Ataque de abelhas em Évora faz sete feridos e 26 assistidos

Sete pessoas sofreram ferimentos ligeiros e outras 26 foram assistidas após um ataque de abelhas a um grupo de estudantes, ocorrido na segunda-feira à noite, em Évora, revelou hoje fonte da Proteção Civil.

© D.R.

fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central indicou à agência Lusa que o ataque das abelhas, para o qual foi dado o alerta às 23h24, ocorreu no Jardim dos Colegiais, situado no centro histórico.

Contactado pela Lusa, o comandante do Serviço Municipal de Proteção Civil de Évora, Joaquim Piteira, referiu que as vítimas são estudantes da Universidade de Évora (UÉ) e que estariam a participar numa praxe quando ocorreu o ataque.

“Pisaram um ninho de vespa comum, num buraco, e foram picados”, adiantou, referindo que os alunos foram assistidos no local pelo médico da viatura médica de emergência e reanimação (VMER) e que sete deles foram transportados para o hospital da cidade.

As operações de socorro mobilizaram os Bombeiros de Évora, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a PSP e o Serviço Municipal de Proteção Civil, com um total de 27 operacionais, apoiados por 12 viaturas, incluindo uma VMER.

Últimas do País

A Direção-Geral da Saúde alerta para riscos na segurança da água e dos alimentos após a tempestade Kristin e os cortes de energia, recomendando cuidados no consumo, na alimentação e no saneamento para proteger a saúde da população.
A idade média com que os portugueses se reformam aumentou 8,5 meses entre 2018 e 2024, mesmo com a estabilização da idade legal de acesso à pensão, segundo dados analisados por economistas do Banco de Portugal (BdP).
A ministra do Ambiente e Energia disse hoje, durante uma deslocação à Marinha Grande, que foram distribuídos 200 geradores pelas zonas afetadas pela depressão Kristin, na quarta-feira, e garantiu que ainda há mais disponíveis.
O Governo aprovou na quinta-feira, em Conselho de Ministros, o decreto que reclassifica o edifício da Livraria Lello e Irmão, no Porto, como Monumento Nacional, que conclui um processo de sete anos.
O alojamento turístico registou 32,5 milhões de hóspedes e 82,1 milhões de dormidas em 2025, mais 3,0% e 2,2% face a 2024, com as dormidas dos residentes a acelerarem, diminuindo a dependência dos mercados externos.
O número de vítimas de violência escolar ajudadas pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) aumentou quase 60% nos últimos seis anos, divulgou hoje a organização, a maioria raparigas entre os 11 e 14 anos.
O Infarmed aprovou, em 2025, 928 novos fármacos, incluindo 79% genéricos, 38 essenciais e 236 nacionais, sendo o sistema nervoso central a área com maior representatividade, segundo dados da autoridade nacional do medicamento.
Agentes denunciam que só há dois carros-patrulha para toda a divisão. A Direção Nacional desmente. Entre versões contraditórias, cresce a revolta no efetivo e a insegurança nas ruas.
O candidato presidencial André Ventura pediu ao Governo celeridade na atribuição de apoios às pessoas e empresas afetadas pelo mau tempo e defendeu que deveria ter havido mais prevenção para acautelar alguns dos efeitos.
Bombeiros de uma dezena de corporações estão hoje a deslocar-se para as regiões mais afetadas pela depressão Kristin, para ajudar as populações, disse fonte da proteção civil, referindo que durante a noite foram registadas apenas 22 ocorrências.