Interdição a banhos nas praias de Santo Amaro de Oeiras e da Duquesa após análises à água

© D.R.

As praias de Santo Amaro de Oeiras, no concelho de Oeiras, e da Duquesa, em Cascais, ambas no distrito de Lisboa, foram esta sexta-feira interditadas a banhos depois de análises à qualidade da água, informou a Autoridade Marítima.

A interdição a banhos nas duas praias irá manter-se até que os resultados das novas análises à qualidade da água indiquem que os valores microbiológicos se encontram dentro dos parâmetros de referência”, referiu a Autoridade Marítima Nacional (AMN), em comunicado.

As análises à qualidade da água na praia de Santo Amaro de Oeiras e na praia da Duquesa foram realizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e resultaram na identificação de “valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência, encontrando-se a água imprópria para banhos”.

Após informação da APA a desaconselhar a ida a banhos na praia de Santo Amaro de Oeiras, o capitão do porto e comandante-local da Polícia Marítima de Lisboa determinou o hastear da bandeira vermelha e a Câmara Municipal de Oeiras colocou os avisos nos acessos à praia, interditando a ida a banhos, informou a AMN.

Na praia da Duquesa, em Cascais, foi a Autoridade Regional de Saúde quem deu instruções para que fosse hasteada a bandeira vermelha e colocados os avisos nos acessos à praia para interditar a ida a banhos, segundo a Autoridade Marítima.

Últimas do País

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) criou um grupo de trabalho para acompanhar e acelerar a tramitação da 'Operação Marquês'" em resposta "ao intenso acompanhamento público" e ao "impacto que a demora processual pode ter na confiança dos cidadãos".
O bastonário dos psicólogos lamenta, numa carta ao Presidente da República, a "atmosfera de injustiça" a que estão sujeitos centenas de profissionais que trabalham no SNS por estarem com a carreira estagnada há mais de 20 anos.
Os hospitais públicos podem, a partir de quinta-feira, começar a definir a lista de doentes que ultrapassaram o Tempo Máximo de Resposta Garantido (TMRG) nas cirurgias não urgentes e que conseguem operar até agosto, segundo uma portaria hoje publicada.
A Polícia Judiciária (PJ) deu hoje cumprimento a vários mandados de busca no concelho de Loures, distrito de Lisboa, envolvendo “vários suspeitos” do incêndio num autocarro em Santo António dos Cavaleiros que em outubro feriu gravemente o motorista.
Os administradores hospitalares alertaram hoje que a procura dos serviços de saúde no inverno pode obrigar os hospitais a desviar meios para acudir a doentes urgentes, impedindo-os de assumir de forma estanque uma redução das cirurgias não urgentes.
A Pinker, nova plataforma TVDE que irá ficar operacional nos próximos dias, pretende dar segurança às mulheres quando pedem um veículo, que será conduzido exclusivamente por mulheres, disse à Lusa a fundadora do projeto Mónica Faneco.
A família informou o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa para considerar o cidadão “em situação de perigo para si e para terceiros.”
Mais de 75.000 crimes de violência doméstica foram registados em quatro anos pela PSP, que propôs quase 60.000 medidas de coação a agressores e sinalizou cerca de 46.000 crianças junto das comissões de proteção.
Cerca de 63 mil casos de herpes zóster foram diagnosticados num ano, uma doença que leva ao internamento de uma pessoa a cada dois dias e que custa anualmente ao país mais de 10 milhões de euros.
Centenas de bombeiros sapadores de várias regiões do país estão concentrados em Lisboa para exigir a valorização da carreira, que dizem não ser revista há mais de 20 anos, e o aumento de subsídios como o de risco.