Presidente da UEFA prevê “edições inesquecíveis” dos Euro2028 e do Euro2032

O presidente da UEFA elogiou hoje a "dedicação, trabalho árduo e empenho" das federações anfitriãs dos próximos Europeus de futebol, após a ratificação das ilhas britânicas como organizadoras do Euro2028 e da Itália e Turquia do Euro2032.

© Facebook da UEFA

“Gostaria de felicitar os candidatos e as federações anfitriãs, cuja dedicação, trabalho árduo e empenho foram hoje devidamente reconhecidos. Juntos criaremos edições inesquecíveis deste grande torneio que nos unirá e celebrará o espírito desportivo”, disse Aleksander Ceferin após as designações.

Em comunicado, o Comité Executivo do organismo que rege o futebol europeu confirmou o regresso do Europeu às ilhas britânicas, depois de Londres ter recebido os jogos decisivos, meias-finais e final, do Euro2020, em 2021, e de a Inglaterra ter sido anfitriã da competição em 1996.

A candidatura, numa nota divulgada pela UEFA, garantiu que hoje “é um dia histórico para o desporto no Reino Unido e na Irlanda” e destacou a sua unidade “como associação pioneira entre” as suas federações”, “com total apoio governamental”, para que o torneio seja “uma celebração do futebol”.

A Ministra dos Desportos britânica, Lucy Frazer, prevê que o Euro2028 seja um torneio “incrível” graças aos “estádios emblemáticos” escolhidos e aos “melhores de adeptos do mundo”.

Belfast, Birmingham, Cardiff, Dublin, Glasgow, Liverpool, Londres (dois estádios), Manchester e Newcastle são as cidades propostas.

Inglaterra, Irlanda do Norte, República da Irlanda, Escócia e País de Gales protagonizaram conjuntamente a única candidatura a acolher o Euro2028, depois de a Turquia ter abdicado da competição, na passada quarta-feira, em prol da organização conjunta do Euro2032 com a Itália.

O principal torneio europeu de seleções vai regressar a Itália, que recebeu o Euro1980.

De acordo com a UEFA, os dois países apresentaram 20 estádios, dos quais vão ser escolhidos cinco de cada país.

“O coração do futebol baterá na Turquia em 2032. Estamos felizes por acolher o Euro2032 com a Itália, um país amigo”, escreveu o ministro turco dos Desportos, Osman Askin Bak, numa publicação na rede social X (ex-Twitter).

Últimas de Desporto

O envolvimento de Portugal na organização do Mundial2030 de futebol, juntamente com Espanha e Marrocos, vai gerar uma receita fiscal próxima de 400 milhões de euros (ME), segundo um estudo da consultora PwC.
Pedro Proença vai concorrer à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nas eleições de fevereiro de 2025, anunciou hoje o líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias.
A portuguesa Patrícia Sampaio, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou hoje a competição de -78 kg na terceira posição, ao vencer no combate pela medalha a japonesa Shori Hamada, por ippon.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).