Extrema-esquerda mãos de manteiga

© D.R

O líder de extrema-esquerda da Noruega e deputado, Bjørnar Moxnes, renunciou esta semana ao cargo no seu partido, depois de ter sido preso
por roubar uns óculos de sol de marca de uma loja no aeroporto de Oslo. “Cometi um grande erro e tornei-o ainda pior pela maneira como lidei depois com isso”, escreveu Bjørnar Moxnes na sua página no Facebook, acrescentando: “Sinto muito por isso e quero pedir desculpa”.

Em 30 de junho, Moxnes disse que foi multado em 3 mil coroas (250 euros) por levar sem pagar, duas semanas antes, uns óculos de sol da marca Hugo Boss, no valor de 1.199 coroas (cerca de 100 euros), de uma loja ‘duty-free’ no
aeroporto de Oslo.
O político, de 41 anos, invocou imprudência, mas mudou várias vezes de versão sobre o episódio, captado por câmaras de circuito fechado e cujas imagens parecem enfraquecer a hipótese de um descuido.
Atualmente de baixa médica, Moxnes renunciou ao cargo de líder do partido de oposição Rødt (Vermelho).

Últimas do Mundo

Quinze pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas num ataque armado durante uma festa judaica na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, informou na segunda-feira a polícia estadual numa atualização do balanço de vítimas.
A plataforma de arrendamento de alojamentos turísticos Airbnb terá de pagar uma multa de 64 milhões de euros em Espanha por causa da publicação de anúncios ilegais, anunciou hoje o Governo espanhol.
A polícia australiana considerou um “ato terrorista” contra a comunidade judaica o ataque com tiros na praia de Bondi, Sydney, que causou pelo menos 12 mortos.
Pelo menos duas pessoas morreram e oito ficaram feridas com gravidade num tiroteio ocorrido no campus da Universidade Brown, nos Estados Unidos, informou o presidente da câmara de Providence.
Mais de 40% do território espanhol está num processo de degradação devido à atividade humana que pode conduzir a desertificação, segundo o primeiro "Atlas da Desertificação em Espanha", elaborado por cientistas de diversas universidades e publicado recentemente.
O número de vítimas das inundações e deslizamentos de terra que atingiram a Indonésia subiu para 1.003 mortos e 218 desaparecidos, anunciou hoje a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes.
Perante o colapso do sistema de asilo, o Governo britânico avançou com um método relâmpago: milhares de pedidos estão a ser aprovados sem entrevistas, apenas com base num questionário escrito. A oposição acusa Londres de “escancarar as portas” à imigração.
A cidade alemã de Salzgitter vai obrigar requerentes de asilo aptos para trabalhar a aceitar tarefas comunitárias, sob pena de cortes nas prestações sociais.
O homem que enganou Espanha, desviou dinheiro público e fugiu à Justiça acabou capturado em Olhão. Natalio Grueso, condenado por um esquema milionário de peculato e falsificação, vivia discretamente no Algarve desde que desapareceu em 2023.
O voo MH370 desapareceu a 8 de março de 2014 quando voava de Kuala Lumpur para Pequim com 239 pessoas a bordo, incluindo 227 passageiros - a maioria dos quais chineses - e 12 membros da tripulação.