Fumo de incêndios do Canadá suscita alertas sobre qualidade do ar nos EUA

© D.R.

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em Inglês) emitiu hoje alertas sobre a qualidade do ar em vários Estados, por causa do fumo proveniente do Canadá em resultado de vários incêndios florestais.

“Alertas sobre a qualidade do ar foram emitidos para os Grandes Lagos, o Midwest [zona central dos EUA] e as Grandes Planícies, no norte”, informou o Serviço Meteorológico Nacional.

Os Estados em causa estendem-se do Montana ao Ohio.

Os alertas resultam de “concentrações espessas e persistentes do fumo dos incêndios florestais no Canadá sobre estas regiões. Apesar de a concentração de fumo na atmosfera ter começado a aliviar na segunda-feira, continua a haver fumo suficiente para degradar a qualidade do ar, que não é saudável para grupos mais vulneráveis desses Estados, no início desta semana”.

A agência de Sustentabilidade de Indianapolis aconselhou as pessoas no centro do Estado [Indiana] a evitarem irem para rua tanto quanto possível, em particular crianças, idosos, grávidas, asmáticos, com enfisemas, problemas do coração, obstrução pulmonar crónica ou, ainda com o covid-19.

Entre os conselhos dados às pessoas estão o ficar em casa e, se saírem à rua, usar máscara.

Últimas do Mundo

O Presidente dos EUA, Joe Biden, avisou hoje que o furacão Milton poderá tornar-se a pior tempestade na Florida num século e pediu às autoridades para evacuarem as localidades deste estado.
O Ministério Público francês pediu penas de prisão até 15 anos contra 18 suspeitos, a maioria iraquianos-curdos, de pertencerem a uma das principais redes de contrabando de migrantes no Canal da Mancha.
O principal suspeito do desaparecimento de Madeleine McCann, Christian Brückner, foi hoje absolvido de vários crimes sexuais graves pelo Tribunal Regional de Braunschweig, na Alemanha, num julgamento não relacionado com o caso da criança desaparecida no Algarve.
A França expulsou o filho mais velho de Osama Bin Laden, que viveu durante anos na Normandia com a sua mulher, de nacionalidade britânica, por fazer apologia ao terrorismo, disseram hoje fontes oficiais.
O Tribunal Provincial de Madrid ordenou hoje ao juiz que delimitasse a investigação que dirige contra Begoña Gomez, mulher do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, por alegados crimes de tráfico de influências e corrupção.
O exército israelita identificou hoje como supostos terroristas palestinianos pelo menos doze dos 18 mortos do ataque de sexta-feira a um campo na cidade de Tulkarem, na Cisjordânia, elevando um anterior balanço.
Ataques israelitas mataram hoje dois elementos do Hamas, anunciaram o grupo militante e as forças de defesa israelitas.
Uma organização não governamental (ONG) denunciou que os detidos após os protestos contra o resultado das eleições presidenciais de julho na Venezuela não estão a receber alimentação suficiente ou estão mesmo desnutridos.
As autoridades russas anunciaram hoje a retirada dos talibãs da sua lista de organizações terroristas, faltando fazer as alterações legislativas necessárias.
A China afirmou hoje estar “profundamente preocupada” com a situação no Médio Oriente, após a morte do líder do movimento islamita armado libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, em bombardeamentos israelitas no Líbano.