19 Junho, 2024

Liga diz que bombeiros estão sem reembolso dos combustíveis desde janeiro

© ahbvcoimbra

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) indicou que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) está desde janeiro sem pagar às corporações de bombeiros as despesas referentes aos combustíveis.

presidente da LBP, António Nunes, disse à Lusa que a última vez que a ANEPC reembolsou as associações humanitárias de bombeiros voluntários com as despesas dos combustíveis foi em janeiro, desconhecendo as razões para o atraso deste pagamento, previsto na diretiva financeira.

António Nunes explicou que o pagamento dos combustíveis é feito de acordo com o que está estipulado na diretiva financeira e diz respeito aos gastos nas deslocações para incêndios, acidentes rodoviários e abastecimento de água.

A diretiva financeira, aprovada anualmente pelo Governo, estabelece a comparticipação do Estado às despesas resultantes das intervenções dos corpos de bombeiros nos diferentes dispositivos operacionais da proteção civil.

No caso dos combustíveis, a diretiva financeira estabelece que as corporações de bombeiros sejam ressarcidas, sendo feita uma média mensal dos gastos por hora e viatura.

Além das despesas correntes, há ainda as extraordinárias realizadas no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).

A agência Lusa pediu à ANEPC esclarecimentos sobre a falta de pagamento dos combustíveis aos bombeiros, mas até ao momento não obteve qualquer resposta.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados