FlixBus aumenta em 85% viagens domésticas e duplica ligações a Espanha

© D.R.

A FlixBus vai aumentar a partir de hoje a oferta de viagens domésticas em 85% e duplicar todas as ligações a Espanha, devido à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), anunciou a transportadora rodoviária de passageiros.

“Nas linhas domésticas, a FlixBus irá reforçar em 85% a sua oferta dentro de Portugal, chegando este reforço aos 100% em todas as ligações a Espanha, e em 60% nas ligações internacionais a França”, lê-se em comunicado enviado à agência Lusa.

A partir desta semana, a FlixBus passa a disponibilizar mais de 250 viagens semanais de Lisboa, Coimbra e Porto para Fátima.

No entanto, ressalvou a empresa, “o crescimento da procura não se faz apenas à conta dos peregrinos que viajam para Lisboa por ocasião da Jornada Mundial da Juventude”, pelo que “também as ligações entre Lisboa e Porto verão as ofertas reforçadas, chegando às 100 ligações diárias”, para “dar resposta à enorme procura que se verifica neste corredor nesta época do ano”.

A nível internacional, todas as linhas com origem em França e Espanha e com destino a Lisboa e Fátima serão reforçadas, incluindo o lançamento de uma linha noturna especial que vai ligar Santiago de Compostela e Vigo a Fátima e Lisboa.

“Estamos a ter uma enorme procura nas viagens internacionais para Lisboa e Fátima, especialmente de França e Espanha, o que significa que muitos dos peregrinos viajarão de autocarro para este evento. Estamos a falar de mais de 100 cidades que irão estar ligadas a Lisboa”, afirmou o diretor ibérico da FlixBus, Pablo Pastega.

Para o responsável, o maior desafio para os operadores de transporte nas próximas semanas prende-se com o acesso e a circulação na cidade de Lisboa.

“Vai ser um evento único, que projetará Lisboa e o país no teatro internacional dos grandes eventos mundiais, e por isso é fundamental que as autoridades garantam todas as condições também para os operadores de transportes”, defendeu, lembrando que está prevista a circulação de pelo menos 4.000 autocarros na capital, mais cerca de 20% dos participantes que se espera que se desloquem de carro, o que se traduz em cerca de 60.000 carros a entrar e a sair da cidade.

A FlixBus criou ainda um grupo de trabalho para dar resposta aos constrangimentos que irá ter ao longo das Jornadas Mundiais da Juventude, que inclui o reforço do departamento de controlo de tráfego em Portugal, Espanha e França, reforço do serviço de apoio ao cliente, e também do departamento de emergências e crises.

A empresa manifestou preocupações acrescidas com as restrições de acesso ao terminal de autocarros do Oriente, no Parque das Nações, próximo de uma das principais localizações dos eventos da Jornada Mundial da Juventude, uma vez que não tem autorização para utilizar o terminal de Sete Rios, nem nenhuma paragem complementar na cidade de Lisboa.

“Contamos com todas as autoridades para que o transporte dos milhares de peregrinos que vão viajar para a Jornada Mundial da Juventude ocorra da melhor forma possível”, apontou o responsável da empresa que opera em Portugal desde 2017.

Últimas do País

A vacina da gripe destinada a idosos a partir dos 85 anos está em falta em várias Unidades Locais de Saúde (ULS) do país, tendo sido dadas indicações para que estas cedam doses entre si, confirmou hoje a DE-SNS.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, afirmou hoje que o Congresso, que decorre em Alcobaça, deve ser um ponto de viragem para o setor, que exige a valorização das carreiras e a dignificação das associações.
A Associação de Proteção Civil APROSOC responsabilizou hoje a Câmara do Seixal e a freguesia de Fernão Ferro pela morte de dois idosos, na quinta-feira, nas cheias no concelho, defendendo que devem ser julgadas "por omissões grosseiras".
Um homem e uma mulher com mandados de detenção internacional, emitidos pelo Brasil, por crimes de associação criminosa, corrupção e branqueamento de capitais, foram detidos em Lisboa, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Portugal continental registou 198 ocorrências entre as 00:00 e as 08:00 de hoje, devido ao mau tempo, sobretudo na área metropolitana do Porto, com o número de incidentes a diminuir devido à gradual melhoria do tempo.
O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira voltou hoje a recomendar a adoção de medidas preventivas devido à passagem da depressão Cláudia no arquipélago, prevendo-se um agravamento das condições meteorológicas até domingo.
A Polícia Judiciária (PJ) apresentou esta sexta-feira, em Coimbra, uma nova campanha de sensibilização para os riscos no ambiente digital, revelando que 11,5% dos jovens que participaram em sessões de prevenção afirmam ter sido vítimas de cibercrime.
As exportações de vinho português atingiram 696,1 milhões de euros no terceiro trimestre, mantendo-se estáveis face ao mesmo período do ano passado, segundo dados da ViniPortugal hoje divulgados.
O antigo Hotel Nave, no Porto, permanece abandonado e tem vindo a ser ocupado de forma irregular por imigrantes que procuram um local para passar a noite. O edifício, que funcionou durante cerca de 60 anos como unidade hoteleira, encontra-se entaipado, degradado e sem condições de segurança.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 29 anos por, alegadamente, ter tentado matar outro com uma arma em julho, em Matosinhos, no distrito do Porto, anunciou hoje esta força policial.