A CP – Comboios de Portugal deu hoje conta de que o novo Passe Ferroviário Nacional já está à venda desde 01 de julho e é válido a partir de 01 de agosto, para os comboios regionais a nível nacional.
Em comunicado, a operadora indicou que “desde o dia 01 de julho, tem à venda o novo Passe Ferroviário Nacional”, que é válido para utilização a partir do dia 01 de agosto.
O título “terá um valor mensal fixo de 49 euros e já pode ser requisitado em qualquer bilheteira da CP”, disse a operadora.
“Este passe abrangerá exclusivamente todas as viagens nos comboios regionais em todo o território nacional (não sendo aplicável aos comboios inter-regionais e urbanos), independentemente do ponto de partida ou destino”, destacou a empresa, assegurando que assim será possível “viajar, sem limitações de horários ou restrições de períodos de alta procura, oferecendo assim uma opção de transporte económica e ambientalmente amigável”.
O Passe Ferroviário Nacional não acumula com outros descontos, detalhou a transportadora.
Na sexta-feira, o Ministério das Infraestruturas disse à Lusa que o passe já tinha sido criado.
Em causa está a concretização de uma medida inscrita no Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), na sequência de uma proposta do Livre.
“Está criado o Passe Ferroviário Nacional”, disse à Lusa fonte oficial do Ministério das Infraestruturas, precisando que, uma vez garantidas as questões técnicas e legais necessárias, o passe “é válido em qualquer comboio regional, independentemente da origem, do destino e do horário”.
O novo título pode ser carregado mensalmente, como qualquer outro passe.