Preço médio semanal da ERSE desce 0,7% para a gasolina e aumenta 0,7% para gasóleo

© DR

O preço médio semanal, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) desceu, face à semana passada, 0,7% para a gasolina e aumentou o mesmo para o gasóleo, segundo um relatório hoje divulgado.

De acordo com o regulador, o preço eficiente registou uma atualização, face à semana passada, “de -0,7%, para a gasolina e de +0,7% para o gasóleo” tendo em conta “a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em -0,6% e do gasóleo simples em +2,3%” e a “atualização do valor relativo ao sobrecusto da incorporação de biocombustíveis na gasolina 95 simples e relativo ao gasóleo simples em -9,0% e -6,8%, respetivamente”.

A ERSE revelou ainda, no relatório semanal Combustíveis Supervisão de Preços, que “para a semana de 26 de junho a 02 de julho, o preço eficiente antes de impostos é de 0,848 Euro/l para a gasolina 95 simples e de 0,838 Euro/l para o gasóleo simples”, destacando que “após impostos, o preço eficiente fica nos 1,721 Euro/l, para a gasolina 95 simples, e nos 1,552 Euro/l para o gasóleo simples”.

Por outro lado, relativamente à semana anterior “verificou-se que a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 0,1 cent/l acima do preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 1,3 cent/l, acima no caso do gasóleo simples”.

Assim, em termos percentuais, “a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,1% acima do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 0,8% acima” deste preço, disse a ERSE.

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE, que resulta da soma de vários fatores: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

Por fim, no que respeita aos preços com descontos publicados pela DGEG – Direção-Geral de Energia e Geologia, a gasolina 95 simples apresentou um desvio de -2,9% face ao preço eficiente e o gasóleo simples de -4,0%, referiu.

Segundo a ERSE, em termos absolutos, “estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em -5,1 cent/l abaixo, e para o gasóleo simples, em -5,9 cent/l abaixo, dos respetivos preços eficientes”.

Últimas de Economia

A Comissão Europeia alertou hoje para “novos desafios” relacionados com a crise habitacional que aumentam os riscos de pobreza e de desigualdade social em Portugal, dado haver mais pessoas com encargos excessivos de habitação.
A Comissão Europeia alertou hoje que Portugal "corre o risco de exceder significativamente" o teto máximo para despesas líquidas definido ao abrigo do plano de médio prazo, embora falando numa situação orçamental "próxima do equilíbrio" em 2026.
Portugal exportou até setembro 53,3 milhões de pares de sapatos no valor de 1.321,7 milhões de euros, mais 3,8% em quantidade e 2,1% em valor face ao período homólogo, anunciou hoje a associação setorial.
O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi 2.025 euros por metro quadrado em outubro, mais 17,7% do que no mesmo mês de 2024, disse hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
As empresas multinacionais garantiram mais de um quarto das receitas totais de IRC arrecadadas pelo Estado português em 2022, 29% do total, mostram estatísticas hoje divulgadas pela OCDE.
A empresa estatal Parpública anunciou hoje, em comunicado, que recebeu "três declarações de manifestação de interesse" pela privatização da TAP, cuja entrega de candidaturas encerrou às 16:59.
O prazo para a entrega das manifestações de interesse pela privatização da TAP termina hoje, seguindo-se agora a análise das candidaturas pela Parpública e a preparação para as propostas não vinculativas.
Os pagamentos aos beneficiários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ultrapassaram a barreira dos 10.000 milhões de euros na última semana, com as empresas a manterem-se na liderança, segundo o último relatório de monitorização.
O endividamento do setor não financeiro, que reúne administrações públicas, empresas e particulares, aumentou 9.400 milhões de euros em setembro face a agosto, para 866.400 milhões de euros, anunciou hoje o Banco de Portugal (BdP).
O International Airlines Group (IAG) entregou à Parpública uma declaração de interesse no processo de privatização da TAP, anunciou hoje o grupo dono da British Airways e da Iberia, um dia antes do final do prazo definido.