16 Junho, 2024

Fumo de incêndios do Canadá suscita alertas sobre qualidade do ar nos EUA

© D.R.

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em Inglês) emitiu hoje alertas sobre a qualidade do ar em vários Estados, por causa do fumo proveniente do Canadá em resultado de vários incêndios florestais.

“Alertas sobre a qualidade do ar foram emitidos para os Grandes Lagos, o Midwest [zona central dos EUA] e as Grandes Planícies, no norte”, informou o Serviço Meteorológico Nacional.

Os Estados em causa estendem-se do Montana ao Ohio.

Os alertas resultam de “concentrações espessas e persistentes do fumo dos incêndios florestais no Canadá sobre estas regiões. Apesar de a concentração de fumo na atmosfera ter começado a aliviar na segunda-feira, continua a haver fumo suficiente para degradar a qualidade do ar, que não é saudável para grupos mais vulneráveis desses Estados, no início desta semana”.

A agência de Sustentabilidade de Indianapolis aconselhou as pessoas no centro do Estado [Indiana] a evitarem irem para rua tanto quanto possível, em particular crianças, idosos, grávidas, asmáticos, com enfisemas, problemas do coração, obstrução pulmonar crónica ou, ainda com o covid-19.

Entre os conselhos dados às pessoas estão o ficar em casa e, se saírem à rua, usar máscara.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados