FlixBus aumenta em 85% viagens domésticas e duplica ligações a Espanha

© D.R.

A FlixBus vai aumentar a partir de hoje a oferta de viagens domésticas em 85% e duplicar todas as ligações a Espanha, devido à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), anunciou a transportadora rodoviária de passageiros.

“Nas linhas domésticas, a FlixBus irá reforçar em 85% a sua oferta dentro de Portugal, chegando este reforço aos 100% em todas as ligações a Espanha, e em 60% nas ligações internacionais a França”, lê-se em comunicado enviado à agência Lusa.

A partir desta semana, a FlixBus passa a disponibilizar mais de 250 viagens semanais de Lisboa, Coimbra e Porto para Fátima.

No entanto, ressalvou a empresa, “o crescimento da procura não se faz apenas à conta dos peregrinos que viajam para Lisboa por ocasião da Jornada Mundial da Juventude”, pelo que “também as ligações entre Lisboa e Porto verão as ofertas reforçadas, chegando às 100 ligações diárias”, para “dar resposta à enorme procura que se verifica neste corredor nesta época do ano”.

A nível internacional, todas as linhas com origem em França e Espanha e com destino a Lisboa e Fátima serão reforçadas, incluindo o lançamento de uma linha noturna especial que vai ligar Santiago de Compostela e Vigo a Fátima e Lisboa.

“Estamos a ter uma enorme procura nas viagens internacionais para Lisboa e Fátima, especialmente de França e Espanha, o que significa que muitos dos peregrinos viajarão de autocarro para este evento. Estamos a falar de mais de 100 cidades que irão estar ligadas a Lisboa”, afirmou o diretor ibérico da FlixBus, Pablo Pastega.

Para o responsável, o maior desafio para os operadores de transporte nas próximas semanas prende-se com o acesso e a circulação na cidade de Lisboa.

“Vai ser um evento único, que projetará Lisboa e o país no teatro internacional dos grandes eventos mundiais, e por isso é fundamental que as autoridades garantam todas as condições também para os operadores de transportes”, defendeu, lembrando que está prevista a circulação de pelo menos 4.000 autocarros na capital, mais cerca de 20% dos participantes que se espera que se desloquem de carro, o que se traduz em cerca de 60.000 carros a entrar e a sair da cidade.

A FlixBus criou ainda um grupo de trabalho para dar resposta aos constrangimentos que irá ter ao longo das Jornadas Mundiais da Juventude, que inclui o reforço do departamento de controlo de tráfego em Portugal, Espanha e França, reforço do serviço de apoio ao cliente, e também do departamento de emergências e crises.

A empresa manifestou preocupações acrescidas com as restrições de acesso ao terminal de autocarros do Oriente, no Parque das Nações, próximo de uma das principais localizações dos eventos da Jornada Mundial da Juventude, uma vez que não tem autorização para utilizar o terminal de Sete Rios, nem nenhuma paragem complementar na cidade de Lisboa.

“Contamos com todas as autoridades para que o transporte dos milhares de peregrinos que vão viajar para a Jornada Mundial da Juventude ocorra da melhor forma possível”, apontou o responsável da empresa que opera em Portugal desde 2017.

Últimas do País

Dez distritos do litoral do continente estão esta terça-feira sob aviso vermelho, até às 21h00, devido à agitação marítima forte, com ondas que podem chegar aos 14 metros, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Tribunal Central Criminal de Lisboa condenou hoje a 25 anos de cadeia, em cúmulo jurídico, o homem acusado por um triplo homicídio numa barbearia na Penha de França.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Estarreja, no distrito de Aveiro, um jovem de 18 anos suspeito de partilhar na Internet vídeos e fotografias contendo crianças em práticas sexuais com adultos.
Mais de 610 mil clientes da E-Redes estavam às 11:00 sem energia elétrica em Portugal continental, sendo Leiria, com cerca de metade dos clientes afetados, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, os distritos mais afetados, segundo a empresa.
A passagem da depressão Kristin causou hoje cerca de 2.600 ocorrências no continente, sobretudo queda de árvores e de estruturas e inundações, afetando principalmente os distritos de Leiria, Coimbra, Lisboa e Santarém, disse a Proteção Civil.
Uma pessoa morreu hoje em Vila Franca de Xira, Lisboa, após a queda de uma árvore em cima do automóvel em que seguia, na sequência do mau tempo, disse à Lusa fonte da proteção civil.
A GNR desmantelou uma fábrica clandestina de produção “massificada” de tabaco, em Vila Pouca de Aguiar, e deteve um homem de 47 anos, no âmbito de uma investigação que decorria desde setembro, foi hoje anunciado.
A Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP) recebeu 18.667 utentes no ano passado, mais 609 que em 2024, disponibilizando acompanhamento clínico e informações sobre a diabetes, revelaram hoje responsáveis da organização.
Cerca de 1.500 ocorrências foram registadas pela proteção civil entre as 00:00 e as 08:00 de hoje por causa do mau tempo, um número que deverá subir devido às muitas situações ainda não contabilizadas.
A Carris Metropolitana registou em 2025 um total de 194 milhões de passageiros transportados e sucessivos recordes de procura em todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), revelou esta terça-feira a empresa.