Cerca de 30 mil pessoas retiradas no norte do Vietname devido ao tufão Talim

© D.R.

As autoridades vietnamitas retiraram cerca de 30 mil pessoas de suas casas no norte do país, devido à passagem do tufão Talim, que tocou terra no sul da China na segunda-feira à noite.

As províncias de Quang Ninh, Thai Binh e Nam Dinh, no norte, proibiram hoje a saída dos barcos de pesca e suspenderam os serviços dos navios de passageiros, de acordo com o portal de notícias Vietnam+.

Os serviços de emergência disseram esperar que o Talim provoque grandes inundações em diferentes áreas da região norte devido à forte precipitação provocada pelo tufão, um dos mais fortes a atingir o norte do Vietname nos últimos anos.

As fortes chuvas também acarretam o risco de aluimentos de terras, alertaram.

O Talim aumentou de intensidade e, na segunda-feira à noite, atingiu a cidade de Zhanjiang, na província de Guangdong, com rajadas de vento superiores a 135 quilómetros por hora, indicou o serviço de meteorologia regional chinês.

As autoridades chinesas emitiram alertas de inundações, cancelaram voos e comboios e retiraram milhares de pessoas antes da chegada do Talim, o primeiro tufão a atingir a China este ano.

Em Macau, o Talim obrigou as autoridades locais a emitir o sinal 8 da escala de alertas de tempestades tropicais. Esta escala é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, cuja emissão depende da proximidade da tempestade e da intensidade do vento.

A principal época de inundações na China ocorre normalmente entre o final de julho e o início de agosto, período durante o qual se regista normalmente um aumento da atividade dos ciclones tropicais, especialmente durante a estação seca.

Últimas do Mundo

O exército israelita matou dois jornalistas na Faixa de Gaza, incluindo os três filhos e a mulher de um deles, informaram hoje fontes locais, elevando para mais de 230 os trabalhadores dos 'media' assassinados desde outubro de 2023.
O Presidente norte-americano anunciou que os EUA vão enviar sistemas de defesa antiaérea Patriot para a Ucrânia, num momento em que as relações entre Donald Trump e o homólogo russo mostram sinais de deterioração.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje a pretensão de reforçar até 2027 o orçamento da Defesa com 6,5 mil milhões de euros, para totalizar 64 mil milhões de euros.
O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, inicia na segunda-feira uma visita de dois dias aos Estados Unidos para debater com a administração Trump as contribuições dos países membros da organização e a crise na Ucrânia, anunciou hoje a organização.
O Presidente da Ucrânia pediu hoje a todos os seus aliados que ajudem Kiev a neutralizar os drones russos, depois de contabilizar mais de 1.800 daquelas aeronaves não tripuladas lançadas por Moscovo na última semana.
A organização de primeiros socorros Defesa Civil na Faixa de Gaza anunciou que pelo menos 27 palestinianos foram mortos em ataques israelitas em vários pontos do território durante a madrugada e manhã de hoje.
O Papa Leão XIV recebeu hoje oito comunidades religiosas e de missionários em Castel Gandolfo, onde passa uns dias de descanso, e encorajou-os “a pensar em grande”.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou hoje que Bruxelas continua disposta a negociar com os EUA para chegar a um acordo antes de 01 de agosto, após Donald Trump anunciar tarifas de 30%.
A Ucrânia afirmou hoje que a Rússia lançou quase 600 drones e disparou 26 mísseis de cruzeiro contra o país, fazendo dois mortos e 20 feridos, apesar de ter conseguido abater mais de metade dos drones e mísseis.
O Governo de França proibiu o uso de ecrãs digitais em creches e centros de educação, para crianças com menos de três anos, para as "proteger voluntariamente" destes estímulos "durante os primeiros anos de vida".