Ricardo Teodósio sagra-se campeão nacional de ralis

O piloto português Ricardo Teodósio (Hyundai i20) sagrou-se hoje campeão nacional de ralis pela terceira vez na carreira, ao ser o terceiro classificado do Rali Vidreiro, oitava e última prova do campeonato.

© Facebook Ricardo Teodósio - Rally Driver

Numa prova conquistada pelo norte-irlandês Kris Meeke (Hyundai i20), Teodósio concluiu as oito classificativas a 1.18,8 minutos do vencedor, com o espanhol Alejandro Cachón (Citroën C3) em segundo, a 54,3.

Como Cachón não pontua para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), Teodósio, que já tinha sido campeão em 2019 e 2021, ficou com os pontos do segundo lugar.

Armindo Araújo (Skoda Fábia) foi quarto, a 17,6 de Teodósio, e cedeu o cetro ao piloto algarvio.

O quinto lugar de Miguel Correia (Skoda Fábia) fez o piloto bracarense descer do primeiro ao terceiro lugar do campeonato.

Ricardo Teodósio manteve sempre uma toada segura ao longo de todo o dia, enquanto Armindo Araújo errou na escolha de pneus para os dois primeiros troços da manhã, optando pelos duros em vez dos macios.

Com essa escolha, cedeu 40 segundos logo a abrir o dia, ficando fora da luta pela vitória, o único resultado que lhe interessava para poder ser campeão.

José Pedro Fontes (Citroën C3), outro dos pilotos ainda na luta, deu um toque com o lado esquerdo da traseira numa curva e ficou fora de prova e das contas do campeonato.

No final, Ricardo Teodósio dedicou o título ao britânico Craig Breen, que começou a temporada como seu companheiro de equipa na Hyundai Portugal, mas viria a falecer num acidente quando preparava o Rali da Croácia, do Campeonato do Mundo.

“Sinto uma enorme alegria com a conquista do título e tenho de agradecer, em primeiro lugar, à Hyundai e aos meus patrocinadores pela confiança depositada. Não foi uma época fácil, mas acreditei sempre que este seria o meu ano e que no final poderia fazer a festa. E neste momento não posso esquecer o Craig Breen, a quem também dedico a vitória no campeonato”, disse o piloto algarvio.

O próprio Kris Meeke, vencedor na Marinha Grande, lembrou Craig Breen na hora de festejar.

“Antes de mais, recordo o meu amigo Craig Breen, pois se não fosse ele eu não estaria aqui. Adorei ter competido no Campeonato de Portugal de Ralis ao volante do Hyundai i20 N Rally2. Estou feliz por mais esta vitória numa prova difícil, dadas as condições atmosféricas incertas, e mais ainda pelo meu colega Ricardo, que merece inteiramente ser campeão”, sublinhou.

Com estes resultados, e já descontando o pior resultado da época, Ricardo Teodósio somou 128 pontos, mais sete do que Armindo Araújo, que foi vice-campeão, em igualdade pontual com Miguel Correia.

Últimas de Desporto

Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).
O canoísta Rui Lacerda conquistou hoje a medalha de bronze na prova de C1 dos mundiais de maratonas da Croácia, o segundo pódio luso em Metkovic.
Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) lamentou hoje ter tido uma qualificação e uma corrida sprint duras no Grande Prémio de São Marino de MotoGP, 13.ª ronda do Campeonato do Mundo, que terminou na 15.ª posição.
O português Miguel Monteiro sagrou-se hoje campeão paralímpico do lançamento do peso F40 nos Jogos Paris2024, com um lançamento a 11,21 metros, marca que constitui novo recorde da competição.
O canoísta português Messias Baptista sagrou-se hoje campeão do mundo em K1 200 metros, arrecadando a segunda medalha de ouro para Portugal nos Mundiais que decorrem em Samarcanda, no Uzbequistão.
O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) terminou hoje a quarta etapa da Volta a Espanha em terceiro lugar, que lhe permite subir à segunda posição da classificação geral, agora liderada por Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), vencedor da tirada.