Urgência pediátrica do Hospital de Chaves fecha na noite de domingo para segunda

A urgência pediátrica do Hospital de Chaves vai fechar entre as 20:00 de domingo e as 08:00 de segunda-feira, efetuando-se o atendimento na urgência de Vila Real, informou hoje o centro hospitalar.

© D.R.

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) explicou hoje, em comunicado dirigido à população da área de influência da unidade hospitalar de Chaves, que o atendimento aos utentes em idade pediátrica se realiza naquela noite na urgência do hospital de Vila Real.

A área de influência daquele hospital corresponde aos concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre e Valpaços.

O motivo apontado para este fecho é, mais uma vez, a dificuldade de recursos humanos para preencher as escalas de serviço.

O centro hospitalar especificou que a urgência pediátrica do Hospital de Chaves vai fechar entre as 20:00 de domingo e as 08:00 de domingo e este é já o sexto período, desde a Páscoa, em que este serviço fica fechado.

O mais recente aconteceu na primeira semana de outubro, entre os dias 02 e 09, altura em que o presidente da Câmara de Chaves, o socialista Nuno Vaz, se mostrou muito preocupado com o encerramento daquele serviço e exigiu ao Governo “soluções estáveis” para o futuro.

“Vejo sinais de preocupação. O primeiro sinal é que esta situação tem vindo em crescendo, ou seja, os períodos de indisponibilidade da urgência pediátrica têm vindo a aumentar, passaram de dois dias para sete ou mais. E a minha pergunta é o que vai acontecer no futuro? Que soluções é que estão a ser desenhadas para que situações desta natureza não se verifiquem com regularidade”, afirmou o autarca a 02 de outubro.

Entretanto, a petição ‘online’ “Contra o encerramento da pediatria do hospital de Chaves” já recolheu 4.242 assinaturas, com o autor do abaixo-assinado, não identificado, a considerar “inadmissível ter de percorrer mais de 100 quilómetros numa autoestrada paga para que os filhos sejam vistos por um pediatra numa situação de urgência”.

As cidades de Chaves e de Vila Real são ligadas pela autoestrada 24 (A24).

“É urgente que olhem pelo povo do interior. Também somos portugueses! Também pagamos os nossos impostos! Também contribuímos para o crescimento do nosso país”, pode ler-se ainda no texto.

Também os três deputados do PS eleitos pelo distrito de Vila Real entregaram uma pergunta no parlamento, dirigida ao ministro da Saúde, para saber quais as medidas previstas pelo conselho de administração do CHTMAD para evitar mais encerramentos da urgência pediátrica do hospital de Chaves.

Na primeira semana de outubro, militantes do PSD de Chaves manifestaram-se junto ao edifício hospitalar e lamentaram “mais este ataque às populações e a inoperância de quem está no poder, que nada fez, ou faz, para evitar esta situação, ou oferecer alternativas a quem precisa”.

Relativamente a mais este fecho, o CHTMAD solicita aos utentes que, no período de encerramento, não se desloquem à urgência pediátrica de Chaves sem contacto prévio com a Linha SNS 24 – 808 24 24 24 – que disponibilizará aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação.

O centro hospitalar acrescentou, através de um comunicado publicado na rede social Facebook, que, em caso de confirmação pela Linha SNS 24 da necessidade de deslocação à urgência pediátrica, os utentes deverão dirigir-se à urgência da unidade hospitalar de Vila Real do CHTMAD, que se mantém disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

Em situações urgentes e/ou emergentes, o CHTMAD aconselha o contacto com o 112 e que se aguardem indicações por parte do operador.

O hospital de Chaves, instalado no Alto Tâmega, está integrado no CHTMAD, que tem sede social em Vila Real e agrega ainda a unidade hospitalar de Lamego.

Últimas do País

Hoje estiveram reunidos o conselho geral da Associação Nacional das Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP), que aprovaram um caderno reivindicativo e pediram ao Governo uma resposta até ao final do mês.
Mais de 200 guardas prisionais concentrados hoje em Vale de Judeus pediram à ministra da Justiça que os ouça e separe a segurança e a reinserção social para que o sistema prisional português possa funcionar.
Meia centena de guardas prisionais estão desde as 11:00 concentrados em frente ao Estabelecimento Prisional de Vale Judeus numa ação de solidariedade em que são esperados cerca de 300 profissionais.
O incêndio que afetou o concelho de Albergaria-a-Velha em setembro causou um prejuízo de 30 milhões de euros, sem contabilizar o valor económico da área florestal ardida, segundo o levantamento feito por aquela autarquia do distrito de Aveiro.
Um dos evadidos há um mês do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Fábio 'Cigano', foi detido no domingo à noite em Tânger, Marrocos, anunciou hoje a Polícia Judiciária portuguesa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 07:00 de hoje 46 ocorrências devido à chuva, sem vítimas, a maioria inundações na via pública.
A greve que trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) estão a cumprir esta segunda-feira está a fazer com que os autocarros "circulem às pinguinhas" e a "condicionar a vida" a quem utiliza aquele meio de transporte.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) concedeu mais 20 dias aos procuradores do caso EDP/CMEC para concluírem o inquérito aberto há 12 anos pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal, depois de ultrapassado o prazo de 30 de setembro.
Estudantes e responsáveis das instituições de ensino superior entendem que as residências estudantis poderiam ser um fator importante na integração dos novos alunos, mas o número de camas disponíveis não chega sequer para os mais carenciados.
A circulação ferroviária está suspensa entre o Peso da Régua e o Pocinho, na Linha do Douro, devido ao descarrilamento de um ‘boggie’, um dos rodados do comboio, disse fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).