Operação “Bullying é para fracos” da PSP arranca hoje em todo o país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) inicia hoje a operação “Bullying é para fracos” em todo o país, promovendo ações de sensibilização direcionadas para alunos, pais/encarregados de educação, professores e auxiliares.

© D.R.

 

Em comunicado, a PSP adianta que até 20 de outubro, data em que se assinala o Dia Mundial do Combate ao ‘Bullying’, irá promover ações de sensibilização sobre a temática do ‘bullying’ e ‘cyberbullying’, e levar fazer uma campanha nas redes sociais com “partilha de conteúdos que incidem na prevenção deste fenómeno e na forma como as pessoas podem ajudar as vítimas deste crime e o próprio agressor”.

De acordo com dados da PSP, no último ano letivo foram registadas pelas Equipas de Proximidade da Escola Segura 2.708 ocorrências, 138 das quais relacionadas com situações de ‘bullying’ (5,1% das ocorrências) e 38 com situações de ‘cyberbullying’ (1,4%).

Nos últimos 10 anos letivos, a PSP realizou 33.161 ações de sensibilização sobre ‘bullying’ e ‘cyberbullying’, nas quais participaram 701.400 alunos, professores, assistentes operacionais e pais/encarregados de educação.

No último ano letivo foram realizadas mais de 6.200 ações que contaram com 120.394 participantes da comunidade escolar.

A operação deste ano, que vai decorrer na área de responsabilidade da PSP em Portugal continental e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, abrange os estabelecimentos de ensino do 1.º ao 3.º ciclos e ensino secundário, envolvendo crianças e jovens dos 6 aos 17/18 anos de idade.

A operação visa, segundo a PSP, aumentar o conhecimento sobre este fenómeno, capacitando a deteção precoce e fazer crescer o sentimento de intolerância e de rejeição para com as práticas de ‘bullying’.

Na nota, a PSP apela a qualquer pessoa que tenha conhecimento desta prática, ainda que não seja interveniente na situação, que denuncie toda e qualquer ocorrência deste tipo.

Estas denúncias podem ser comunicadas de forma presencial numa esquadra da PSP ou através do e-mail escolasegura@psp.pt .

A PSP lembra que o “’bullying’ é um anglicanismo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por uma ou mais pessoas no contexto de uma relação desigual de poder, causando dor e angústia na(s) vítima(s)”.

A polícia chama também a atenção para o uso crescente do recurso às novas tecnologias e numa fase cada vez mais precoce da vida das crianças e jovens, nomeadamente das redes sociais.

“O ‘bullying’ tem assumido novos contornos, deixando de lado a vertente física da provocação, ameaça, intimidação e agressão e dando origem à vertente virtual, o ‘cyberbullying’”, alerta a PSP.

Últimas do País

A aplicação de telemóveis SNS 24 permite a partir de hoje a triagem de sintomas respiratórios, anunciou o secretário de Estado da Gestão da Saúde, manifestando-se convicto de que os constrangimentos da Linha SNS 24 estão ultrapassados.
As provas nacionais deste ano letivo começam no final de maio com os alunos do 4.º ano a demonstrarem os seus conhecimentos em Educação Artística e terminam em julho com os exames do ensino secundário.
A GNR e a Guardia Civil espanhola detiveram 15 pessoas e apreenderam 1.509 quilos de haxixe e 36 embarcações numa operação conjunta de combate ao tráfico de droga por via marítima na Península Ibérica, foi hoje anunciado.
A PSP está a realizar hoje buscas na sede do Sindicato dos Enfermeiros (SE), no Porto, no âmbito de um inquérito que investiga o alegado desvio de dinheiro da instituição pelo anterior presidente, indicou fonte judicial à agência Lusa.
As reclamações sobre os serviços digitais subiram 170% no terceiro trimestre do ano, sendo a plataforma mais reclamada o Facebook, da Meta, avançou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam, na manhã desta quarta-feira, tempos de espera superiores a 14 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
Uma mulher do alegado grupo criminoso desmantelado em maio e que se dedicava ao auxílio à imigração ilegal, corrupção e branqueamento de capitais viu a sua medida de coação ser agravada para prisão preventiva, informou hoje a PJ.
O programa "ligue antes, salve vidas", para reduzir a pressão nas urgências, ainda não foi implementado em todas as unidades locais de saúde por falta de capacidade da linha SNS 24, reconheceu hoje o diretor executivo do SNS.
O presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) anunciou hoje que o regulador vai analisar contratos de seguros de proteção ao crédito, onde vê sinais de “algum desequilíbrio” na relação contratual com os clientes.
O casal acusado de triplo homicídio em Donai, no concelho Bragança, em julho de 2022 foi hoje condenado a 25 anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização à família das vítimas de 225 mil euros.