até 31 de agosto, com a interrupção de julgamentos mediáticos como o do processo BES e Operação Marquês, cujas sessões serão retomadas em setembro.