FlixBus aumenta em 85% viagens domésticas e duplica ligações a Espanha

© D.R.

A FlixBus vai aumentar a partir de hoje a oferta de viagens domésticas em 85% e duplicar todas as ligações a Espanha, devido à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), anunciou a transportadora rodoviária de passageiros.

“Nas linhas domésticas, a FlixBus irá reforçar em 85% a sua oferta dentro de Portugal, chegando este reforço aos 100% em todas as ligações a Espanha, e em 60% nas ligações internacionais a França”, lê-se em comunicado enviado à agência Lusa.

A partir desta semana, a FlixBus passa a disponibilizar mais de 250 viagens semanais de Lisboa, Coimbra e Porto para Fátima.

No entanto, ressalvou a empresa, “o crescimento da procura não se faz apenas à conta dos peregrinos que viajam para Lisboa por ocasião da Jornada Mundial da Juventude”, pelo que “também as ligações entre Lisboa e Porto verão as ofertas reforçadas, chegando às 100 ligações diárias”, para “dar resposta à enorme procura que se verifica neste corredor nesta época do ano”.

A nível internacional, todas as linhas com origem em França e Espanha e com destino a Lisboa e Fátima serão reforçadas, incluindo o lançamento de uma linha noturna especial que vai ligar Santiago de Compostela e Vigo a Fátima e Lisboa.

“Estamos a ter uma enorme procura nas viagens internacionais para Lisboa e Fátima, especialmente de França e Espanha, o que significa que muitos dos peregrinos viajarão de autocarro para este evento. Estamos a falar de mais de 100 cidades que irão estar ligadas a Lisboa”, afirmou o diretor ibérico da FlixBus, Pablo Pastega.

Para o responsável, o maior desafio para os operadores de transporte nas próximas semanas prende-se com o acesso e a circulação na cidade de Lisboa.

“Vai ser um evento único, que projetará Lisboa e o país no teatro internacional dos grandes eventos mundiais, e por isso é fundamental que as autoridades garantam todas as condições também para os operadores de transportes”, defendeu, lembrando que está prevista a circulação de pelo menos 4.000 autocarros na capital, mais cerca de 20% dos participantes que se espera que se desloquem de carro, o que se traduz em cerca de 60.000 carros a entrar e a sair da cidade.

A FlixBus criou ainda um grupo de trabalho para dar resposta aos constrangimentos que irá ter ao longo das Jornadas Mundiais da Juventude, que inclui o reforço do departamento de controlo de tráfego em Portugal, Espanha e França, reforço do serviço de apoio ao cliente, e também do departamento de emergências e crises.

A empresa manifestou preocupações acrescidas com as restrições de acesso ao terminal de autocarros do Oriente, no Parque das Nações, próximo de uma das principais localizações dos eventos da Jornada Mundial da Juventude, uma vez que não tem autorização para utilizar o terminal de Sete Rios, nem nenhuma paragem complementar na cidade de Lisboa.

“Contamos com todas as autoridades para que o transporte dos milhares de peregrinos que vão viajar para a Jornada Mundial da Juventude ocorra da melhor forma possível”, apontou o responsável da empresa que opera em Portugal desde 2017.

Últimas do País

Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à interferência marítima, indicou hoje ao início da tarde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O bombeiro suspeito de violência doméstica em Machico, na Madeira, detido em agosto e sujeito inicialmente à medida de coação de prisão preventiva, foi perdoado pela vítima e o processo foi suspenso.
A Polícia Judiciária (PJ) detectou hoje no Porto o advogado Paulo Topa, confirmou à Lusa fonte da polícia, tendo a diligência ocorrida no âmbito de uma investigação por desvio de fundos.
A SOS Amianto - Associação Portuguesa de Proteção Contra o Amianto alertou hoje que Portugal falhou o prazo para a transposição da diretiva europeia que obriga à redução do limite de exposição dos trabalhadores ao amianto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no sábado em Lisboa um homem de 38 anos que era alvo de um Mandado de Detenção Europeu pela prática de Furtos Qualificados e Burlas Informáticas, anunciou hoje a PSP.
Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à interferência marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Uma antiga fábrica que estava em obras para ser transformada em residência universitária ardeu hoje em Braga, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave.
As empresas de chocolate nacionais enfrentam o otimismo do período natalício, “um dos mais relevantes” para as vendas, não evitando baixar preços porque o valor do cacau continua no dobro da média de 2023.
A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.